O que é Marketing Digital e por que ele é importante para o meu negócio?

blog-marketingdigital

Muito se fala a respeito da mudança nos paradigmas da comunicação e de como os avanços tecnológicos mudaram a forma de divulgar os seus produtos e conquistar novos clientes, mas realmente o que é o marketing digital? Quais são suas vantagens? Como trabalhar suas ferramentas para melhorar os negócios?

Marketing digital nada mais é que o conjunto de táticas de marketing aplicadas à internet e aos dispositivos mobile. Trabalho de relacionamento em redes sociais, postagens no seu blog corporativo, mail marketingsite bem posicionado no Google, vídeos no YouTube. São diversas as formas e as possibilidades de trabalhar o marketing na internet, e inúmeros são os motivos para você começar a prestar atenção a esse tipo de estratégia.

Conheça as características do marketing digital e entenda por que é importante investir nesse setor:

Segmentação

Com a internet, a possibilidade de segmentar o seu público é muito maior do que em uma mídia tradicional. Especialmente em redes sociais e anúncios pagos no Facebook e no Google, por exemplo, é possível ir além das usuais segmentações demográficas por gênero, idade e localização. Com a internet, você consegue direcionar sua mensagem para públicos específicos, de acordo com comportamentos e hábitos.

Alcance

Barreiras geográficas são praticamente ignoradas nas estratégias de marketing digital. Com a internet e a sua capacidade de disseminação, a sua mensagem pode ser levada a muito mais pessoas, por um custo muito menor.

Interatividade

A comunicação, algum tempo atrás, funcionava como uma via de mão única (as empresas falam, os consumidores escutam). Depois, estratégias de serviço de atendimento ao cliente e ouvidorias foram criadas, mas, mesmo assim, o processo de comunicação era truncado e burocrático, e a mensagem demorava muito para chegar de uma ponta a outra, o que desincentivava ambas as partes a investir nesse diálogo.

Com a chegada da internet, especialmente em se tratando de redes sociais, o contato com o seu público é muito mais direto e efetivo. E você deve entender os benefícios e as responsabilidades de se abrir para essa comunicação. É importante que você sempre responda, e responda rápido.

Instantaneidade

O tempo real é o tempo que importa. Tudo fica velho muito rapidamente e, com isso, as informações devem ser atualizadas com mais rapidez. Os consumidores se tornam cada vez mais exigentes em relação a respostas para suas perguntas. Você deve estar preparado para acompanhar o ritmo da internet, pois a instantaneidade é um fator que, se não for aplicado em sua estratégia de marketing digital, descaracteriza o meio. Ao mesmo tempo, esse é um fator positivo, pois permite que as decisões sejam tomadas com mais maleabilidade, tornando mais fácil reestruturar ações que não estejam dando tanto retorno.

Análise de dados

Ao mesmo tempo, perceber o que está dando retorno ficou ainda mais fácil com as ferramentas de marketing digital. Como a internet é muito precisa em seus números, e todas as ações são identificadas e coletadas como informações, é possível entender exatamente como e quanto as pessoas estão interagindo com aquilo que você publica. Além disso, através da inteligência que diversos serviços gratuitos oferecem, você consegue obter dados importantes sobre o comportamento de seu público e utilizar essa análise para direcionar seus esforços e investimentos para formatos, conteúdos e outras especificações que estejam trazendo maior retorno dentro de sua estratégia.

Toda ação realizada na internet deve ser planejada e executada considerando as características individuais desse canal. Entender o que é marketing digital pode ser fundamental para conquistar novos clientes e fidelizar sua cartela, considerando o novo padrão comportamental e os novos hábitos das pessoas, que estão cada vez mais conectadas!

E então? Gostou das nossas dicas? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e continue nos acompanhando!