Endomarketing: Como fidelizar seu colaborador a sua empresa

Não adianta fidelizar apenas os clientes e não olhar para dentro, ou seja, para sua própria empresa e seus colaboradores. Cuidar de cada um deles e fazê-los felizes trará um crescimento exponencial para a marca.

Portanto, entender de endomarketing será útil e promissor. Mas não sabe o que é e como inserir no dia a dia de sua gestão? Foi pensando nisso que criamos este guia. Então, fique com a gente para isso e muito mais.

 

O que é endomarketing?

Você, provavelmente, já fez algumas ações de marketing para engajar seus clientes ou leads, não é mesmo? O endomarketing segue o mesmo conceito, mas essas ações são voltadas para os colaboradores. 

 

O objetivo é criar ações que irão somar na comunicação entre os departamentos, promover a colaboração e o engajamento, abraçando, portanto, a visão e os objetivos da empresa. 

 

O que é considerado ação em endomarketing e como fidelizar o colaborador?

Temos que ter em mente que a maioria das empresas trabalha 5 dias por semana em tempo integral. Ou seja, fica claro que não basta realizar uma única ação e ficar satisfeito. O endomarketing é contínuo, garantindo o bem-estar no ambiente de trabalho. 

 

E com tudo isso somado, é correto afirmar que até os Clientes Inativos voltarão a se envolver com a marca. Algumas ações contínuas para implementar são:

 

  • Reunião semanal com os colaboradores para alinhar as tarefas e promover a interação da equipe;
  • Ganho de brindes baseado em resultados, como purificador de ar, entre outros produtos
  • Momentos de descontração em um Happy Hour;
  • Comemoração de conquistas;
  • Oferecimento de treinamentos e workshops;
  • Criação de novas experiências;
  • Introdução de um programa de saúde projetado para aumentar a atividade física ou, até mesmo, melhorar os hábitos alimentares;
  • Fornecimento de descontos para academias;
  • Pausas para o café

 

Outras chances de fidelização

  • Bom salário e pessoas agradáveis

 

Imagine que você trabalha em uma empresa de Automação Predial. Lá é um lugar com pessoas agradáveis, ganha-se um bom salário, há valorização e sua qualidade de vida é ótima. 

 

Tendo tudo isso, dificilmente procurará outro emprego, não é mesmo? Vai lutar pelos objetivos daquela empresa, tornando-se um funcionário leal e comprometido.

 

  • Quando estamos felizes

 

Um estudo descobriu que funcionários felizes são 12% mais produtivos. Parece óbvio quando lemos essa frase, mas muitas empresas conduzem suas ações com base na pressão, como uma distribuidora de mangueira de incêndio. Quando estamos felizes, há mais foco, temos energia de sobra e criamos mais.

 

  • Quando há um bom clima organizacional

 

Para que o sistema de gestão funcione, é necessário que todas as equipes cumpram seu papel. Para isso, invista num bom clima organizacional, envolvendo todos os colaboradores a se ajudarem mutuamente, como se fosse uma empresa de confecção de fitas do bonfim, por exemplo.

 

Você provavelmente está pensando: “por onde eu começo?”. Mas vale ressaltar que o endomarketing deve ser implementado de forma gradual e, realmente, deve estar integrado à sua equipe. 

 

Comece perguntando a si mesmo: “o que eu poderia fazer para deixar meus funcionários mais felizes?”. Em seguida, liste todas as ações possíveis e coloque-as em prática.

 

Esta somatória mostrará a bandeira de sua marca para o mundo da melhor forma possível.

 

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