Saiba como o Marketing de Conteúdo pode ajudar nas vendas

As empresas que investem em publicidade online estão percebendo que o marketing de conteúdo pode atrair mais clientes em potencial e, consequentemente, aumentar as vendas, desde que seja fornecido conteúdo valioso e relevante. 

A partir de uma estratégia sólida de marketing de conteúdo, é possível converter os leads, ou seja, os clientes em potencial, além de reter os clientes existentes, e assim aumentar as receitas e expandir os negócios. 

O marketing de conteúdo de alta qualidade está por trás de muitos aspectos do marketing digital, entre os quais:

  • Anúncios pagos em PPC;
  • Artigos e textos de blog;
  • Palavras-chave para SEO;
  • Roteiro de vídeos e podcasts.

Sem esses elementos, os mecanismos de pesquisa não conseguem classificar um site, não é possível criar anúncios atraentes ou postagens em redes sociais, entre outros fatores que só o marketing de conteúdo permite. 

Por que expandir o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo está relacionado a atrair tráfego para um site e-commerce, empresarial ou corporativo, com material de alto valor e, importante, envolvente.

Uma estratégia de marketing de conteúdo de uma adm condominial permite expandir uma biblioteca diversificada de materiais dessa empresa, desde que sejam empregados esforços que se alinham às diferentes preferências do público-alvo.

Desta forma, os diferentes tipos de conteúdo podem ser compartilhados em diferentes canais, envolvendo vários segmentos de consumidores.

Outra oportunidade que o marketing de conteúdo promove é fornecer uma forma de sempre compartilhar informações de maneira otimizada.

Por exemplo, uma lista de estatísticas pode ser mais palatável quando apresentada em um infográfico visual. Uma história de sucesso de um cliente se aproxima mais a partir de entrevistas em um podcast ou apresentado em um vídeo. 

Sendo assim, vale conhecer os tipos de marketing de conteúdo que podem ser aplicados em uma estratégia ampla, centrada em alcançar os mais diversos públicos, e assim ajudar nas vendas. 

7 tipos de marketing de conteúdo eficazes

Uma empresa pode estabelecer uma estratégia de marketing de conteúdo focada em apenas um tipo. Ou pode aproveitar as mais diversas oportunidades e se conectar com diferentes clientes em potencial. 

  1. A dinâmica dos blogs

O blog é uma das ferramentas digitais mais tradicionais, e o marketing de conteúdo se encaixa muito bem nesse modelo de divulgação. 

Os blogs empresariais de planejamento fiscal respondem por grande parte do tráfego orgânico de um site de construção civil, por exemplo, além de ser uma plataforma com forte apelo de compartilhamento. 

  1. A ascensão dos vídeos online

O tempo é generoso com o marketing de conteúdo a partir de vídeos, pois o tráfego em aplicativos de dispositivos móveis permitem a publicação de clipes de curta duração, mas com alto impacto sobre o público-alvo. 

Muitos usuários preferem ver um vídeo em plataformas como Instagram e Tik Tok, e as empresas devem utilizar essas plataformas sociais para se envolver com os clientes. 

Embora muitas empresas de projetos de arquitetura recorram para uma produção profissional, o conteúdo interno, criado a partir de smartphones e outras tecnologias disponíveis, atraem muitos clientes que se enxergam na mesma posição.

Assim, os tipos de conteúdo de vídeo mais usados ​​podem ser apresentados a partir de:

  • Demonstrações de produtos;
  • Entrevistas com clientes; 
  • Vídeo de marca;
  • Vídeo viral;
  • Vlogs e histórias de rede social;
  • Webinars.

Para cada um desses pontos, é possível demonstrar conhecimento sobre a marca, apresentar líderes da empresa, ou mesmo fornecer uma visão interna junto a funcionários e fornecedores. 

De qualquer maneira, os vídeos ajudam a aumentar a visibilidade de uma marca, principalmente se empregar as tendências populares e empregar o marketing de conteúdo de forma inteligente nos roteiros e nas palavras-chave.

  1. A interatividade invade os conteúdos

A internet permite um fator que permeia o marketing de conteúdo, que se traduz na interatividade direta entre uma marca e o público em geral.

Essa interatividade pode ser aplicada em enquetes e questionários sobre uma empresa administradora de condomínio, ou mesmo em jogos online, com mapas interativos e infográficos que ajudam a expandir a marca de forma eficiente. 

Da mesma forma que os vídeos, o conteúdo interativo é um elemento que vai além de preencher formulários, mas promove um feedback mais preciso dos clientes que acompanham uma marca pela internet. 

Muitas plataformas de CMS, e-mail marketing e redes sociais possuem ferramentas integradas que permitem a criação de conteúdo interativo, sem a necessidade de codificação ou experiência técnica avançada. 

Por isso, é mais comum encontrar conteúdos interativos que se ajustam, ainda, ao inbound marketing, isto é, gerando leads e coletando informações de contato. 

Dessa forma, a marca consegue melhorar a estratégia de marketing digital, além de apresentar ofertas, a partir da análise de insights dos usuários que compartilham por meio do engajamento proposto pelo conteúdo disponível. 

  1. Infográficos ganham destaque como conteúdo

Longe de planilhas enigmáticas e gráficos técnicos, os infográficos formam um conjunto visual de informações em torno de tópicos específicos, de forma bastante compreensível para os mais leigos. 

Dentro do marketing de conteúdo de uma empresa de ar condicionado, eles são válidos para o compartilhamento de informações complexas, mesmo em grande volume, em um formato amigável. 

Empresas que não contam com profissionais internos que desenvolvem um infográfico, podem recorrer a ferramentas digitais de designer gráfico.

  1. Whitepapers e e-books para download

Tanto um e-book como um whitepaper são tipos de conteúdo semelhantes, sendo desenvolvidos para demonstrar a experiência da marca em um tópico. No entanto, possuem públicos um pouco diferentes.

Os e-books cobrem tópicos de maneira a introduzir sobre um assunto, com uma linguagem voltada para o público em geral. 

No tipo de conteúdo via whitepaper, o foco está em acadêmicos e especialistas no assunto, voltado para um público que já possui conhecimento sobre empresas de energia solar em fortaleza e o assunto abordado. 

De qualquer maneira, tanto os e-books quanto os whitepapers são empregados em diferentes estágios da jornada do comprador, sendo o primeiro para quem está ainda no início, e o segundo após a tomada de decisão. 

  1. Redes sociais eficientes no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo pode ser aplicado em postagens e histórias das redes sociais, em um primeiro momento. 

No segundo, é possível ampliar o conteúdo para outros canais, a partir do compartilhamento entre as plataformas de redes sociais. 

O conteúdo de rede social tem um alcance abrangente, pois se encaixa, de forma natural, ao comportamento dos clientes, sendo que muitas pessoas já compram de marcas que seguem há mais tempo.

  1. Conteúdo gerado por usuários

O próprio público fiel pode criar conteúdo gerado pelo usuário, em forma de postagens nas redes sociais, recomendações, avaliações e conteúdo de influenciadores. 

Os funcionários de uma empresa que apresenta um projeto de contabilidade gerencial e financeira podem ser embaixadores da marca criando conteúdo e postagens em perfis próprios, como plataformas profissionais no estilo LinkedIn e Monday.

Transformação digital molda marketing de conteúdo

As empresas estão investindo, cada vez mais, no marketing de conteúdo. Isso porque a participação de consumidores em diferentes tipos expostos acima reflete no ROI (Return Over Investiment), isto é, o retorno sobre investimento. 

Tudo se inicia com a transformação digital, um conceito praticamente novo, mas que já molda toda uma geração que nasce inserida em um contexto digital. 

Essa mudança se fortalece na maneira como as pessoas estão consumindo as mídias e o entretenimento se concentra em aplicativos digitais, redes sociais e um consumo voltado para o que a internet pode proporcionar. 

Muitas pessoas que estão longe de uma prancheta de projetos de arquitetura, seja no intervalo do almoço, ou durante a folga de final de semana, passam grande parte do tempo em atividades que levam à tecnologia.

Programas em formato de streaming, livros digitais em dispositivos móveis, navegando em portais de notícias enquanto estão em frente a um computador. 

Dessa forma, o marketing de conteúdo pode se inserir de diferentes formas para alcançar um público-alvo que realmente esteja interessado em uma marca específica, o lançamento de um produto ou a contratação de um novo serviço de entretenimento. 

Essa transição de livros e jornais físicos para e-books e blogs online permite mais interação com outros leitores, por meio dos comentários, tudo a partir do conforto do sofá de casa, usando plataformas digitais e as redes sociais. 

As empresas precisam aproveitar e aplicar as estratégias de marketing de conteúdo onde se encaixar, da melhor maneira, para que o público possa consumir, sem correr o risco de perder espaço para os concorrentes.

Conclusão

A verdade é que o marketing de conteúdo tem como proposta mais interação humana, com marcas entrando em contato com funcionários para alcançar os clientes por meio de redes sociais e outras ferramentas digitais. 

Por fim, a expansão das estratégias de marketing de conteúdo estão proporcionando mais vendas para as empresas, e isso deve continuar por um longo tempo, até se solidificar como algo inevitável. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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