Copywriting: Como ele pode alavancar seu negócio

Muitas vezes passamos meses planejando uma estratégia de marketing digital com textos para campanhas focando no público alvo e não conseguimos o retorno desejado. Veja aqui como o copywriting pode alavancar seu negócio com conversões de leads ou suas vendas e como ele pode ser usado. O termo é relativamente novo no mercado, porém cada vez mais empresas estão utilizando desta técnica para conseguir atingir seus objetivos nos seus negócios online.

Planejamento

Antes de iniciar a estratégia de copywriting é preciso estar atento em alguns detalhes para que o processo ocorra de forma tranquila e com qualidade. Ao começar a busca por um profissional, é recomendado que seja com antecedência. Por ser um trabalho específico que requer muita atenção e foco, é fundamental que ele entenda o perfil da empresa e qual é a ação certa a ser tomada. Por isso,  o ideal é que você entre em contato com o profissional no mês anterior à estratégia a ser adotada, pois assim ele terá mais tempo de analisar e decidir quais são os melhores gatilhos mentais para o seu negócio. Tente encontrar mais de um profissional para analisar qual perfil e disponibilidade se encaixa mais com sua empresa. Peça por referências, cases de sucesso e portfólios. Outro detalhe importante é o preço, nem sempre o profissional mais caro é o melhor, e vice-versa. Caso esteja com dificuldade de encontrar um profissional, você pode pedir para seu redator ou responsável pelos textos fazer uma especialização em copywriter. Você pode encontrar um curso profissionalizante aqui.

 

Copywriting: Como ele pode alavancar seus negócios

Colocando em prática

Agora é a hora de agir. Muito mais do que avaliação de métricas, design inovador, postagens regulares, promoções ou interações nas redes sociais, o trabalho do copywriter pode gerar exatamente aquilo que você deseja para a sua ação. O copywriting nada mais é do que uma redação publicitária, um texto persuasivo. Ou seja, é a técnica de escrever textos que vendem. Ainda existem poucos profissionais especializados em copywriting no mercado e geralmente preferem trabalhar de forma autônoma. Assim, eles fazem serviço para diversas empresas diferentes e com objetivos variados, porém com uma só direção: conduzir o leitor para a ação desejada.  O profissional produz textos com gatilhos mentais que façam com que seu público alvo seja impactado e consuma o seu serviço ou produto através da escrita. Afinal, se no seu negócio você investe em design, ferramentas, programação. Por que deixar o copywriting de lado?

Você deve estar se perguntando se existe diferença entre o copywriting e a redação publicitária. Podemos encontrar três diferenças entre uma e outra. Na técnica de copywriter usa-se como embasamento os dados feitos a partir de relatórios de marketing, a alta utilização de atalhos mentais e acréscimo de técnicas de eliminação de objeções. Vamos explicar cada uma delas para você saber exatamente como fazer na hora de colocar em prática.

Embasamento de dados

A utilização dos dados de marketing é uma das principais vantagens do copywriting. Para você conseguir produzir um conteúdo que culmine em uma ação específica do seu consumidor, saber quem é o seu público alvo é fundamental. É necessário ir a fundo neste aspecto. Entender os medos, sonhos, valores, poder aquisitivo, dados demográficos, etc. É necessário adaptar suas palavras com o produto ou serviço e acordo com as necessidades do seu público. Para produzir um conteúdo agressivo que faça a diferença na decisão do cliente esses fatores precisam ser cada vez mais estudados pelo copywriter.

 

Gatilhos mentais ou atalhos

São chamados de gatilhos mentais ou atalhos mentais palavras que usam os mecanismos cerebrais com o objetivo de tornar o processo de decisão do cliente mais rápido. Nessa hora, podem ser usadas palavras que nos levem a sentir algum dos seguintes sentimentos: reciprocidade, coerência, aprovação social, afinidade, autoridade e escassez.

  • Reciprocidade pode ser utilizada como distribuição de brindes, ação social, ou até mesmo uma porcentagem das vendas serem doadas para alguma instituição de caridade. O cliente vai olhar como se você estivesse fazendo um favor e pode retribuir.
  • A Coerência pode ser utilizada para demonstrar a confiança que temos no produto ou serviço, alegando que se o cliente não ficar satisfeito seu dinheiro será devolvido. Demonstrando sempre que a satisfação do cliente é garantida.
  • Aprovação Social: Estar sempre de olho nos assuntos do momento e sempre que puder ser a marca que passa um ótimo exemplo e conseguir a aprovação da maioria. Por exemplo: Quem não lembra quando uma cachorrinha foi assassinada no Carrefour? Em contrapartida, vários postos de gasolina adotaram os cachorros que viviam em volta e deram até crachá, como se fossem funcionários do local.
  • Afinidade: Quando chegamos a uma marca, produto ou serviço que já foi indicada por um amigo, já vemos com outros olhos.
  • A Autoridade é importante pois sempre tendemos a confiar nas marcas líderes ou mais experientes no mercado. Demonstrar esses valores transmitem credibilidade e confiança.
  • Escassez é uma das mais utilizadas, pois passar uma mensagem de “raridade” sempre valoriza o produto. Podendo ser usadas frases como “aproveite o estoque”, “vagas limitadas”, “condições exclusivas”, etc.

 

 

 

Eliminando objeções

Neste processo é preciso eliminar todos os motivos que fazem o cliente não consumir. Ao adquirir um produto ou serviço, ele se desfaz de um bem (seu dinheiro) para conseguir adquirir outro. É preciso destacar que essa troca irá valer a pena. Demonstrando que ele não precisa ter medo de adquirir o produto, pois se trata de algo de qualidade comprovada. Está com um preço bom (promoção), que ele precisa do produto/serviço. Mostrar que o produto anunciado é melhor do que o que ele já possui, e que realmente vale a pena ele não esperar mais para realizar a compra. Além disso, o anúncio precisa estar muito bem escrito para não faltar nenhuma informação e não gere dúvidas sobre o produto.

Saber utilizar o copywriter é um desafio constante entre o conhecimento e o uso desta técnica. Ao entrar nesta área, é possível aprimorar consideravelmente seus resultados pessoais e profissionais, influenciar seu público alvo e abrir portas para um futuro cada vez mais inovador.

 

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