Whatsapp Business: acelere seu atendimento!

O Whatsapp Business é um aplicativo gratuito, desenvolvido especialmente para os proprietários de empresas de médio e grande porte. Além disso, permite ajudar seus clientes automatizando mensagens.

Com esta aplicação, você pode enviar arquivos diferentes (texto, imagens, vídeos e documentos) e conhecer as estatísticas das mensagens enviadas aos seus clientes. Bem como, com ele é possível conectar-se de forma simples e fácil usando recursos que automatizam, classificam e agilizam suas respostas às mensagens.

O WhatsApp Business também pode ajudar a oferecer suporte ao cliente, envio de notificações importantes e facilitar a comunicação eficiente com clientes ao redor do mundo, de maneira simples, segura e confiável.

Quer saber mais como vender no Whatsapp usando um perfil comercial e mantendo uma boa relação com seus clientes? Continue lendo as dicas que preparamos nesse artigo.

 

mulher usando o aplicativo whatsapp business no ​​iphone.

 

Mesmo aplicativo, novos recursos

 

Em 2014, o Whatsapp era maior que o SMS. Hoje, com mais de um bilhão e meio de usuários ativos diários, é a plataforma de mensagens de texto utilizada por um sétimo da população mundial. E agora as grandes empresas podem se comunicar diretamente com seus clientes usando o Whatsapp Business.

Hoje, o Whatsapp comercial é um aplicativo de mensagens, porém, tem o potencial para se tornar um enorme recurso de comunicação, onde as empresas realizam todo tipo de interação com seus clientes.

Por saber que essas interações funcionavam de uma maneira bem primitiva e que as empresas têm necessidades diferentes, o Facebook lançou o Whatsapp Business, atrelando diversas funcionalidades que ajudam nas interações com clientes e que podem gerar muitas oportunidades de venda. Além disso, é um excelente recurso para ter um bom relacionamento com os clientes.

 

Whatsapp Business: principais funcionalidades

O Whatsapp chegou com várias novas funcionalidades para a versão comercial. Confira quais são elas:

 

PERFIL DA EMPRESA

Destaque-se criando um perfil comercial com informações úteis para seus clientes. Na opção de perfil comercial, você pode indicar a descrição da empresa, endereço, e-mail e site.

 

RESPOSTAS RÁPIDAS

Gere mensagens predefinidas para responder rapidamente. Você pode salvar respostas e reutilizar as mensagens que são enviadas com frequência. Dessa forma, você consegue responder com mais agilidade as perguntas mais comuns dos seus clientes.

 

ETIQUETAS

Mantenha a organização dos seus clientes, das suas mensagens enviadas e da sua equipe de vendas. Organize contatos e bate-papos marcados para encontrá-los facilmente depois.

 

MENSAGENS AUTOMATIZADAS

Crie mensagens de boas-vindas para seus novos clientes e apresente sua empresa. E notifique quando estiver ausente para que as pessoas saibam que precisarão esperar pela resposta.

 

PERFIL VERIFICADO

Se você notar um selo verde ao lado do nome de um contato na sua lista, significa que este é um perfil comercial verificado. Apesar de ser um projeto piloto e de apenas alguns perfis terem recebido essa verificação, é uma boa oportunidade para a empresa criar uma presença oficial.

 

ESTATÍSTICAS DA CONTA

Em configurações, é possível ver as estatísticas da sua conta. Informações como o número de mensagens enviadas, entregues, lidas e também recebidas serão mostradas direto no aplicativo.

 

Mulher segurando um smartphone e abrindo aplicativo whatsapp business na tela.

 

Como baixar o Whatsapp business

 

O download do aplicativo é gratuito e pode ser feito direto no celular pelo Google Play Store (Android) e App Store (IOS). Também pode ser usado na versão Web.

Antes de baixar o app, é importante observar:

  • Se você já tem uma conta no WhatsApp Messenger, você pode transferir os dados da sua conta, incluindo histórico de conversas e arquivos de mídia, para sua nova conta do WhatsApp Business.
  • Seu histórico de conversas não poderá ser transferido de volta para o WhatsApp Messenger se você decidir parar de usar o WhatsApp Business.
  • Você pode usar o WhatsApp Business e WhatsApp Messenger simultaneamente desde que cada conta esteja vinculada a um número de telefone diferente. Não é possível ter um número de telefone vinculado aos dois aplicativos ao mesmo tempo.

 

Para fazer o download:

  1. Baixe o WhatsApp Business através da Google Play Store (Android) ou App Store (IOS).
  2. Confirme seu número de telefone comercial.
  3. Se desejar, faça a restauração de um backup.
  4. Insira o nome da sua empresa.
  5. Configure seu perfil comercial.

 

Você ainda pode acessar o WhatsApp no computador. No seu computador, você pode usar o WhatsApp de duas formas:

  • WhatsApp para computador: um app que você pode baixar.
  • WhatsApp Web: a versão do WhatsApp desenvolvida para navegadores de internet.

 

Como transformar sua conta pessoal em uma do Whatsapp Business

 

Você pode transformar sua conta do WhatsApp Messenger em uma Business. Para isso, basta seguir os esses passos:

  1. Atualize para a versão Business do aplicativo.
  2. Abra o aplicativo na nova versão.
  3. Leia os Termos de Serviço e selecione CONCORDAR E CONTINUAR.
  4. Ele vai identificar automaticamente o seu número. Para continuar, toque na opção com seu número comercial.
  5. Você também pode usar outro número diferente do exibido. Para isso, toque em USAR OUTRO NÚMERO e complete o processo de confirmação solicitado.
  6. Selecione em CONTINUAR > PERMITIR para que o WhatsApp Business tenha acesso ao seu histórico de conversas e arquivos de mídia.
  7. Confirme seu número inserindo o código de 6 dígitos.
  8. Crie seu perfil comercial > toque em AVANÇAR.
  9. Agora você pode personalizar seu aplicativo e organizar de acordo com as funcionalidades que precisa para seu negócio.

 

mulher segurando o smartphone na mão e usar o aplicativo de whatsapp

 

Dicas para vender mais pelo Whatsapp Business

 

Vender pelo Whatsapp pode ser uma boa estratégia para o seu negócio. Além de poder ter uma comunicação mais direta com seu cliente, você pode aumentar o engajamento com quem tem interesse no seu produto ou serviço.

Para te ajudar a usar essa ferramenta como uma excelente oportunidade de fechar negócios, separamos algumas dicas para te ajudar a usar o Whatsapp business para alcançar mais vendas:

  1. Tenha um número exclusivo para seu perfil comercial.
  2. Cadastre o seu catálogo de produtos e/ou serviços com preço de venda.
  3. Para chamar mais atenção para seus produtos, utilize as listas de transmissão ao invés de grupos.
  4. Segmente seus clientes para que suas listas de transmissão sejam mais efetivas.
  5. Cuidado com os termos e boas práticas do aplicativo e para não criar spam.
  6. Dê a opção para aqueles que não querem receber mais seus conteúdos, te reportarem isso. Respeite quando alguém pedir pra sair.
  7. Não seja chato. Mensagens de bom dia e que não têm relevância para o seu público e para seu negócio devem ser evitadas.
  8. Lembre-se de não ser invasivo. Comunique-se sem invadir o espaço das pessoas.
  9. Crie um link encurtado e divulgue nas suas redes sociais e site. Isso facilita o contato das pessoas através do app.

 

Mulheres olhando para homem desenhando um gráfico whatsapp no flipchart

 

Tire o máximo proveito do WhatsApp Business e conecte-se com seus clientes com mais eficiência.

Esse sem dúvida é uma ferramenta que pode te ajudar a ter excelentes resultados!