Loja virtual – 5 dicas para aumentar suas vendas

Técnicas e ferramentas que vão te ajudar a incrementar o seu negócio virtual.

 

Em um mundo cada vez mais conectado, vender pela internet pode mudar os rumos do seu negócio. O aumento das vendas pela internet propiciou uma ampliação no mercado e o momento para levar seus produtos e serviços para a web é agora.

 

Quem trabalha com vendas sabe que as mudanças no cenário econômico, político e até mesmo sanitário do nosso país podem influenciar e muito o faturamento no final do mês. Por isso, estar atento e sempre em movimento, buscando melhorias para a sua loja virtual já deve fazer parte da sua rotina.

 

Confira algumas dicas que vão te ajudar a incrementar as vendas para a sua empresa e deslanchar o seu comércio digital.

 

  1. Divulgue os seus produtos nas redes sociais

Marcar presença nas redes sociais é essencial para quem trabalha com vendas pela internet, seja de produtos, seja de serviços. Só é lembrado quem é visto e, melhor, visto com frequência.

 

Se a sua empresa ainda não possui perfil comercial e página de negócios, já passou da hora de você colocar seus produtos nas redes, compartilhar conteúdos relevantes para o seu público e estabelecer relações mais próximas com o seu público. Aproveite o espaço nas redes para interagir com o público, conhecer seus seguidores, entender seus gostos e comportamentos.

 

Não publique apenas propagandas, mostre os bastidores da sua empresa, prestigie seus clientes, comentando nas fotos, compartilhando publicações e depoimentos sobre a sua empresa.

 

Siga empresas que são referência do seu ramo e para seus seguidores e busque inspirações, troque ideias e não esqueça de sempre divulgar suas redes e sua loja virtual para que mais pessoas possam acompanhar o seu trabalho.

 

  1. Tenha um portifólio de produtos diversificado

Busque conhecer o seu mercado e as tendências do momento para o seu nicho. Veja como você pode ampliar a gama de produtos e serviços que você pode oferecer de acordo com os interesses e necessidades da sua persona.

 

Ofereça produtos complementares ao que você já vendeu inicialmente para o cliente para aumentar o ticket médio de consumo.

 

Faça o levantamento dos produtos mais rentáveis para a sua loja virtual e tenha sempre em estoque os itens que mais possuem saída, mas não deixe de lado os produtos com menos saída, é importante saber organizar o seu fluxo de pedidos para não deixar ninguém na mão e nem perder a chance de vender exatamente aquilo que o cliente estava procurando.

 

  1. Invista em uma boa plataforma para realizar as vendas

A plataforma utilizada pela sua empresa para fazer as transações de compra e venda deve ser escolhida e pensada em todos os detalhes para oferecer a melhor experiência de usabilidade e garantir a segurança nas transações comerciais e na proteção dos dados de todos os clientes.

 

Uma boa plataforma de e-commerce permite a customização do layout para que este possa ser integrado ao site da empresa e que tenha a identidade visual do seu negócio.

 

A administração da loja virtual deve ser fácil e prática, facilitando os processos na sua rotina e contendo todos os dados para a otimização do site para os mecanismos de busca, o SEO (Search Engine Optimization).

 

  1. Estude a jornada do seu cliente

Para vender de forma efetiva e agilizar os processos para conquistar mais clientes, conhecer o perfil, o comportamento e as dores do seu público precisam estar na sua lista de tarefas.

 

Monitore o comportamento do público nas redes sociais e o caminho que as pessoas percorrem até efetivar a compra. O conhecimento vai te ajudar a potencializar as suas estratégias de atração e falar a língua que o seu cliente melhor entende. Identificação gera conversão.

Estabeleça quem é a sua persona, ou seja, o perfil do seu cliente ideal e entenda seus interesses por produtos, preferências de compra, formas de pagamento preferidas e utilize de técnicas de marketing de atração e inbound marketing e ferramentas de CRM e automação de marketing para promover as vendas.

 

  1. Faça promoções e vendas especiais

Aproveite as datas comemorativas para fazer promoções de vendas, crie combinações especiais de produtos que vão incentivar as compras. Seja sempre honesto na remarcação de preços e ofereça combos que tragam tanto vantagens para você quanto para o seu público.

 

As datas comemorativas permitem a criação de produtos e serviços temáticos que podem ser a cara do seu cliente potencial. Mas lembre-se sempre de utilizar datas ligadas à sua persona. Não force a barra ou crie algo mirabolante que não vai fazer sentido para ninguém.

 

Falando em promoções, muito cuidado com os sorteios em redes sociais para promover a visibilidade da sua empresa, muitas vezes o público é atraído apenas pelos prêmios e não pelo interesse nos seus produtos ou no seu conteúdo. Tudo isso pode gerar um aumento repentino de seguidores, mas não em conversão e venda no seu site.

 

É preciso usar a imaginação e ter criatividade para chamar a atenção das pessoas para a sua loja virtual. Faça parcerias com empresas de nichos complementares para promover a venda dos produtos das duas marcas e pense se não é vantajoso para a sua empresa ser um marketplace para outros lojistas, oferecendo espaço de venda e recebendo uma comissão por isso.

 

Aproveitar os momentos e as tendências de consumo é fundamental para manter o seu negócio sempre à frente no mercado. E, no momento onde as vendas pela internet estão em alta, foque em otimizar o site da sua empresa ou criar uma loja virtual. Fique atento às novidades e atualize seus conhecimentos constantemente para não ficar para trás e perder preciosas vendas.

 

Então, como está a performance da sua empresa nas vendas por comércio eletrônico? Se você ainda não pensou em investir em um site ou loja virtual, o momento chegou.

 

Se você já vende pela internet, mas precisa alavancar as suas vendas na web, aqui na Ideia nós temos uma equipe preparada para oferecer para a sua empresa soluções completas para apoiar a sua empresa. Venha conversar com a gente: (51) 3085-7878.