Precisa de mais conversões? Melhore a jornada do cliente

O conceito de jornada do cliente pode servir como um guia prático para os donos de E-commerce que desejam expandir seus negócios.

Através da jornada, você conseguirá entender onde deve ser investido seus esforços de marketing, quais produtos seus clientes precisam e como fechar mais vendas de acordo com o dispositivo que o visitante estiver usando.

Melhorar a jornada do cliente – desde o primeiro toque de um cliente em potencial até uma compra repetida de um embaixador da marca – mantém as pessoas voltando.

Nesta postagem, abordaremos 4 elementos de jornada do cliente que afetam as conversões de qualquer loja virtual.

Personas de Audiência

Uma das etapas mais importantes que sua empresa de E-commerce pode adotar para melhorar as conversões é desenvolver personas detalhadas.

Algumas empresas escrevem livros inteiros sobre as pessoas que compram deles – cada departamento pode entender a quem eles estão vendendo e qual é a motivação do comprador.

Os compradores modernos não olham apenas para demografia básica e hábitos de consumo. As personalidades modernas também consideram os usos dos produtos, as necessidades dos consumidores e seu ciclo geral de compras.

Mesmo que duas personas sejam parecidas, uma característica-chave pode mudar a forma como você vende para elas.

Considere o mercado de tênis para corrida, por exemplo. A Adidas provavelmente tem dois tipos de clientes: Consumidores modernos que estão dispostos a pagar centenas de reais por tênis de coleções especiais, e atletas e pessoas que praticam exercícios regulares que precisam de tênis resistentes e duráveis.

No primeiro caso, os sapatos são uma declaração de moda. O cliente pode pagar algumas centenas de dólares, mas os tênis terão desgaste mínimo de uso. Esse cliente pode entrar no processo de vendas novamente depois, digamos, de uma nova coleção.

Enquanto isso, atletas e entusiastas do ar livre também podem gastar algumas centenas de dólares em sapatos. Mas eles esperam que os tênis durem anos e isso faz com que seja menos provável que esses clientes comprem tênis no futuro próximo.

É aqui que entram as personas detalhadas dos compradores . Se a Adidas classificar os clientes apenas por preço, eles podem colocar esses dois públicos no mesmo grupo. No entanto, seu comportamento é totalmente diferente. O marketing para um grupo com uma mensagem que agrade ao outro resultará em vendas diretas.

Previsões de vendas

Se os donos de E-commerce pudessem prever facilmente o que seus clientes queriam, os problemas estavam resolvidos.
Em vez disso, algumas marcas vendem produtos em poucas horas, limitando o potencial de vendas. Outros estão desesperados para se livrar de estoque, fazendo vendas a qualquer custos e dando descontos astronômicos.

Os dados relacionados ao gerenciamento de estoque são surpreendentes. Mais de 40% dos varejistas listam o gerenciamento de estoque como seu maior problema.

43% das pequenas empresas não geram inventário o que é chocante, considerando que 70% dos consumidores comprariam de um concorrente, em vez de esperar por um item fora de estoque.

Mapear a jornada do cliente e entender seus clientes-alvo pode ajudar sua marca a escolher itens que atraem os compradores e aumentem as chances de seu inventário atender às necessidades deles. Lembre-se: de nada vale investir na criação de sites, se você não se organiza nos processos offline.

Uma empresa que faz isso com sucesso é a Hering. Eles vendem camisetas de qualidade média aos consumidores a preços razoáveis ​​- normalmente em torno de R$ 40.

Eles sempre mantêm uma seleção de camisetas em estoque com uma ampla variedade de cores, pois sabem que seus clientes buscarão camisetas básicas. Apesar de seus clientes gastarem pouco em uma camiseta, ofertas pequenas como um pacote de cuecas são feitas quando vai finalizar a compra – o que serve como um upsell muito eficiente. Isso faz com que aumente o ticket médio e proporcione uma experiência mais completa aos visitantes.

Dentro de alguns meses, as camisetas provavelmente serão gastas, e os clientes provavelmente as substituirão, afinal de contas a camiseta tem uma “meia vida” bem definida.

Esses tipos de varejistas sabem o que seus clientes querem e podem prever quando os clientes vão querer comprar novamente. Isso torna o mapeamento da jornada do cliente mais claro e ajuda no gerenciamento de inventário.

Marketing de meio de jornada

Depois de entender claramente seus compradores, suas necessidades e o tipo de inventário que eles esperam, atente-se no Marketing de meio de jornada.

A maioria dos profissionais de marketing para E-commerce concentra-se no topo e no fim do funil de vendas. Eles criam conteúdos que, esperançosamente, se tornem virais e fiquem na frente de milhares de pessoas para a exposição da marca.

Então eles tentam converter esses clientes imediatamente. Nesse cenário, não há uma jornada real e os clientes geralmente ficam confusos sobre a marca e a oferta.

Por meio do mapeamento de jornada do cliente, você pode entender o que seus clientes em potencial precisam antes de converter.

  • Quais informações faltam em seus esforços de marketing que afastam leads?
  • Onde os consumidores estão se perdendo entre os estágios de conscientização e compra?

Depois de poder responder a essas perguntas, você pode desenvolver uma experiência de marketing mais robusta que impulsiona as vendas e preenche as lacunas.

Mudando o Comportamento do Comprador

O passo final para usar a jornada do cliente para aumentar as conversões é mudar a maneira como os consumidores fazem compras com sua marca.

  • A Adidas traz os clientes de volta com novos lançamentos, destacando os calçados que utilizam novas tecnologias e aqueles projetados e aprovados por celebridades.
  • A Hering é eficaz para convencer os compradores que inicialmente queriam apenas um produto baratinho, a comprar produtos adicionais.

Como essas empresas entendem o seu público, fazem as melhores seleções de estoque e têm uma forte estratégia de marketing, elas podem usar a jornada do cliente para aumentar as conversões e aumentar as vendas.