Qual a importância da jornada do cliente para a minha empresa?

Imagine um cliente que, quando precisa adquirir algum produto, vai direto na loja, checa todas as opções, conversa e negocia com um vendedor, e só assim toma a decisão de levar o produto pra casa. Parece retrógrado, não

A internet causou diversas mudanças no comportamento das pessoas. Muitas vezes, o consumidor moderno sequer sabe que possui uma necessidade antes de pesquisar sobre um assunto na internet.

Nesse contexto, prestar atenção na jornada do cliente é essencial para entender exatamente o que ele precisa saber antes de realizar uma compra. No post de hoje, mostraremos a você a importância de cada etapa dessa trajetória. Confira:

O que é jornada do cliente?

A jornada do cliente é, em termos gerais, o caminho que o cliente percorre antes de se decidir por uma compra. Para otimizar seus esforços de marketing e melhorar seus resultados, é essencial conhecer bem cada uma das etapas que compõem essa jornada.

Um consumidor pode estar em estágios diferenciados durante o processo de compra. Por isso, antes de colocar suas estratégias em prática, defina primeiro sua persona, seus desejos e problemas, e acompanhe-a em cada uma dessas etapas.

Estar presente desde o momento da descoberta do problema até a escolha, oferecendo sempre o conteúdo mais adequado para resolver as dores do cliente, aumentará consideravelmente as chances da sua marca ser escolhida no final do processo de decisão.

As 4 etapas da jornada do cliente

Os estágios percorridos pelo cliente podem ser compreendidos em 4 etapas:

  1. Aprendizado e descoberta;
  2. Reconhecimento do problema;
  3. Consideração da solução;
  4. Decisão de compra/ ação.

Veja cada uma em detalhes:

Aprendizado e descoberta

Neste primeiro estágio, o cliente ainda não conhece propriamente que tem um problema ou necessidade de consumo. Ele apenas está buscando informações gerais que vão poder ajudá-lo no dia-a-dia e não estão interessados nas empresas, ainda.

nessa fase, o ideal é oferecer conteúdos introdutórios em formatos adequados, que despertem o interesse deste consumidor — como blog posts, videos, tutoriais, entre outros. Seja qual for o formato escolhido, o importante é tornar o usuário consciente da própria necessidade ou mesmo de uma oportunidade.

Reconhecimento do problema

Nessa etapa, o usuário se conscientiza de fato sobre o seu problema e começa a pesquisar soluções para a situação, de acordo com suas necessidades. Aqui, ele pesquisará mais a fundo sobre as suas dores, então o ideal é que você ofereça um conteúdo mais específico e focado em soluções.

Consideração da solução

Nesse momento, o cliente já reconheceu problema e começa a delimitar as alternativas que possui para solucioná-lo. Porém, ele ainda não decidiu em qual opção investir, ou se vai mesmo comprar um produto ou serviço.

O recomendado nessa fase é oferecer e-books avançados e guias, além de considerar os depoimentos e comentários de outros clientes sobre o produto em outros canais. Todas essas estratégias são bastante eficientes para levar o cliente para a última etapa.

Decisão de compra/ ação

Trata-se da etapa final da jornada. Aqui, o cliente já definiu exatamente o que fazer para solucionar o problema e já tem um método de abordagem para adquirir essa solução.

Este é o momento-chave, a recomendação final. Por isso, embase sua decisão e crie um senso de urgência para que ele escolha fechar negócio com a sua empresa. Você pode oferecer promoções, testes gratuitos e cases de sucesso, evitando que ele consulte ou opte por seus concorrentes.

Por que mapear esse processo é fundamental ?

Com essas informações, sua empresa pode entender o comportamento do cliente e prever suas ações, aumentando a taxa de retenção e garantindo um melhor retorno sobre seus investimentos (ROI).

Mas atenção: se você quer ter um site relevante, que seja facilmente encontrado pelos seus potenciais clientes, é preciso investir em marketing digital. Por isso, não hesite em contratar uma empresa especializada no assunto: só assim você poderá garantir que suas estratégias estejam visíveis na web, usando os canais de divulgação certos para cada conteúdo.

Como você viu, dedicar uma atenção a mais à jornada do cliente é fundamental para melhorar os resultados das suas estratégias online. Quer continuar acompanhando nossos conteúdos para ficar sempre por dentro das melhores práticas de marketing digital? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!