Redesign de Marca: o que é, quando fazer e por que fazer?

Conhecer a importância de estar com a marca da sua empresa atualizada é importante para
manter-se sempre em destaque.

 

A identidade visual de uma empresa é capaz de gerar valor para a marca e atrair novos
negócios, mas é preciso se adaptar às tendências e às necessidades do mercado para que ela
não se torne ultrapassada. Por isso, o redesign é uma mudança que exige muito cuidado e
atenção da marca. Assim como os demais processos e mudanças que acontecem em uma
organização, as alterações feitas no logotipo também exigem um bom planejamento para
entender como, quando e por que fazer a mudança. E, para isso, é preciso compreender a
relevância que o redesign vai trazer para a sua marca, sua importância para o público e como
deve ser feito. Para lhe auxiliar nesse processo, preparamos um conteúdo especial sobre
redesign de marca com algumas dicas especiais. Confira.
O que é redesign?
O redesign de marca é um processo que vai além da adaptação ou mudança de um logotipo.
É preciso entender o comportamento e as necessidades do consumidor com o propósito de
aproximá-lo ainda mais da empresa. É, basicamente, recriar a sua marca. É trabalhar o padrão
de cores, tipografia e ícones, reafirmando a visão, os objetivos e metas da sua organização.
Lembrando sempre que o ambiente digital precisa seguir o padrão da nova identidade visual,
para dar credibilidade e valorização ao discurso da marca, isso inclui o trabalho do site, loja
virtual, nas redes sociais e tudo mais.
Por que fazer o redesign de uma marca?
A maneira que a sua empresa se comunica com os clientes deve ir se atualizando de acordo
com o passar do tempo. Nesse contexto, a comunicação visual também deve ser atualizada
para transmitir a mensagem da situação atual da empresa. O logotipo deve representar tudo o
que a sua marca deseja passar, seus valores e o propósito da companhia. As mudanças que
ocorrem na parte visual de uma empresa representam o sue olhar atento ao mercado e a
atualização dos seus produtos e serviços.
Qual o momento certo para investir no redesign?
Mudar a marca da sua empresa deve acontecer a partir de uma necessidade, seja ela se
alinhar às mudanças do mercado ou acompanhar os gostos e desejos do seu público. Quando
ocorre uma mudança de nicho dos serviços oferecidos ou uma mudança drástica no comando
da companhia, por exemplo. As cores, fontes e imagens utilizadas para apresentar a empresa
conversam entre si e ajudam a criar um conceito que transmite a essência da marca.
O redesign é a transformação de uma identidade visual. Com o passar do tempo e com as
atualizações do mercado, as marcas que já estão atuantes precisam trazer a inovação para a
sua imagem. Essa inovação faz parte de um processo de reposicionamento que permite à
empresa reforçar sua imagem ou se tornar referência em seu segmento e atrair novos olhares.

Como funciona o processo de redesign?
O processo de redesign aborda a repaginação da identidade visual, que apresenta o negócio
através da imagem. Esse conceito é trazido pelo conjunto de elementos gráficos, que vão
transmitir ao público os valores, a missão, o propósito e a ideia que a empresa quer passar
sobre seus produtos ou serviços.
A apresentação desse resultado vai aparecer junto com o nome, o slogan, as cores, as
embalagens e todas as peças de divulgação do negócio. Essa imagem é a referência que fará
com que a empresa seja lembrada. Toda mudança começa com planejamento. Dessa forma, é
importante elencar o que precisa ser mudado, quem vai executar essa mudança e quais os
elementos essenciais e indispensáveis para transmitir a essência dessa alteração. Tudo deve
estar bem definido antes de você começar a trabalhar na sua marca.
Alguns aspectos devem ser avaliados na hora de mudar a apresentação da sua imagem. Para
isso, procure identificar se a sua identidade é atual e moderna em relação às tendências atuais
de design, se seu público-alvo segue sendo o mesmo desde o início do negócio, se a cultura
da empresa passou por muitas alterações e se a sua marca está presente na lembrança do seu
público. Por isso, é importante buscar ouvir a opinião das pessoas para saber se está na hora
de fazer grandes mudanças ou apenas adaptar o que já existe.
Como fazer o redesign?
Para fazer o redesign de uma marca, alguns passos são importantes e devem ser lembrados.
Uma das questões mais relevantes é compreender que não é obrigatório alterar todas as
características da identidade visual de forma abrupta, você pode manter elementos que
marcam e são parte da forma como o público vê o seu empreendimento. Se a sua marca
possui algum mascote ou elemento especial, ele pode ser mantido e repaginado. Fique atento
às tendências do mercado, mas não mude apenas para seguir modas para que não seja
preciso mudar com muita frequência. Não exagere ao tentar juntar muitas tendências e
novidades, pense que a mudança visa permanecer por algum tempo junto com todos os
materiais que compõem a identidade visual do seu negócio, logo, não polua e nem torne
confusa a identificação da sua empresa.
E, o mais importante, comunique ao seu público sobre o porquê da mudança. Explique e faça
com que todos sintam-se parte da mudança realizada para compartilhar com os demais.
Inclusive, você pode convidar o público para participar da escolha de alguns elementos antes
mesmo de fazer as alterações. A pesquisa de mercado é fundamental para saber se o
momento é o mais adequado e se a mudança é realmente necessária. Sempre alinhe os seus
objetivos como empreendedor para elaborar a estratégia de lançamento da novidade.

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