Identidade Visual: qual a importância para a estratégia do seu negócio?

Cada pessoa um conjunto de características — desde o próprio nome até aspectos da personalidade e aparência — que o fazem ser lembrado e reconhecido pelos outros.

Ter uma identidade bem definida é importante não apenas para os seres humanos em sociedade, mas também para marcas e empreendimentos como um todo. Afinal, como ser reconhecido sem uma imagem?

Quando falamos sobre comida, usamos o velho ditado de que “primeiro se come com os olhos”, não é mesmo?

Digamos que, com qualquer outro produto ou serviço, acontece a mesma coisa.

A identidade visual é o que tornará a sua ideia “apetitosa” o suficiente para o público.

O erro está em optar por um design que seja simplesmente bonito, ao invés de uma imagem que realmente capture a essência da sua empresa e a mensagem que deseja transmitir.

Por isso, na hora de desenvolver a estratégia da identidade visual da sua marca, a mesma deve ser vista como prioridade. Neste artigo, reunimos tudo o que você precisa saber para construir uma personalidade de imagem fiel aos seus conceitos e aos desejos do seu cliente. Acompanhe!

 

O que é Identidade Visual?

 

A Identidade visual é uma combinação de vários elementos gráficos e visuais com o objetivo de transmitir ao público o conceito, os valores, ideais e o posicionamento de uma marca no mercado. Alguns desses elementos de marca são: nome, logotipo, materiais gráficos e muito mais.

As cores, tipografias, formatos, materiais de divulgação e até frases, como o slogan, possuem o papel de gravar na mente do público, de forma rápida e objetiva, qual é a sua grande missão.

Para que uma marca seja reconhecida positivamente e, como consequência, tenha sucesso em seu nicho de atuação, é preciso defini-la e destacar suas melhores qualidades a fim de deixá-la única e interessante.

Por este motivo, quanto melhor, mais elaborada e compreensível for a estratégia, mais espaço a marca ganha no dia a dia do consumidor. Existem empresas que trabalham sua identidade visual tão bem ao ponto de serem reconhecidas apenas por suas cores!

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Qual a importância e os benefícios da Identidade Visual para uma marca?

 

Uma identidade visual arquitetada e marcante é um passo fundamental para se apresentar ao seu cliente como uma empresa em que ele pode acreditar e investir.

Além disso, trabalhar de forma estratégica com a identidade visual é importante por vários motivos, mas um dos principais é: definir de forma visual, prática e “a primeira vista” quem é a empresa.

Grandes nomes do mercado são representados por imagens e cores que despertam a nossa memória até mesmo de forma inconsciente. Quer ver só?

Fundo vermelho com a logomarca branca, uma bolinha vermelha ao lado de uma amarelo-alaranjada, a letra M amarela aplicada sob um fundo vermelho.

Se você pensou na Coca-Cola, MasterCard e McDonalds sem muita dificuldade, acabou de provar que o reforço e investimento em uma boa identidade visual são excelentes estratégias para reconhecimento de marca.

É este tipo de impacto que você quer causar no seu público: uma identidade visual que transpareça a sua missão e se torne reconhecível em qualquer lugar.

 

Como montar um Manual de Identidade de uma empresa?

 

O processo de construção de identidade visual deve ser documentado em cada uma das suas etapas para construir um verdadeiro padrão que represente o seu negócio.

O desenvolvimento da estética da marca reúne dados técnicos, análises, pesquisas, especificações e todo o tipo de informação que se transformará em referência para a criação de qualquer outro produto que levará o nome da sua empresa.

A criação de um manual de identidade visual, também conhecido como manual de marca, tem o objetivo de ser o guia definitivo da comunicação visual do seu negócio.

É este documento que o seu time vai consultar para criar, por exemplo, o layout de um blog corporativo, cards e peças gráficas para as redes sociais e até mesmo um papel timbrado. O manual é direcionado para os profissionais que trabalham nos processos de criação e design da sua empresa.

O objetivo principal deste guia técnico é construir uma identidade visual tão sólida que impacte e permaneça na memória do cliente.

A seguir, vamos listar alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração no momento de elaborar este guia:

 

Briefing

Todos os pontos essenciais para a criação de uma identidade gráfica são levantados no briefing. É o momento de encontrar as respostas para todas as perguntas que definem o conceito por trás da sua organização.

Confira estas cinco perguntas essenciais que precisam ser respondidas no briefing de identidade visual.

  • Como você descreveria o seu produto?
  • Como você quer que o seu público o identifique?
  • Quem é o seu público?
  • Qual é o seu diferencial?
  • Quem são os seus concorrentes?

São esses dados que guiarão a construção da identidade visual do começo ao fim.

 

Brainstorming

O conceito é quase literal: a equipe de criação e, por vezes, outros funcionários da empresa, se reúne para discutir toda e qualquer ideia que surgir em mente.

É neste momento que nasce o esboço do que a sua identidade visual ainda se tornará.

 

Definição da Persona

Antes de transformar a missão da sua empresa em imagem e design, você precisa transformá-la em palavras.

A Brand Persona representa o que a marca tem a oferecer e como ela quer se conectar ao cliente em termos de comunicação.

Ela quer que o público a veja como um perfil descontraído que fala de modo informal ou um superior formal e sério a quem ele pode recorrer?

Criar e definir uma Brand Persona é delinear a personalidade da sua marca aos olhos do público.

Para chegar até este passo sem grandes dificuldades, você precisa ter definido quem é você e quem é o seu alvo lá na primeira etapa do briefing.

 

Fontes, Cores e Estilo

Todos os dados e informações que foram coletados até agora formam o esqueleto que tomará vida com as formas e cores que serão escolhidas agora.

Uma equipe de criação preparada para a tarefa será responsável por colocar todas as ideias em prática, além de fazer as devidas mudanças que tornarão a identidade visual da sua empresa realmente marcante e inesquecível para o público.

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» A importância da Tipografia

 A fonte é o elemento responsável por dizer como sua marca é. Ela precisa estar em perfeita harmonia com os desenhos e cores, além de ser perfeitamente legível para o seu público.

Diferentes famílias de tipografias imprimem emoções distintas aos clientes à primeira vista. Por exemplo, fontes que lembram escrita à mão remetem um ar de sofisticação e classe. Já as mais parecidas com a chamada “letra de forma” inspiram objetividade e clareza.

Leve em consideração as tipografias utilizadas pelos seus concorrentes e reflita sobre quais características elas imprimem no seu inconsciente.

Essa análise torna muito mais fácil a missão de descobrir qual é a fonte que exprime a essência do seu negócio.

 

» Paleta de Cores

As cores despertam sentidos, ativam memórias e representam conceitos de forma poderosa.

Por isso, precisam ser muito bem analisadas antes de aplicadas ao cartão de visitas do seu empreendimento.

Confira algumas sensações que as cores despertam no público para escolher a que mais se adapta ao padrão da sua identidade visual:

  • Vermelho: dinamismo, paixão, energia, perigo, intensidade
  • Azul: segurança, sucesso, serenidade, produtividade, seriedade
  • Amarelo: luz, otimismo, esperança, brilho, cautela
  • Verde: confiança, calma, esperança, saúde, natureza.

 

» As Formas Geométricas

Por último, mas não menos importante, os formatos geométricos que farão parte da sua identidade visual também possuem o poder de despertar diferentes conceitos na mente do público.

As linhas que darão vida ao rosto da sua marca podem formar combinações que passam impressões muito distintas ao cliente. Elas precisam estar em harmonia com todas as ideias discutidas nos passos anteriores, assim como os outros elementos de design.

Os triângulos expressam uma ideia de crescimento, organização e conexão com o divino.

quadrados, por exemplo, lembram um conceito de objetividade e racionalidade ao visitante.

Os círculos dão a impressão de algo completo, mas que não tem fim, algo atemporal e infinito. Um elemento artístico complementa o outro.

 

4 Dicas incríveis para criação de uma Identidade Visual

 

Ao chegar até aqui, você já está pronto para construir uma nova imagem para sua organização.

A criação da identidade visual é um processo que requer dedicação, criatividade e a participação e união de toda a sua equipe, mas não é um monstro de sete cabeças.

Para facilitar ainda mais, reunimos 4 dicas que podem ajudar a encontrar a essência da sua marca e expressá-la de uma forma mais simples.

 

1) Crie uma Identidade Visual coerente e flexível

Tenha em mente todos os produtos nos quais você quer aplicar a sua identidade visual (canecas, camisetas, canetas, materiais de divulgação, etc). Crie um logotipo que possa se adaptar facilmente à diferentes formatos, sem perder a essência da sua missão.

Sua imagem deve ser consistente e flexível ao mesmo tempo

2) Faça mais que um Logotipo

Ao mesmo tempo em que o logotipo deve deixar claro ao cliente quem é a sua empresa, ele também precisa despertar a curiosidade para saber mais sobre ela e tudo o que pode oferecer.

As imagens conseguem transmitir mensagens poderosas, então, pense bem sobre que tipo de voz você quer que o seu logo expresse. Ela precisa estar de acordo não apenas com os seus padrões, mas também flexível aos parâmetros de clientes em potencial.

3) Explore ao máximo todas as ideias do Brainstorming

Se lembra de quando conversamos sobre a importância do brainstorming, no início do artigo?

Naquela reunião, não surgirá apenas uma grande ideia que resolverá os seus problemas, e sim um apanhado de propostas que você precisará estudar. Cada cliente terá uma visão única da sua marca e cada funcionário terá uma ideia diferente para construir a identidade visual.

Então, por que você seguiria apenas uma linha de raciocínio para expressar a sua missão? Colete o melhor de cada sugestão e esteja sempre pronto para se transformar e adaptar a comunicação visual para os diferentes momentos que a sua organização viverá.

4) Criatividade: use e abuse!

Durante o processo de construção da identidade visual, não classifique nenhuma ideia como ”fora da casa” demais ou pequena demais. Deixe a criatividade voar livre para formar a imagem que você idealizou.

Não tenha medo de inovar, até porque o seu grande objetivo é ser o único do mercado com este visual. Então, ousar é super necessário.

Correr riscos nunca é o cenário ideal, mas, neste momento de inovação, é um passo essencial da implantação de uma nova identidade visual. Tanto as críticas como as sugestões podem ajudar a ver a sua imagem de outros ângulos.

 

Conclusão

 

Com base em todas as informações apresentadas, fica fácil compreender como a construção da identidade visual é um processo importante e capaz de expressar toda missão por trás da sua empresa.

Embora o processo seja trabalhoso, demande participação ativa da sua equipe e até exija um certo investimento, a construção da imagem da sua marca é imprescindível para se destacar no mercado atual.

Comece a analisar a sua empresa hoje e já anote as respostas que surgem na sua mente em relação aos diversos tópicos que discutimos aqui.

A identidade visual é uma missão que requer criatividade e uma variedade de ideias, então, não pense duas vezes antes de colocar toda a sua equipe em união nessa tarefa, ou então, delegar esta missão para uma agência especializada.

Tenha em mente também o perfil do olhar mais importante deste projeto: o do cliente.

Para criar uma imagem única e chamativa o suficiente para conquistar o seu cliente, você precisa correr riscos e quebrar barreiras. E, se o processo for bem estruturado, você tende a alcançar cada vez mais realizações dessa forma.

E se precisar de uma ajuda neste processo de suma importância, entre em contato com a gente.

 

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