Robôs: Os Amiguinhos do Marketing Digital

Em 1990, você achava que conversar com robôs parecia um mundo muito distante do seu. Inclusive, que ele ficava em Orbit City, a terra do Jetsons. Bem, os carros voadores e as casas suspensas ainda não existem, mas Hanna Barbera acertou em relação ao futuro da comunicação e prestação de serviços: a exemplo de Rosie, a robô doméstica multitarefa acionada por botões, vivemos hoje a era da inteligência artificial.

No campo do Marketing Digital, estamos cercados por robôs. De todos os tipos e de várias funcionalidades. Recentemente o Google lançou sua nova tecnologia Google Duplex. Através deste robô, o usuário pode fazer vários pedidos, desde reservar uma mesa em um restaurante até marcar seu check-up no médico. O software telefona para os estabelecimentos e conversa naturalmente com a pessoa que está do outro lado da linha – que nem percebe estar falando com um robô. Enquanto o Google Duplex ainda não tem lançamento oficial, quem já domina o mercado dos robôs é a Alexa, da Amazon, uma home assistant que reage ao ouvir seus comandos de voz. Ela está por todo lugar e lidera o mercado das secretárias eletrônicas online. E se você é heavy user de smartphones da Apple, saiba que carrega consigo um robô no bolso todos os dias, para todos os lugares: a Siri.

Não vamos longe: um simples site tem robôs: o Chatbot e o Jivochat, por exemplo, são softwares que simulam conversas entre os visitantes e o chat. Com estes robôs ativos, é possível automatizar tarefas repetitivas, como responder dúvidas frequentes na forma de diálogos pré-definidos.

Estes são pingos d’água em meio a oceanos que são a produção e o desenvolvimento de robôs. A cada dia, milhares de startups e gigantes da tecnologia desenvolvem mais produtos de inteligência artificial para melhorarem seus desempenhos e, é claro, ficarem de olho no que você faz pela internet. Fica a dica: no Marketing Digital, o caminho não é automatizar tudo. É necessário que sua empresa avalie junto sua Agência Digital as áreas que necessitam de robôs.

Lembre-se que automatizar é importante, mas a resposta humanizada é insubstituível.