Whatsapp Business: Deixe no seu radar

O WhatsApp Business chegou ao Brasil em janeiro de 2018 como um projeto piloto de Marketing Digital, mas em agosto passou a ser oferecido comercialmente em todo o mundo por meio das equipes de vendas do Facebook e outros provedores autorizados. A novidade promete fazer barulho também em outro mercado: o de chatbots, tecnologia baseada em machine learning e inteligência artificial para automação da interação com clientes, como Facebook Messenger, por exemplo.

Algumas pesquisas anunciam que o WhatsApp está instalado em 96% dos smartphones dos brasileiros e 98% das pessoas que o possuem declaram usá-lo TODOS os dias. O app sai da esfera de rede social para se tornar um dos principais canais de comunicação do mundo, seja de pessoa para pessoa ou no universo B2C (Business to Costumer).

A ferramenta – que já está ativa para o sistema Android – chega em duas versões: o WhatsApp Business, com foco em pequenas e médias empresas, e o WhatsApp Enterprise, voltado a grandes companhias. Na versão Business, o app ainda não permite a integração ao chatbot, ou seja, as comunicação fica restrita a um smartphone ou a um desktop. A company já declarou que o lançamento para usuários do sistema IOS, da Apple, está próximo.

O WhatsApp Business chega, basicamente, com a mesma interface, porém com configurações diferentes. É possível criar um perfil com o endereço, horário de atendimento e descrição do negócio. Ainda há uma seção de estatísticas básicas, mostrando quantas mensagens foram recebidas, enviadas, entregues e lidas – permitindo, inclusive, sinalizar chats com novo pedidos ou pagamento pendente, por exemplo.

Por enquanto, a versão inicial e básica do WhatsApp Business é gratuita. Porém, a empresa

planeja otimizá-lo com dados mais detalhados no futuro. E estes recursos, sim, deverão ser pagos.