Growth Hacking: Como seu negócio pode crescer de uma forma acelerada

Se você vive no mundo do Marketing Digital, provavelmente já ouviu falar nessas palavras: Growth Hacking. Entretanto, você sabe o que elas significam e para que servem? No post de hoje vamos explicar seu significado, como funcionam as estratégias que são utilizadas nesses conceitos e como estes métodos tem feito crescer de forma acelerada diversas empresas ao redor do mundo.

O termo Growth Hacking tem sido cada vez mais utilizado por diversas empresas. Cada uma delas com sua própria visão de fazer crescer seu negócio, com ideias originais e inteligentes que estão levando as empresas a crescerem de maneira rápida e duradoura. A forma encontrada por elas foi um olhar diferenciado do seu negócio que proporcionou o uso de ferramentas certas sem investir muito no marketing tradicional.

 

Growth Hacking: Como seu negócio pode crescer de uma forma acelerada e inusitada

Exemplos

O Uber pode ser usado como um ótimo exemplo, ao substituírem o táxi é baseado em pessoas comuns, usando os próprios carros para pegar outras em um local A até o local B. Com o pagamento sendo efetuado através do aplicativo, o controle é todo feito pelo mesmo. Uma das vantagens, é que no momento em que você utiliza o Uber para chegar na casa de um amigo e ele pergunta como você veio, você irá dizer que utilizou os serviços, assim estará fazendo propaganda espalhando a novidade do serviço. Assim o Growth Hacking usa o boca a boca em grande escala com o objetivo de aumentar cada vez mais suas taxas de crescimento.  Já o Dropbox é um serviço de armazenamento em nuvem que proporciona espaço em disco nos servidores via internet. Logo, eles podem alugar cada vez mais servidores e proporcionar mais espaço para quem aluga. São gatilhos utilizados para promover um crescimento acelerado.

 

Geração de Ideias

A primeira etapa do processo de Growth Hacking é focada na geração de ideias para melhorar seu produto de maneira contínua. Existem diversas maneiras de iniciar esse processo, realizando benchmarketing de empresas referências, cases de sucesso, fóruns e grupos sobre o tema, entre outros. O importante é estar sempre pensando em todas as possibilidades, pois as primeiras ideias podem ir amadurecendo com o tempo até se tornar algo definitivo. A realização de um brainstorming com sua equipe ou pessoas de confiança é bem-vindo. Caso vá pensar sozinho, é importante ir anotando todas as ideias e pensamentos, pois tudo pode ser útil com o tempo.

 

Geração de experimentos

A segunda etapa do processo é quando sua ideia vira uma hipótese. Porém para comprovar que essa hipótese dará certo, é preciso conhecer a barreira de crescimento que você deseja ultrapassar e qual o gatilho mental ideal a ser usado. Você pode começar formulando perguntas e o ideal será realizar esta etapa se baseando em estatísticas. Isso pode ser realizado com testes A/B. Você precisa pensar quando tempo este teste precisa ficar ativo e que ferramentas serão úteis nesta faze.

Aplicação de estudos

Chegou a hora de colocar seu experimento em prática, aplicar suas ideias e usando o caminho mais simples e rápido. Após a implementação é preciso acompanhar de perto as operações envolvidas e claro, seus resultados. É fundamental garantir que todos os processos sejam feitos conforme o planejado.

Análise de resultados

Após chegar no fim, é preciso analisar todos os resultados obtidos com o experimento com o objetivo de se certificar que seu planejamento funcionou como o esperado. Analise as métricas e veja o que pode ser melhorado até chegar em um planejamento de processos definitivo. Ao analisar todos os dados, outras ideias podem aparecer.

Contato com o cliente

Logo após o processo implementado, é preciso ter um canal aberto com seus clientes para saber o que pode ser melhorado e quais os processos que estão funcionando. Novas ideias podem surgir a partir da necessidade de seus clientes. É fundamental manter seu negócio atualizado para que possa estar em constante crescimento.

 

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