Neuromarketing – aprenda como aplicar essa técnica a sua estratégia

Neuromarketing: Dominar técnicas que auxiliam a entender como funciona a mente dos consumidores pode ajudar sua empresa a vender mais.

O neuromarketing tem o objetivo de estudar como funciona a mente humana aos estímulos de marketing, como o cérebro do consumidor reage e como toma decisões a partir do que vê, lê e ouve. Com isso, as empresas têm em mãos informações muito importantes sobre o público, sua aceitação a certos estímulos e as tendências de ações que podem ser realizadas após o contato com determinadas campanhas. Uma ferramenta muito útil para o marketing e que pode otimizar e muito os seus esforços de vendas. 

 

Mas, antes de falar sobre os benefícios desta técnica de marketing e vendas, é preciso compreender o que significa neuromarketing e os benefícios que esses estudos podem trazer para os seus negócios.

 

Qual é o conceito de neuromarketing?

O significado de Neuromarketing vem exatamente da junção das palavras neurociência e marketing. O seu principal objetivo é estudar os fatores que fazem com que um consumidor escolha uma ou outra marca. Quanto mais se aproxima a ciência do marketing, mais pode-se trabalhar com dados precisos e garantir resultados mais assertivos para as ações. 

 

Quais os benefícios para as organizações?

Para as organizações é extremamente relevante e muito positivo utilizar as informações obtidas com o neuromarketing. O conhecimento adequado melhora a tomada de decisões sobre todas as ações que a sua empresa realizar e permite que essas ações sejam mais alinhadas com os desejos e perfil do seu público-alvo.

 

Melhor experiência do consumidor: quanto mais você conhece o comportamento e as preferências do seu público, melhor vai conseguir produzir conteúdos alinhados com as preferências da audiência e, consequentemente, aumentar a qualidade das experiências que as pessoas têm com a sua marca.

 

Facilita a criação de novas ações: quando você sabe que caminhos têm mais efetividade, a criação de novas campanhas e ações com a sua marca fica mais fácil. A ideias desenvolvidas são pensadas diretamente para atender as demandas que o marcado possui e isso faz com que o retorno aumente consideravelmente. 

 

Como o neuromarketing pode ser aplicado?

Existem diferentes formas de se aplicar o neuromarketing às ações da sua empresa. A seguir, apresentamos a você algumas formas de aplicação dos conhecimentos já adquiridos com os estudos de neuromarketing.

 

Psicologia das cores

Esses estudos determinaram diferentes reações que as pessoas sentem ao serem estimuladas com as cores. Você pode descobrir o que cada cor que você utiliza nos seus materiais desperta em seus seguidores e isso pode ser ajustado para o que você realmente deseja transmitir. Tanto nas cores dos seus produtos, quanto nas cores escolhidas para os seus materiais de divulgação, site e posts nas redes sociais, por exemplo. 

 

Storytelling

Tratar a sua comunicação com o público como uma verdadeira história que merece ser compartilhada é muito mais eficaz do que apenas disparar publicidade. As técnicas de storytelling buscam ativar as emoções do consumidor, criando um vínculo com a marca que, na maioria das vezes, é maior do que apenas assistindo aos comerciais tradicionais. Para aplicar de forma prática as histórias ao seu perfil, é preciso trazer mais subjetividade para as mensagens, mais sentimento e apresentar o seu propósito como empresa de forma mias humanizada.

 

Gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são uma das técnicas mais utilizadas pelos profissionais de marketing e publicidade no momento de compor as suas mensagens. Essa estratégia tem o foco em, ao transmitir as informações ao consumidor, despertar o desejo quase que imediato de tomada de decisão ou de ação para a realização de uma compra, por exemplo. Para isso, existem tipos de gatilhos que podem ser utilizados para despertar as emoções do público. Saiba mais sobre os gatilhos mais utilizados em nosso post 7 Gatilhos mentais para gerar conversões nas suas redes sociais.

 

Aplicação no design

O design é uma ferramenta que deve fazer parte das estratégias da sua empresa, desde a criação dos elementos da sua marca, até a criação de materiais de divulgação e publicações em redes sociais. Por isso, busque entender como o design trabalhado pode melhorar a experiência do usuário e incentivá-lo a permanecer mais tempo no seu site e aumentar a vontade de se relacionar mais com a sua empresa.

 

Repetição de conceitos

De acordo com as pesquisas de neuromarketing, a repetição de palavras e conceitos feita de forma estratégica pode fazer com que o público passe a gravar a sua mensagem e reforça a lembrança da sua marca na mente do consumidor. Para tanto, procure destacar os conteúdos que você deseja fixar na mente das pessoas e trabalhe-os de forma estratégica para se tornar a primeira opção na mente dos consumidores e vender mais.

 

Entrega de conteúdo de valor

Outra questão muito pertinente a ser trabalhada, é sobre a importância da relevância do material entregue pela sua marca na web. A forma dos usuários da internet de trabalharem as suas relações está muito ligada às atitudes baseadas na reciprocidade. As pessoas tentem a estarem mais dispostas a colaborar com marcas e usuários que lhes entregam conteúdos de valor, seja para o esclarecimento de dúvidas, para o aprendizado ou para entregar algum material que facilite a rotina do usuário. 

 

Coloque na sua lista de tarefas a produção de conteúdos de valor para a sua persona para estabelecer uma relação de confiança e depois poder solicitar as informações que você precisa para torná-la um lead ou mesmo oferecer um produto para a venda.

 

Fique atento às novidades do mercado de marketing e publicidade para que você possa aplicar no seu negócio as estratégias mais atualizadas e eficientes. O neuromarketing traz muitas informações que podem ser aplicadas de forma simples e prática nas suas ações e que trazem resultados mensuráveis e relevantes para os diferentes perfis de empreendimentos. 

 

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