Qual a diferença entre Inbound e Outbound Marketing?

Ao desenvolver as estratégias de marketing de um negócio, é preciso estar ciente de diversos fatores. Entre eles, estão duas formas diferentes de trabalhar estratégias de marketing: O Inbound e o Outbound Marketing. Enquanto o Inbound tem o objetivo de despertar o interesse do cliente com conteúdo relevante para que ele chegue e divulgue seu produto, o Outbound utiliza-se do método mais tradicional, com o uso de propagandas físicas e digitais.

Inbound Marketing

Qual a diferença entre Inbound e Outbound Marketing?

Uma das melhores estratégias atuais para fidelizar clientes é a utilização de Inbound Marketing. Ao realizarmos a tradução em português livre, Inbound Marketing significa marketing de atração, ou seja, a ideia proposta é justamente não ir atrás do cliente e sim convencê-lo que seus serviços ou produtos são bons o suficiente para que ele venha até você e finalmente recomende sua marca para conhecidos. Mas como fazer isso? Para conseguir transformar sua marca em um “imã’ de clientes, é preciso definir um público-alvo, persona e criar um conteúdo relevante de qualidade para seu público. Assim como a ideia principal é atrair o público e despertar nele um interesse genuíno nos produtos ou serviços da empresa, é preciso entender bem quem é esse público. Logo, primeiro devemos saber quais são seus interesses, dúvidas e desafios para desta forma, iniciar um processo para oferecer materiais e conteúdo que seja relevante, ajudando a resolver seus problemas ou que o faça enxergar a oportunidade até então não vista, onde a solução seria exatamente o seu produto ou serviço. Este é o caminho que chamamos de Funil de Vendas, o objetivo da empresa é ajudar o público a passar pelos processos e chegar até o fundo do funil até virar efetivamente um cliente.

Ao implementar estas ações, utilizando conteúdos atrativos, você aumenta o tráfego do seu site. Porém nesta fase os possíveis clientes ainda são apenas visitantes, pois você ainda não tem contato e nem sabe quem é esta pessoa. Além de criar conteúdo relevante para seu público, é necessário ter em seus canais, pontos de conversão. Mas o que são pontos de conversão? São formulários ou landing pages para transformar seus visitantes em contatos, também chamados de Leads. Com os Leads, já é possível criar um canal de relacionamento através de Email Marketing, onde é possível nutrir esse Lead com informações relevantes que gerem ou aumentem sua intenção de compra.   Assim, ao publicar o conteúdo certo no lugar e no momento certos, o marketing se torna relevante e útil para os seus clientes, e não intrusivo. Dessa maneira, a venda é resultado de um trabalho de qualidade, bem orientado e específico.

 

Outbound Marketing

Já o Outbound Marketing ou marketing tradicional, possui como principal objetivo realizar a captação de clientes oferecendo serviços ou produtos A proposta é ir atrás do cliente ativamente e não necessariamente gerar o interesse genuíno desse possível cliente na sua empresa. Esse modelo de marketing cresceu muito com o uso de propagandas no rádio, outdoors, TV, jornais, revistas, cartazes, patrocínio de eventos, enfim, nos meios mais tradicionais de publicidade.

Porém, além desses meios, também podemos encontrar o Outbound no inserido cada vez mais no meio digital. Podemos usar como exemplo quando vemos um vídeo na internet e somos interrompidos por uma propaganda. Emails, pop-ups, banners também são considerados um tipo de publicidade no mesmo estilo Outbound.  O investimento necessário para realizar um Marketing Outbound é muito maior, pois os anúncios das mídias são mais caros, ou seja, se você optar por não investir mais, você “desaparece” da mídia. Por outro lado, no Inbound, isso não ocorre. As ações feitas e conteúdo produzido fica disponível e podem ser acessados a qualquer momento. Como exemplo de Outbound Marketing, podemos utilizar uma padaria. Para atrair novos clientes, poderiam ser feitos folhetos com promoções e distribuir em comércios locais, semáforos ou até mesmo na porta do estabelecimento. Uma ação mais ampla seria reservar um horário na rádio para fazer a divulgação ou até mesmo em outdoor. Já na parte digital, a ação poderia ser feita nas Redes Sociais, Waze, Google ou Youtube focando apenas no seu público alvo. Deste modo, a ação poderia ser mais direcionada.

É muito comum adotar as duas estratégias, pois uma não elimina a outra, portanto você não precisa escolher Inbound e Outbound, você pode fazer as duas. É importante levar em consideração o seu retorno sobre o investimento e como você pode comprovar isso. Em casos de mídia off-line, como um flyer, uma dica é colocar um cupom de desconto a ser inserido no site, assim você sabe que aquele cliente veio através de determinada ação realizada. Desta forma é possível mensurar o que está dando certo e repetir ou o que não foi para repensar outra estratégia.

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