Transformação digital: é hora de se preparar!

O mundo está passando por uma pandemia que traz uma transformação digital iminente. O Coronavírus trouxe a necessidade de as empresas mudarem seus processos rapidamente, indiferente a planejamentos e à estruturas supostamente consolidadas. Inesperadamente, tudo precisou ser adaptado a uma nova realidade mundial. Por certo, a tecnologia e o marketing digital, ocupam um papel fundamental nesse novo modelo.

Para preservar a saúde da sociedade e continuar produzindo, vimos muitos pilares da nossa vida sendo mudados às pressas: trabalho, educação e relacionamentos.

O trabalho mudou para home office. A educação à distância se propagou. Banco, comida, compras, tudo on-line. A infraestrutura da internet e dos negócios digitais tiveram de se organizar em torno do digital, que tornou-se a única opção. Embora para muitos isso já fosse realidade, para uma grande maioria ainda não era.

Esses são só alguns exemplos de como o coronavírus está forçando o mundo a se reinventar e a transformação digital se consolidar. O que antes não passava de tendência acabou se tornando urgência!

Mas e o futuro? O Coronavírus vai deixar marcas na economia, nos negócios e nas pessoas de uma forma nunca vista antes. Com certeza as mudanças de agora serão diferentes de outras crises. Mas e você, está preparado? Siga no artigo e saiba mais sobre essas mudanças e como se preparar para elas.

 

Um homem com uma máscara médica tem um vírus na mão. covid-19 conceito de coronavírus, pandemia infecciosa, tecnologia médica inovadora. ilustração de estrutura de arame.

 

Cenário atual acelera a transformação digital

 

O coronavírus agora colocou quase todos os países do mundo em alerta. À medida que aumentam as preocupações, o comportamento das pessoas e das empresas também tem mudado.

Segundo a Global Web Index, 95% dos consumidores dizem que agora estão gastando mais tempo em atividades de consumo de mídia em casa. O maior aumento é para assistir a mais cobertura de notícias. A pesquisa ainda mostra dados interessantes:

  • Mais de 50% estão assistindo mais serviços de streaming.
  • 45% estão gastando mais tempo em serviços de mensagens.
  • Quase 45% estão dedicando mais tempo às mídias sociais.
  • Quase 15% dizem que estão criando e enviando vídeos.
  • 70% do mundo dizem que estão gastando mais tempo em seus smartphones, subindo acima de 80% para a geração Z.

Da mesma forma, com as pessoas estando mais tempo em casa, as marcas responderam transferindo 14% dos gastos da mídia offline para a online, segundo pesquisas.

Chris Stephenson, chefe regional de estratégia e planejamento, PHD APAC, em entrevista para a The Drum, explica que a primeira preocupação com as marcas deve ser a reputação e a ajuda aos clientes. Ele aconselha que as marcas precisam pensar no interesse público, além de impulsionar as vendas.

“Com a socialização digital aumentando à medida que mais pessoas ficam em casa, considere aproveitar o aumento do tempo gasto aumentando os orçamentos para os canais digitais e garanta que o seu site e seus conteúdos estejam disponíveis para todos os dispositivos (mobile, desktop, etc.). Acima de tudo, as marcas devem responder de forma genuína com base em seu posicionamento, valores e tom de voz”, diz ele.

É inegável que o momento tem fortalecido consideravelmente o digital. Segundo o site Meio e Mensagem, a digitalização da sociedade tornou-se essencial para o mundo continuar girando. Hoje, estamos diante de um novo cenário, impensável semanas atrás, em que o processo de transformação digital permeia rapidamente as pessoas, em todas as áreas.

Embora momentos de crise sejam vividos com angústia, há uma série de lições que se pode tirar deles. É hora de pensar em como sair mais forte de toda a situação e começar a refletir sobre como será o mundo pós-coronavírus. Acima de tudo, esta é uma nova oportunidade para acelerar a transformação digital, construindo um mundo mais conectado e seguro para todos.

 

 Conceito realista de coronavírus no mundo

 

O futuro é a colaboração

 

Não importa como chegamos a essa situação, o que vem ficando cada dia mais claro é que estamos vivendo uma grande mudança de mindset. De fato, o momento é de colaboração. E nunca a cooperação foi tão fundamental para alcançarmos um objetivo que vai muito além de você mesmo ou do seu negócio. Ele alcança patamares globais.

A crise não é uma questão regional, isolada e em contexto pequeno. Ela atinge o mundo inteiro, independente da forma de governo, da economia, de raça ou crença. Do príncipe ao plebeu, todos estão sendo afetados e os impactos dessa pandemia vai atingir o mundo inteiro.

Nunca para sairmos de uma crise vamos ter de pensar mais no coletivo como agora. No entanto, o que isso muda na vida de todos?

Temos que ter a compreensão de que o futuro é da colaboração.  Igualmente, a nossa capacidade de entender e executar ações com base nisso vai se refletir na busca de melhorias na qualidade de vida, no desenvolvimento e no surgimento de novos negócios e na superação da crise.

Agora é hora de mostrar os valores da sua empresa e como ela se preocupa com os seus clientes. Por certo que, suas melhores ações hoje serão certamente retribuídas por seu público depois.

 

Dupla exposição usando laptop computador fazendo negócios on-line rede

 

É preciso manter a esperança

 

Muitas vezes nas crises é quando encontramos oportunidades de crescimento que nunca imaginávamos antes. São de momentos difíceis que surgem ideias inovadoras e novos padrões. Quando pudermos finalmente sair de casa, nos depararemos com um mundo muito diferente lá fora.

Padrões vão mudar, mas muitos deles podemos considerar que já estavam mais do que na hora de serem modificados. Não houve tempo hábil para que pensássemos em todos os processos. Porém, os novos aprendizados necessários vão causar um salto quântico em muitas empresas e negócios. Todo aprendizado novo, principalmente os mais profundos e intensos, têm o poder de inflar os elétrons e fazê-los explodir como microfoguetes e decolar para outra órbita. Assim seremos nós quando essa pandemia passar. Nunca mais seremos os mesmos. Certamente, o mundo digital também não.

Pesquisas apontam que há uma perspectiva de crescimento em mais de 17% para a publicidade em comércio eletrônico e mais de 22% em mídias sociais. Não é o momento de se retrair completamente. Mas de você observar esse movimento das pessoas estarem mais em casa e usando mais as redes sociais. Buscando otimizar de forma mais estratégica os seus recursos de marketing digital, com anúncios, por exemplo.

Da mesma forma, os conteúdos devem ser pensados de uma maneira muito mais focada e sensível ao momento que todos estamos vivendo. Para isso, não só promovendo cuidados com a saúde e o bem-estar do seu público. Mas, conteúdos que venham a agregar otimismo e esperança na vida das pessoas. Como você pode ajudar? Como seu negócio pode ajudar? O momento é de se mostrar empático e criar engajamento através de ações que valorizem o coletivo.

Uma coisa é certa, suas ações precisam estar cada vez mais voltadas para o digital. Podemos passar pela pandemia e até mesmo pela crise. Mas a transformação digital chegou. Não é mais uma opção, é uma necessidade se adequar. Portanto, não tem mais volta.

Nós sabemos como tem sido complicado se adaptar a este momento difícil. Porém, temos pensado na importância de nos mantermos ativos e otimistas do ponto de vista de oportunidades de crescimento.

 

Tecnologia futurista em busca de uma cura para infecções

 

É hora de trabalhar!

 

A transformação digital é iminente e irreversível. Portanto, é hora de trabalhar para nos prepararmos para uma nova era de comunicação. É o momento de pormos nossa humanidade e criatividade pra funcionar.

Nenhum negócio seja os que já existem ou aqueles que ainda estão sendo criados ficarão de fora do digital. Não tem mais como. Muitas empresas que ainda não acreditavam que a presença digital nos dias de hoje era indispensável e fundamental, tiveram que mudar seu mindset. Assim sendo, os novos negócios certamente já serão criados com essa presença planejada e definida.

A transformação digital causada pelo Coronavírus deixou claro que a tecnologia não vai regredir. Em suma, nos mostrou que o mundo não precisa parar de novo, precisa estar digitalmente presente. Por isso, se faz necessário alinhar as estratégias e tornando seus processos possíveis de serem adaptados a uma emergência. É hora de aprender a fazer isso!

A humanidade pedia por um bem que estava escasso: tempo. Então, se você ainda não encontrou um jeito de se adequar, esse “time” pode ser sua oportunidade de aprender.

Mãos à obra!