Diferença entre persona e público-alvo

Se você está cansado de realizar investimentos com estratégias de marketing digital sem obter o retorno desejado, entender a diferença entre persona e público-alvo podem sem usados ao seu favor para melhorar os seus resultados. Ter bons produtos ou dinheiro para investir nem sempre podem ser a solução para o sucesso. O ideal é conhecer ao máximo as pessoas que irão consumir seus produtos e que serão impactadas pelas suas campanhas.

Diferença entre persona e público-alvo

Antigamente quando a concorrência era menor, ou muitas vezes inexistente, era necessário apenas definir seu público-alvo e realizar uma campanha. Pois quando a internet não era popular, as campanhas eram feitas em televisão, rádio, jornal ou outra mídia off-line, portanto não havia uma segmentação tão bem definida. Hoje em dia no marketing digital, para atingir o público desejado, é preciso trabalhar com os dois grupos de pessoas: persona e o público-alvo. O motivo disso é bem simples: Público cada vez mais segmentado. Por isso, para os anúncios se tornarem cada vez mais eficientes, é necessário que chegue nas pessoas certas.

Público-alvo

Quando falamos de público-alvo, queremos definir o nível social, econômico e demográfico de quem irá consumir o produto. Por exemplo: Seu público-alvo seria composto de mulheres, entre 21 e 45 anos, moradoras de São Paulo, com faixa salarial entre 3 e 6 salários-mínimos, que compram bolsas ao menos duas vezes por ano.   A definição deste público-alvo serve para você identificar um nicho de mercado e então, desenvolva seus produtos ou serviços propícios para este meio, com a intenção de aumentar as vendas.

Persona

A persona ou buyer persona é um perfil semifictício de um cliente ideal da empresa. O objetivo de entender a persona, é compreender melhor quem é o cliente que a empresa precisa. Essas informações possibilitam estratégias de marketing mais acertadas. Ou seja, quanto mais detalhes tivermos, maior conexão e empatia sua empresa conseguirá com o cliente. Logo, a taxa de conversão de compra ou serviço também aumentará.

Veja um exemplo de persona: Paula tem 28 anos e é advogada. Trabalha em um escritório de advocacia trabalhando com direito do consumidor, atingiu o sucesso profissional cedo e é considerada referência entre familiares e colegas. É casada e tem dois filhos. Está sempre acompanhada do marido ou dos filhos. Adora cuidar da aparência, seus cabelos estão sempre impecáveis. Seu sonho é viajar para fora do Brasil com seus filhos.

E então?

Percebeu a diferença? É a persona que irá conseguir direcionar melhor o marketing da sua empresa, sempre visando atrair e converter os clientes com mais precisão. A principal diferença entre os dois é que o público-alvo apresenta informações de forma bem mais ampla e geral, por outro lado, a persona é baseada em detalhes mais específicos, formando assim seu cliente ideal. Lembrando não podemos pensar como poderia ser a nossa persona. Ela deverá ser criada a partir de uma pesquisa de pessoas reais. Desta forma as chances de acerto são mais exatas.

 

 

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