Como usar o Marketing de Oportunidade

Diversas marcas são especialistas em utilizar o Marketing de Oportunidade com o objetivo de gerar um engajamento do público e gerar mídia espontânea. Porém as pequenas empresas também podem aproveitar a mesma ideia produzindo um conteúdo que seja relevante para seu público e ao mesmo tempo aproveitando o destaque dos assuntos do momento.

Nos últimos anos tivemos vários exemplos de empresas que utilizaram o marketing de oportunidade para se promover e obtiveram sucesso. Um dos melhores exemplos, podemos lembrar de um caso de 2015, onde o Burguer King fez uma carta aberta nas redes sociais ao McDonald’s propondo uma trégua em homenagem ao Dia Mundial da Paz com o objetivo de unir os dois hamburguers mais famosos do mundo, o Whooper e Big Mac. Porém o McDonald’s não curtiu muito a ideia e também fez uma publicação nas redes sociais, tirando a alegria de todos aqueles que sonhavam com um “McWhooper”. “Da próxima vez, um simples telefonema seria o suficiente”, publicou o McDonald’s.

Enquanto muitas pessoas ficaram chateadas, tomando as dores do Burguer King e crucificando o McDonald’s, a Giraffas soube aproveitar o momento e postou em suas redes:

Como usar o marketing de oportunidade

O post foi o maior sucesso, obteve muitos likes, comentários e compartilhamentos. O sucesso foi tanto que o Burguer King acabou entrando na brincadeira e fez uma parceria com a empresa. Neste exemplo podemos provar que as redes sociais têm um poder muito grande.

O marketing de oportunidade pode ser usado em datas comemorativas, tendências da moda, memes ou notícias que estejam chamando a atenção.   Para pequenas empresas que querem se aventurar nos temas do momento, o ideal é ter cautela. O Marketing de Oportunidade pode ser uma ótima estratégia, mas também pode causar muitos problemas caso não seja pensado e planejado com cuidado. O ideal é evitar temas muito polêmicos e que dividem opiniões, como política e religião.

Na maioria das vezes, as empresas possuem um público alvo constituído por pessoas com opiniões diversas, e desagradar uma parte desse público pode ser um tiro no pé.   Se o assunto se encaixa no contexto do seu negócio, não abre possibilidades para interpretações negativas, não desrespeita ninguém e você consegue agir no momento ideal, se torna a ação perfeita.

Para exemplificar melhor:

Supondo que um famoso programa de televisão tenha feito uma reportagem falando sobre os benefícios do chá “y” para a saúde. O assunto repercutiu bastante e você já oferece esse chá há algum tempo na sua loja. É a oportunidade ideal de aproveitar o timing e divulgar seu chá! Faça um artigo sobre isso no seu blog, anuncie esses benefícios nas redes sociais, ou ainda pense em uma promoção para incentivar as pessoas a provarem.   Outra situação bacana é quando a personagem de alguma novela usa, por exemplo, usa uma cor de batom exótica e você tem alguma cor parecida para venda, ou ainda quando uma atriz em destaque no momento posta nas redes sociais dela uma foto vestindo alguma peça de roupa ou acessório que você tenha na sua loja, pode aproveitar a repercussão.

Existem outras muitas formas de explorar estas chances que são dadas e podem ser muito bem exploradas por diversos tipos de empresas e responsáveis pelo marketing. Vamos dar algumas dicas:

Site

Para aproveitar o momento sua empresa pode criar uma página com um conteúdo específico no site para falar sobre determinado assunto. Opte por elementos que consigam demonstrar uma autoridade no assunto e informar os usuários com qualidade e da melhor forma possível.

Blog

O blog sempre pode ser muito bem explorado se produzido um bom material. Você pode dar mais detalhes sobre o assunto abordado e no final fazer um link com uma página interna sua do site, procurando sempre colocar um formulário para converter o lead. Para a venda propriamente dita ou para a nutrição deste lead, até que ele chegue no momento de compra. Vale a dica que, por se tratar de uma oportunidade, é preciso encurtar o ciclo de compra para converter rápido esse lead.

Redes Sociais

Já nas redes sociais, você pode explorar ainda mais o assunto e colocar uma discussão para que seus seguidores debatam. Aproveite para divulgar seu texto de blog no seu site, abuse ao máximo para gerar engajamento.

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Patrocine no Google Ads palavras que estão dando o que falar e apareça em evidência para as pessoas que estão buscando por estes termos no Google. Isso também costuma gerar muitas oportunidades de negócio.

 

 

 

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