Estratégia Digital – SEM: Entenda o que é como utilizar na sua estratégia digital

Palavra-chave: estratégia digital;

 

Não há dúvidas de que o meio digital de maneira geral, é extremamente competitivo. Para observar tal fato, basta fazer uma rápida pesquisa nos buscadores. Experimente digitar algo como “canetas personalizadas”, por exemplo, e veja a quantidade de anúncios, sites, blogs e redes sociais oferecendo tais produtos. 

Dessa forma, é preciso tomar algumas atitudes e investir em estratégias para se destacar nesse ‘mar’ de ofertas. Uma das estratégias digitais que têm sido adotadas nos últimos tempos, se chama SEM e é sobre ela que falaremos a seguir. 

Se você deseja entender mais sobre o tema e aprender como implementá-las, continue a leitura. 

O que é SEM?

Search Engine Marketing ou em tradução livre para o Português, Marketing para Mecanismos de Busca, é uma estratégia digital que visa aumentar a visibilidade de um site ou blog. 

Infelizmente, hoje em dia, não basta produzir conteúdo de qualidade e textos com boa escaneabilidade, para se destacar é preciso ir além. 

Praticamente todas as empresas que desejam se destacar e aparecer nas primeiras posições nas páginas de busca como o Google, têm estratégias para que isso ocorra. O SEM pode ser usado juntamente com SEO e com anúncios pagos, aumentando assim, as possibilidades de sucesso de uma página aparecer nas primeiras colocações de busca quando o usuário pesquisar por algo dentro do nicho.  

Quando uma empresa investe em tais estratégias digitais, ao realizar uma pesquisa em que estas apareçam nos resultados, o usuário verá estas empresas nas primeiras posições, seguidas de um aviso de anúncio logo abaixo. O que indica o investimento em Google Ads. 

O principal intuito dessas estratégias e investimentos, além de colocar a empresa em local de destaque, trazendo visibilidade, é gerar resultados positivos, conversão e vendas. Ou seja lá qual for o objetivo da empresa. 

SEM x SEO

Você pode estar se perguntando se no fim das contas, o SEM não é a mesma coisa que o SEO. 

Mas não, existem diferenças entre eles, veja as principais:

O SEO ou Search Engine Optimization ou ainda Otimizador para mecanismos de busca, tem como objetivo ajudar na melhora do ranqueamento das páginas da web. No entanto, ao contrário do SEM, é gratuito, porém, os resultados do Otimizador trazem resultados a longo prazo.

 Enquanto o SEM, é mais imediato e gera frutos, com mais velocidade. O que não impede que ambas as estratégias digitais sejam utilizadas em conjunto. 

Como utilizar o SEM?

Para iniciar a implementação do SEM, caso não conte com profissionais especializados, será preciso dedicar algum tempo aos estudos. Principalmente, aos estudos de mídia paga, como o Google Ads. 

Em seguida, é necessário dispor de uma parte do seu orçamento para investir nos anúncios, links patrocinados. 

É importante entender os dois pontos acima porque os anúncios aparecerão para seu público-alvo, assim que uma busca relacionada ao seu produto for realizada. Por isso, as campanhas devem ser bem pensadas, a fim de atrair os cliques, pois, mesmo aparecendo no topo das páginas de pesquisa, você (sua empresa) não será o único a ter tal estratégia digital. 

Dissemos no início que apenas bons conteúdos não eram suficientes para atrair e converter, porém, estes não podem ser abandonados por conta do SEM. A ideia é unir forças e diversificar as estratégias.

Pode parecer batido, mas é sempre importante lembrar que, o cliente (ou possível cliente) deve estar em primeiro lugar. Sendo assim, quando o usuário clicar no link da sua página, faça com que ele encontre a solução para os problemas, que não saia do seu site sem as respostas que busca.

Por fim, analise os dados através do Google Analytics e modifique seu conteúdo para se adequar às necessidades do público, sempre que achar necessário. 

 

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