SMO: Saiba como otimizar conteúdos para redes sociais

Uma empresa que deseja se destacar diante do público-alvo e estar à frente da concorrência precisa saber o que é SMO (Social Media Optimization), isto é, otimização das redes sociais.

As redes sociais se tornaram uma parte essencial de qualquer planejamento de marketing digital, dando um novo significado à publicidade tradicional e abrindo espaço como uma plataforma online para as empresas e marcas poderem apresentar produtos e serviços. 

Além disso, serve como espaço para que cada empresa possa se conectar com um vasto público, mesmo que seja no ambiente virtual, ajudando a criar:

  • Alcance da marca;
  • Confiança entre os clientes.
  • Engajamento;
  • Solidificação da marca digital.

De modo geral, as mídias sociais ajudam a repercutir uma marca de forma abrangente, e com um custo relativamente baixo, ou até mesmo gratuito. 

Como definir SMO de forma simples?

A SMO, ou otimização das mídias sociais, é um processo em que as plataformas desse modelo servem como uma forma de inserir e reforçar a presença online de uma marca. 

Diferente de apenas ter um perfil nas mídias sociais, a SMO apresenta uma perspectiva completamente diferente. 

A partir do SMO, é possível desenvolver um planejamento estratégico de marketing digital para conectar com o público-alvo de forma definitiva. 

A estratégia de SMO ajuda a fortalecer a marca, atrair os leads, ou clientes em potencial, de forma mais substancial, obter maior visibilidade no ambiente digital e conectar-se com uma comunidade de seguidores. 

Ao desenvolver uma estratégia sólida de SMO, a empresa cresce em desempenho nas mídias sociais, se tornando mais visível com maior assiduidade. 

A importância da SMO para empresas

A responsabilidade de profissionais de marketing é rastrear o engajamento em cada perfil das mídias sociais, e assim fica mais fácil determinar se todo conteúdo é aplicável e valioso para a marca, e quão importante é o número de seguidores com os quais se pode relacionar.

De forma geral, para quem está inserido no ambiente virtual, as redes sociais se tornam uma vitrine a mais para qualquer marca e, por isso, deve-se lembrar que a concorrência é acirrada. 

Nesse ponto de vista, a SMO garante que uma marca esteja em harmonia com os seguidores no lugar e hora certa, proporcionando melhor desempenho junto aos consumidores. 

2 maneiras de aplicar estratégias de SMO 

O marketing digital pode ser muito mais eficaz com diferentes estratégias de SMO, desde que seja de bom senso, saudável e aplicada de maneira sólida e contínua. 

A SMO pode ser aplicada para fortalecer a presença online de uma marca, mas há 2 maneiras que valem ser destacadas. 

  1. Pesquisa de palavras-chave

Assim como o SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca, o SMO também exige a exploração de palavras-chave.

Para aplicar essa estratégia, é preciso fazer uma pesquisa sobre as palavras-chave, e então alterar expressões e palavras que ajudam as mídias sociais a se classificar nos motores de busca. 

Vale reproduzir postagens e conteúdos com base nos resultados, a partir do momento que se sabe o que a solicitação de destino está procurando. 

A pesquisa por palavras-chave também permite que uma marca identifique hashtags (#) aplicáveis continuamente, e que podem ser empregadas nos conteúdos produzidos. 

  1. Otimização de perfil

A biografia nas mídias sociais deve ser criada a partir de elementos eficientes para destacar uma marca junto ao público-alvo, assim como os diversos usuários que possuem um perfil em determinada plataforma. 

A foto do perfil é essencial, pois todo usuário verifica a imagem antes mesmo de seguir para o nome. 

Por isso, toda empresa deve se certificar de que a foto do perfil tenha o mesmo logo em todas as plataformas de mídias sociais, e assim tornar a identidade devidamente reconhecida.

O nome de usuário é algo que deve estar em harmonia com a marca da empresa. A espessura em todo perfil das mídias sociais permite que qualquer pessoa possa encontrar o que realmente espera encontrar. 

Conclusão

Quem deseja ter um perfil nas mídias sociais repleto de seguidores deve manter um planejamento de SMO em contínua atividade.

A otimização das mídias sociais deve ser pensada para os usuários, ou melhor, para os seguidores da empresa. 

Quando eles interagem com uma página comercial, dentro de um perfil social, eles podem estar em um funil de vendas, seguindo toda jornada de comprador. 

Saber como isso funciona é a melhor forma de aplicar a SMO para melhorar a forma como se faz negócio. 

A criação de conteúdo atraente, que seja compartilhável, memorável e valioso é a melhor solução dentro do planejamento de SMO.

 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

 

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