O que são Leads e como ele auxiliam no crescimento do seu e-commerce

Ter um negócio de comércio eletrônico significa que você tem que lidar com tudo o que
envolve, incluindo a geração de leads.
As táticas de geração de leads (clientes) para comércio eletrônico são diferentes da geração de
leads para outros modelos de negócios.
A maioria das lojas online não tem seus armazéns e equipes de vendas, mas o que eles têm são
automação do processo de envio e páginas de checkout.
Felizmente, existem algumas táticas econômicas que podem ajudá-lo a trazer leads de
qualidade para sua loja online.
Neste post, veremos oito táticas práticas diferentes de geração de leads que você pode
implementar imediatamente em sua estratégia de marketing.

Passos para atrair leads para o seu comércio eletrônico
Hoje, mais do que nunca, as empresas precisam de expandir a sua base de clientes ou leads. O
que costumava ser um “nicho” de mercado, no pós pandemia é agora o lar de todas as
empresas que querem ter sucesso.
Com a utilização do comércio eletrônico, é agora possível também aumentar a sua base de
clientes. Pode ainda aumentar as vendas aos seus clientes e fazer crescer organicamente o seu
negócio através de recomendações.
Abaixo segue alguns detalhes para direcionar esta estratégia de conquista de leads.
1. Defina as Personas Alvo
No comércio eletrônico, não há nada pior do que otimizar para o tipo errado de cliente. Saber
quem compra ou quem comprará seus produtos é fundamental para ajudá-lo a maximizar seu
ROI de publicidade e o sucesso da geração de leads.
Há muitas maneiras de definir seu público-alvo. Você pode pesquisar pessoas, mas a melhor
maneira de determinar seus clientes ideais é estabelecer as seguintes informações sobre eles:
O objetivo principal dessas perguntas é entender seus clientes em potencial e alimentá-los
com mais eficiência. Depois de identificar seu cliente-alvo, é hora de definir a jornada do
cliente. Os dados que você já reuniu sobre seus clientes-alvo podem ajudá-lo a descobrir a
jornada deles.
É vital saber como os usuários interagem com seu site de comércio eletrônico. Verifique se são
visitantes de primeira viagem, visitantes recorrentes ou compradores. Veja se você consegue
identificar tendências comuns em seu comportamento, especialmente eventos de página e
seções que os fazem sair do site e não converter.
Otimize a experiência para diferentes plataformas

Mesmo as pessoas que estão prontas para comprar o produto devem passar por vários pontos
de contato com sua marca para realizar a compra. Como resultado, é vital adaptar-se à
experiência dos usuários em cada plataforma.
Por exemplo, as pessoas podem encontrar sua loja online por meio de referência. Ou eles
podem encontrar seu tweet e sua postagem no Instagram. Em seguida, eles clicam no link para
ver mais. Para mapear a jornada do cliente, é crucial entender por que os usuários pulam de
uma plataforma para outra antes de comprarem de você.
Construa o funil para as necessidades de seus clientes-alvo
Antes que as pessoas decidam comprar na sua loja online, elas vão querer que você estabeleça
um relacionamento com elas. Isso significa que você precisa entender a psicologia do cliente,
além de ser capaz de fornecer valor em cada estágio da jornada do cliente.
Somente depois de mapear a jornada do seu cliente-alvo, você poderá desenvolver conteúdo
que o ajudará a adquirir mais leads e clientes. Uma estratégia de marketing de conteúdo
eficiente atrairá tráfego direcionado para o seu site de comércio eletrônico. Como resultado,
você obterá mais leads, aumentará sua taxa de conversão, aumentará suas contas de mídia
social e aumentará suas vendas.
2. Pop-ups de intenção de saída
Vamos supor que os usuários já naveguem pela sua loja virtual e coloquem alguns produtos no
carrinho. Mas, por algum motivo, os usuários clicam no ‘X’ na aba do navegador e saem da sua
página sem comprar nada. Para evitar que isso aconteça, convém usar pop-ups de intenção de
saída.
O pop-up de intenção de saída aparece antes do momento em que o usuário está prestes a
fechar o site. É uma ferramenta de geração de leads acessível que lembra aos usuários que
existem algumas ofertas que eles podem considerar se decidirem sair da página atual.
3. E-mail Marketing
A maioria das pessoas que visitam seu site de comércio eletrônico são novos usuários que
podem nunca mais voltar. No entanto, você pode fazer algo que trará esses usuários de volta
criando uma lista de assinantes de e-mail que o ajudará a ganhar e manter o tráfego no site
que você trabalhou duro para alcançar.
Você pode usar o marketing por e-mail para direcionar o tráfego recorrente, dando aos
usuários um motivo para retornar com descontos, conteúdo útil, produtos novos etc.
Aumentando sua lista de e-mails
Para aumentar sua lista de e-mail, o processo de inscrição deve ser discreto. Para fazer isso
com sucesso, você precisará usar formulários de inscrição em todos os lugares certos do seu
site, como:

  • A barra lateral
  •  Sua página Sobre
  • Nas postagens do seu blog
  •  No rodapé
  •  Nas suas páginas de checkout
  •  Pop-ups

 

Além disso, aumentar sua lista de e-mail requer três ingredientes essenciais:

    • O Motivo Certo – Este é o primeiro passo para construir uma lista de e-mail. Faça uma
      oferta especial, um desconto ou um brinde – algo que os usuários possam absorver e
      usar imediatamente.
    • Uma Landing Page – Depois de decidir sobre suas iscas digitais, é hora de criar uma
      landing page. Esta página precisa incluir uma seção de herói persuasivo, prova social
      genuína, a quantidade certa de conteúdo e uma explicação sobre os efeitos positivos
      de ingressar na sua lista de e-mail.
    • Tráfego recorrente – Se você deseja aumentar seus assinantes, precisa trazer tráfego
      para sua página de destino continuamente. Use publicidade, e-mail marketing,
      envolva-se nas mídias sociais e tenha os CTAs certos em seus posts.
      Segmentando sua lista
      Cada assinante não se tornará seu cliente. Se você vende produtos de grupos diferentes,
      provavelmente tem assinantes com interesses diferentes. Por esse motivo, você terá que
      segmentar sua lista de e-mail por:
    • Tipos de clientes – Categorize seus assinantes em compradores em potencial, novos
      compradores, clientes fiéis e compradores ocasionais.
    • Interesses – Exclua os assinantes que não estão interessados ​​em seus produtos. Você
      será mais eficiente e as taxas de abertura serão aumentadas como resultado.
  • Localização e Comportamento – Divida seus assinantes em pessoas que compraram o
    produto na loja física (se você possui uma) e online. Avise quem mora perto da loja
    para uma oferta especial, ou envie um desconto especial para quem está longe da loja
    física.
    O marketing por e-mail pode ser uma excelente fonte de leads para todos os negócios de
    comércio eletrônico. Comece a aumentar sua lista de e-mail e a fornecer ofertas recorrentes e
    valor aos visitantes para que você possa convertê-los em clientes.
    4. SEO
    É imperativo gerar mais tráfego orgânico para o seu site a partir de mecanismos de pesquisa
    como Google, Bing ou Yahoo. Ao pesquisar um produto específico no Google, você obterá a
    seguinte SERP:
    Sua estratégia de SEO deve ser sobre o seu comércio eletrônico aparecendo nos resultados da
    pesquisa orgânica. Quanto melhor o seu page rank no Google, mais tráfego.
    Isca digital
    Uma isca digital é uma oferta útil e valiosa que atrai os clientes e os motiva a deixar suas
    informações de contato, como e-mail, número de telefone ou informações da conta de mídia
    social. Essas informações podem ser usadas posteriormente para criar um relacionamento
    contínuo com os usuários.
    Os melhores tipos de iscas digitais que você pode incorporar ao seu site de comércio
    eletrônico são:
  • Cupons – Com cupons, você estará dando descontos para diferentes produtos. A
    melhor coisa sobre os cupons é que os visitantes veem um valor imediato e calculam
    quanto dinheiro vão economizar. As pessoas não ignoram os cupons e tendem a usar
    todos os descontos que podem obter.
  • Frete Grátis – Esta é outra variação de desconto. O frete grátis pode converter muitos
    leads em potencial em clientes fiéis, porque os custos de envio são dinheiro que os
    compradores preferem manter em seus bolsos. Para não gastar demais com os custos
    de frete, certifique-se de definir um valor mínimo de gastos que os clientes devem
    atingir antes de oferecer frete grátis.
  • Guias de compra – Ajude os consumidores a restringir sua escolha, oferecendo-lhes
    um guia de compra de produtos. Um guia de compras fornecerá dicas para encontrar o
    produto mais acessível e mais adequado para eles. Ao encontrar um guia de compras,
    os consumidores sabem que isso facilitaria o trabalho de compra para eles, então eles
    deixam seu endereço de e-mail como resultado.
  • Amostras grátis – Todo mundo quer uma amostra grátis. Mesmo quando os
    compradores estão em uma loja física, eles vão querer experimentar o produto antes
    de comprá-lo. Se puder, ofereça uma amostra grátis do seu produto. Isso é
    particularmente importante se você é novo no mercado e deseja criar
    reconhecimento.
    5. Páginas de destino
    As páginas de destino de comércio podem desempenhar um papel crucial em trazer tráfego
    para seu site e gerar mais leads. É por isso que a experiência da página de destino do seu site
    deve ser o mais agradável e fácil possível para os usuários.
    Uma página de destino bem projetada promoverá mais leads, mais conversões, mais vendas e,
    finalmente, mais lucro.
    6. Chat em tempo real
    No comércio eletrônico, assim como em qualquer outro negócio online, é crucial converter
    visitantes em clientes. Se você tem uma loja física, é muito mais fácil transformar as pessoas
    em compradores cumprimentando-as na porta, oferecendo conselhos de especialistas sobre
    um determinado produto, dicas de estilo etc.
    Mas no mundo online, é muito mais difícil fornecer aos clientes um toque pessoal. Uma
    maneira de tornar sua experiência online mais pessoal é usar o software de chat em tempo
    real para fornecer comunicação oportuna com os visitantes do site.
    Para usar efetivamente um chat ao vivo para sua loja online, primeiro você terá que descobrir
    as horas/hora do dia que traz mais tráfego para seu site. Você terá que experimentar os
    tempos e a frequência das conversas.
    Além disso, você deve tomar nota dos chats. Veja o que os visitantes estão pedindo. Eles
    querem saber mais sobre o produto ou algo diferente? Seja o que for, você deve acompanhar
    os bate-papos para descobrir o que seus clientes esperam ou precisam.
    7. Marketing de Conteúdo
    É uma tática de geração de leads poderosa e econômica. Ele ajuda você a criar
    reconhecimento de marca, além de gerar e converter mais leads para sua loja online. Aqui
    estão os três benefícios significativos do marketing de conteúdo para lojas online:
      • Táticas de geração de leads – Uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz pode
        ajudá-lo a gerar mais leads e transformá-los em clientes. Usando o marketing de
        conteúdo, você pode fornecer informações úteis em seu blog, contas de mídia social e
        até mesmo em suas páginas de produtos.
      • Educar os clientes – Você pode usar o conteúdo para educar os clientes em potencial
        sobre as vantagens de comprar seus produtos e recursos do produto. Você pode criar
        vídeos de instruções, guias, guias de cuidados com produtos, comparações de
        produtos etc.
      • Construindo Relacionamentos – Qualidade e conteúdo útil fortalecem a experiência do
        cliente. Isso é vital se você deseja construir um relacionamento com clientes em
        potencial.
        Enfim, o estabelecimento da sua loja on line deve ser feita com estratégia, planejamento e
        meta.
        Seguir o passo a passo apresentado dará juma base otimizada a loja, mas sempre será
        necessário o aprimoramento e estudo de resultados.
        Para saber mais sobre o tema, fale com alguns de nossos consultores.

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