O que é Google Adwords e por que ele é indispensável para sua empresa?

banner-blog-google-adwords2

Se você já pensou em empreender digitalmente, certamente já se perguntou o que é o Google Adwords. Não é à toa. A maior fonte de renda da maior empresa de publicidade do mundo oferece uma série de benefícios para seus anunciantes e vantagens que a consolidaram como um grande expoente no mercado de marketing digital.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é Google Adwords, os motivos pelos quais ele faz tanto sucesso e por que ele é indispensável para o seu negócio.

O que é Google Adwords?

O Google Adwords é uma plataforma de anúncios para empresas de todos os tamanhos. Embora existam outros métodos de pagamento, o mais comum é o PPC, ou seja, pagamento por clique. Existem dois canais para anunciar, que são:

  • A rede de pesquisa: anúncios veiculados no motor de busca do Google. Sempre que um usuário realiza uma pesquisa, se houver um anunciante para aquele termo, o algoritmo realiza um leilão e os anúncios vencedores são exibidos nos três primeiros resultados (antes dos resultados orgânicos) e na barra lateral à direita.
  • A rede de display: tendo como grande força a segmentação, consiste na veiculação de anúncios em sites parceiros, que se cadastram no Google Adsense.

Como ele veicula anúncios instantaneamente?

Uma das grandes vantagens do Google Adwords é a velocidade com que se pode criar e veicular anúncios na rede. Após realizar o cadastro e efetivar o cartão, basta criar sua campanha e aguardar a aprovação, que é praticamente imediata. Por isso, se você decidir anunciar hoje, é possível que no mesmo dia você já esteja alcançando o seu público-alvo.

Quanto ele cobra por esse serviço?

O Google Adwords funciona com um sistema de leilão, ou seja, a cada busca realizada, um leilão é feito. Geralmente, os links patrocinados são muito mais baratos do que meios de comunicação tradicionais e fora da esfera da web, já que o anunciante decide um valor máximo para cada clique.

Como ele utiliza as palavras-chave?

Existem palavras-chave com ampla concorrência, o que faz com que o preço pelo clique seja alto. Porém, a solução para pequenas e médias empresas é a utilização do conceito de cauda longa, que consiste na escolha de termos de busca mais extensos, específicos e de nicho. Em vez de anunciar para “celular”, uma palavra-chave de alto valor por clique, ele pode anunciar para “celular barato com câmera fotográfica”, por exemplo.

Como ele mede e analisa os dados?

Uma das ferramentas mais utilizadas no atual cenário do marketing digital é o Google Analytics, que permite ao usuário o acesso a dados relevantes sobre sua audiência e o seu comportamento.

Números demográficos, geográficos, de gênero, plataformas mais utilizadas, fontes de tráfego e tempo de permanência transformam o Google Analytics numa poderosa arma para realização de testes e análise. Cabe ao empreendedor compreender esses dados e ajustar suas ações a eles, buscando sempre a melhoria nos resultados do negócio.

Agora você sabe o que é o Google Adwords. Ele é uma das mais poderosas ferramentas não apenas para criar anúncios, mas também para que a empresa possa compreender melhor o seu público e seu comportamento na internet, criando assim as melhores estratégias de marketing. Ele é indispensável para uma campanha demarketing digital.

Gostou do nosso artigo? Que tal assinar a nossa newsletter e receber conteúdo como esse direto na sua caixa de e-mail?