O que é Marketing de Performance e como utilizar no meu negócio?

Você já sentiu a sensação que parece que todo mundo faz marketing digital, mas apenas alguns têm sucesso? Então, entender o que é Marketing de Performance vai te trazer essa resposta de forma reveladora.

Dentre as tantas estratégias digitais, o Marketing de Performance está se tornando cada mais mais popular (e essencial) para todos os formatos e tipos de empresa.

Quer saber tudo sobre Marketing de Performance? Então acompanhe o nosso post! Nós iremos trazer pra você a definição e os principais conceitos deste assunto. Além disso, vamos abordar os canais digitais e falar sobre planos de mídia, uma das mais importantes ferramentas para gestão de mídias digitais.

 

O que é Marketing de Performance?

 

Hoje em dia precisamos estar cada vez mais atentos às mais diversas ferramentas e formas de atrair os clientes. Com o marketing digital, conseguimos realizar estratégias diretamente focadas no nosso público-alvo.

Para atingir esse público de forma assertiva no ambiente digital, é necessária uma mídia de performance.

O Marketing de Performance comumente está associado a mídia de performance, que são as mídias digitais – geralmente, pagas – que contam métricas de retorno sobre investimento, bem como de desempenho de campanhas e anúncios com uma infinidade de métricas e dimensões.

Por fim, podemos resumir que o Marketing de Performance é uma disciplina do marketing digital focado em resultados e orientado a dados.

Tem sido uma das principais e preferidas formas de investimento, uma vez que proporciona uma forma eficaz de mensuração de retorno sobre investimento, por meio de métricas como CPC, CPA, ROI, etc.

As Mídias de Performance x Publicidade Tradicional – O que mudou?

 

Há 10 anos atrás, para divulgar uma marca com o objetivo de atingir um número significativo de pessoas era preciso anunciar em TV, jornais e revistas. E para fazer isso, era necessário contar com uma grande agência de publicidade.

E qual o problema?

As verbas para anunciar em veículos tradicionais eram exorbitantes (milionárias), além disso, os anúncios não eram segmentados. Ou seja, era propaganda em massa.

Em oposição a isso, anunciar em plataformas como Google e Facebook é absolutamente democrático e segmentado. Ou seja, com poucos reais de investimento qualquer pessoa no mundo pode criar as suas campanhas.

Mas sabe qual a melhor parte? Os investimentos em mídias de performance podem trazer resultados previsíveis (especialmente quando há dados históricos). E tudo isso de forma segmentada: é possível exibir o anúncio só para os potenciais leads com interesse de adquirir seu produto ou serviço, tornando o investimento bem mais eficiente.

 

Publicidade Digital – Será que funciona?

 

‘’Publicidade Digital no Brasil cresce 25% ao ano e já movimenta R$14,8 bi’’.

Recente pesquisa Digital AdSpend, da IAB Brasil, revela que a publicidade digital no Brasil cresceu 25,4% e movimentou R$14,8 bilhões. Essa cifra representa um terço do mercado publicitário no Brasil, conforme informações da ExchangeWire.

Já nos EUA, também segundo relatório da IAB, a publicidade online representa 23% dos investimentos publicitários e movimenta US$ 49,5 bilhões.

 

Mídias de Performance – Conheça as principais plataformas

 

 As Mídias de Performance são plataformas que veiculam os anúncios de clientes. Confira as principais:

Google Ads

É a ferramenta de criação de campanhas mais usada, o Google Ads veicula os anúncios criados por sua plataforma, permitindo que o usuário escolha o formato, tipo de lance, localização, entre outras configurações.

Seus anúncios aparecem nos veículos do Google, como seu buscador, inclusive no Google Shopping, YouTube, Gmail, mas também em milhões de sites parceiros da Rede de Display.

Sobre orçamento no Google Ads:

Você define um orçamento diário médio para cada campanha do Google Ads. Nos dias em que seu anúncio recebe mais visualizações, o Google Ads permite o gasto de até o dobro do seu orçamento diário médio. Assim, você não perde cliques valiosos.

Quer saber mais sobre como investir em links patrocinados? Acesse aqui.

Facebook Ads

facebook-ads-ideiaA ferramenta de anúncios do Facebook também possui métricas e maneiras de segmentar as campanhas criadas. Entretanto, a plataforma oferece um leque maior de objetivos de campanha, ou seja, você pode escolher o item de acordo com o seu objetivo de marketing.

Ex.: direcionar visitantes para o seu site, gerar mais leads para o time de vendas, aumentar a sua base de fãns, entre outros.

Sobre orçamentos no Facebook Ads

Você pode definir seu orçamento no nível do conjunto de anúncios ou no nível da campanha. Independentemente do nível escolhido, há dois tipos de orçamento:

 

  • Orçamentos diários: o valor médio que você está disposto a gastar em um conjunto de anúncios ou campanha todos os dias.
  • Orçamentos vitalícios: o valor que você está disposto a gastar ao longo de todo o tempo de veiculação do seu conjunto de anúncios ou campanha.

Confira alguns dos objetivos de marketing que a plataforma oferece:

  • Tráfego para o site
  • Geração de Cadastros
  • Mensagens
  • Instalação do Aplicativo
  • Reconhecimento de Marca
  • Alcance
  • Envolvimento
  • Entre outros

Recentemente, o Facebook Ads expandiu sua rede de anúncio para sites parceiros.

Instagram Ads

instagram ads - ideiaA atualização recente do Instagram e super completa para realizar campanhas nessa rede social, o Instagram Ads funciona em conjunto com o Facebook Ads.

Seus principais formatos são impulsionamento de posts, anúncios com imagens, vídeos e, mais recentemente, passou ser possível anunciar no formato Stories (ou “Histórias”).

Além disso, ele fornece métricas importantes do perfil da sua empresa!

Quer saber mais sobre sobre os anúncios pagos em Redes Sociais? Acesse aqui.

 

 

Marketing de Afiliados

 

O Marketing de Afiliados é um tópico a parte, mas pode ser incluído no hall das mídias de performance, uma vez que seu investimento está diretamente ligado ao resultado que produz. É um tipo de investimento onde se paga pelo resultado final, em geral uma comissão pelas vendas ou pelos leads gerados.

 

O que é Plano de Mídia e como essa ferramenta pode ajudar a atingir melhores resultados?

 

A era da transformação digital proporciona cada vez mais plataformas de veiculação de campanha e de comunicação entre empresas e seus públicos. Com diversas opções, se torna ainda mais importante entender por meio de qual desses canais as ações de marketing devem ser realizadas.

O plano de mídia, ou planejamento, é um trabalho estratégico e que tem como finalidade definir quais canais serão usados. Nessa atividade, é avaliada uma série de fatores que têm impacto direto na decisão. Com essa visão estratégica, o plano de mídia determina as plataformas principais da campanha.

Fatores considerados em um planejamento de mídia: horário de veiculação das campanhas, canal que vai captar o público-alvo, qual terá mais impacto em volume, qual terá o melhor custo-benefício, entre outros pontos importantes.

 

Sempre conte com especialistas em performance digital

 

Se a sua empresa não tem conhecimento profundo sobre performance digital, é absolutamente indispensável contar com uma agência digital para ser sua parceira em geração de resultados.

A ideia é uma agência especializada em marketing digital, performance e desenvolvimento web, que atende clientes de médio e grande porte. Caso este seja o perfil do seu negócio, entre em contato com o nosso time.

 

Conclusão

 

Como podemos observar, no Brasil e no mundo todo vivemos uma revolução digital, que influencia e modifica os investimentos publicitários e, o Marketing de Performance é um dos grandes responsáveis por isso.

As Mídias de Performance democratizaram e facilitaram o acesso à publicidade, de modo que pequenas, médias e grandes empresas podem investir e obter resultados mensuráveis.

Entretanto, com tanta mudança vimos que é fundamental contar com especialistas (geralmente, será uma Agência de Marketing Digital) e trabalhar com Planos de Mídia.

Desenvolvendo um planejamento de mídia, selecionando os veículos certos, com uma comunicação assertiva e fazendo uma boa gestão, os resultados irão aparecer, pode ter certeza!

 

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