O que NÃO fazer nas mídias sociais

 

Investir nas redes sociais de uma empresa é algo que vem se tornando cada vez mais comum ultimamente. É difícil achar uma grande empresa que não se faça presente nas redes sociais. Por isso, manter uma boa imagem é fundamental para não afastar os clientes já fidelizados e claro, os potenciais clientes. Manter suas postagens ativas, criativas, com conteúdo relevante para o leitor e estar sempre interagindo, são as “práticas de boas maneiras” das redes sociais.

Porém manter essas práticas nem sempre acaba sendo um trabalho simples. Diversas empresas começam seguindo um modelo, porém com o tempo descobrem que existem diversos detalhes que podem sabotar sua estratégia. No post de hoje vamos dar algumas dicas para sua marca não vacilar nas redes sociais.

O que não fazer nas redes sociais

Antes de tudo, é fundamental definir quem é o seu público e quais atitudes vão ser tomadas para conseguir atingi-los. A construção de uma estratégia de marketing é um grande passo para construir redes sociais bem posicionadas e com o conteúdo certo para seus clientes. De nada adianta fazer publicações sem saber quem você quer atingir. Isso acaba gerando uma perda de tempo em todos os envolvidos no processo e ainda pode ocasionar em potenciais clientes desistindo de seguir sua marca nas redes sociais.

As redes sociais foram feitas para a sociabilizar, ou seja, os usuários não entram apenas para olhar sua marca e sim para ficarem informados sobre notícias, novidades de amigos, etc. Por isso, postar fotos apenas de produtos ou serviços de sua marca não é o ideal. Fique atento às novidades e procure estar sempre atualizado nos assuntos para saber como sua empresa pode estar presente nos assuntos sem fugir muito da sua ideologia de marca.

É claro que as interações são muitas, os clientes podem ver as redes sociais da marca como uma ótima forma de manter contato. Isso nem sempre pode ser positivo para a empresa, pois pode existir um cliente irritado querendo de qualquer forma espalhar para todos o quanto ele não gosta da sua marca. Porém calma, isso pode acontecer com qualquer marca. O erro não é deixar que isso aconteça e sim ignorar os comentários negativos, reclamações ou até mesmo apaga-los. Ao responder as reclamações se desculpando ou procurando compreender e ajudar o cliente, isso gera uma simpatia dos outros usuários que estão acompanhando e pode até mesmo fazer com que o cliente insatisfeito volte a utilizar os produtos ou serviços da marca.

Não fique sem postar! Isso mesmo, quem acompanha suas redes sociais sentirá falta caso sua marca fique sem conteúdo, é necessário manter um padrão e regularidade nas publicações. A periodicidade educará seus seguidores, clientes e possíveis clientes. Ao realizar postagens em dias aleatórios e espaçados, passará uma imagem de empresa desorganizada, o que pode preocupar seus clientes com a qualidade do produto ou serviço que é oferecido.

A regularidade é importante, porém outro detalhe que é fundamental para a imagem de sua empresa é a interação. Procure sempre responder os comentários bons e principalmente os ruins. Lembre-se que as mídias sociais existem para a interação e isso é a base para construir uma relação com clientes e uma boa imagem da marca.

 

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