O que é a taxa de conversão e como aumentá-la no meu site?

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Um dos aspectos mais importantes de um site ou blog corporativo é a sua taxa de conversão. Aumentar a taxa de conversão envolve muito trabalho, testes e tempo, mas é algo possível de se realizar quando são utilizadas as ferramentas de otimização corretas.

Para provar que dá para aumentar a taxa de conversão de maneira relativamente simples, resolvemos explicar primeiramente o que é a taxa de conversão e depois apresentar três estratégias para ajudar a aumentar essa taxa de maneira efetiva.

Pronto para saber tudo sobre taxa de conversão? Então continue a leitura!

O que é a taxa de conversão de um blog corporativo?

Taxa de conversão é uma métrica utilizada pelo marketing digital para analisar o percentual de visitantes em seu site ou blog e as ações realizadas por eles, com o objetivo final de efetivar uma venda, é claro.

Para uma melhor compreensão, podemos dizer que a taxa de conversão serve para mostrar como anda o desempenho do seu blog corporativo, ou seja, ela mostra se suas estratégias de marketing estão sendo eficientes para converter a quantidade de visitantes desejada.

Estratégias para aumentar a taxa de conversão do seu blog

Otimize suas páginas de destino

A página de destino (landing page) é uma página que deverá receber os visitantes e convertê-los. Essa é, em poucas palavras, a sua única função. Normalmente, os visitantes chegam a uma página de destino por meio do Google ou por link de direcionamento dentro do seu site ou blog.

Para aumentar a sua taxa de conversão, suas páginas de destino precisam estar bem otimizadas para isso. Não adianta nada direcionar 100 mil pessoas por semana, por exemplo, se a página que vai recebê-las não converte como deveria.

Confira 3 dicas para otimizar uma página de destino:

  • Seja sucinto: quanto mais informação for pedida ao visitante (por exemplo, um formulário com nome, e-mail ou idade para baixar um e-book), menor será a sua conversão. Por isso, tente ser o mais sucinto possível numa primeira conversão e deixe para obter informações complexas mais para a frente.
  • Otimize bem as cores de contraste: cores possuem uma função muito importante para a taxa de conversão. Quanto mais contrastantes elas forem com o visual normal do site, mais atenção as páginas de destino e seus comandos de ação receberão.
  • Tenha um design intuitivo: existe uma máxima no mundo do marketing digital que diz: “Quanto maior a explicação, menor a conversão”. Essa frase é verdadeira especialmente em relação ao design das páginas de destino. Quanto mais “blablablá” e informação, menos conversão, portanto, faça um design que seja simples, intuitivo e que redirecione seus usuários para a conversão mais rapidamente.

Utilize materiais ricos e úteis como iscas

O funcionamento básico de uma conversão é o seguinte: o site ou blog corporativo oferece um conteúdo de interesse do visitante e, em troca, o visitante aceita oferecer seu e-mail, seus dados pessoais ou sua atenção para ler a mensagem fornecida.

Se olharmos para essa equação de forma lógica, vamos entender que quanto melhor for o conteúdo oferecido, melhor será a taxa de conversão. Por isso, uma das melhores estratégias é oferecer material diferenciado, rico e com informações de qualidade para seus visitantes.

Confira uma lista desses possíveis materiais:

  • Planilhas;
  • E-books;
  • Webinars;
  • Perguntas e respostas;
  • Artigos;
  • Whitepapers.

Crie melhores chamados para ação

Para que uma conversão possa acontecer é preciso um elemento essencial: o CTA! Essa sigla vem do termo em inglês Call-To-Action e significa chamado para ação.

Um chamado para ação pode vir em várias formas: textual (como um “Clique aqui!”, por exemplo), gráficos, recursos de áudio ou audiovisuais, entre outros.

Uma boa maneira de otimizar seus CTAs é por meio dos testes A/B, ou seja, testar diferentes versões de cada elemento do CTA até descobrir qual funciona melhor para aumentar a sua taxa de conversão.

Só para concluir…

Como deu para ver, aumentar a taxa de conversão de um blog corporativo envolve um trabalho cuidadoso e meticuloso que influencia todo o processo estratégico da empresa. É um caminho longo a percorrer, mas que vale a pena!

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