Como usar as redes sociais para melhorar a reputação da sua empresa

Manter um bom relacionamento com o seu público pode ser a chave para o seu sucesso online.

Ter uma boa reputação no meio digital é o objetivo de todos, sejam pessoas ou empresas. Por isso é muito importante que você tenha um cuidado muito especial com os perfis da sua marca.

Com todos os clientes procurando sobre as empresas nos sites e redes sociais, é preciso interagir de forma autêntica e pensar de maneira estratégica.

Fique atento a alguns pontos fundamentais para criar e manter uma boa reputação com os seus clientes.

 

# Defina seus objetivos

Antes de colocar no ar diversos posts sem planejamento, trace a sua estratégia começando pelo seu objetivo. Entenda muito bem o seu objetivo nas redes e em quais sites faz sentido para o seu negócio ter um perfil. A sua marca precisa estar onde conseguir de melhor forma se comunicar com o seu público ideal.

 

Estude as redes sociais disponíveis e veja quais são as preferidas da sua audiência e como deve ser a sua linguagem, quais conteúdos são de interesse do público e vá além da divulgação de produtos. Quando você tem suas metas e objetivos bem definidos, fica muito mais fácil para produzir conteúdos relevantes e interessantes para a sua audiência.

 

Entenda também que cada rede social possui diferentes características, então a sua abordagem pode, e deve, ser diferente em cada uma delas. Por exemplo: o Linkedin pede um conteúdo mais institucional voltado para o campo profissional, com mais textos, pois é uma rede  onde as pessoas despendem mas tempo lendo os conteúdos, já o Instagram é uma rede especialmente voltada para o visual, onde a interação é maior com foco nas imagens e vídeos, já o Twitter pede conteúdos mais frequentes com textos curtos e informações recentes com tom mais conversacional.

 

# Elabore e siga um planejamento

Depois de traçar seu objetivo e definir as suas metas, está na hora de você elaborar um plano de ação para colocar em prática na sequência. Liste as ações que serão necessárias para chegar lá, elabore um cronograma de execução e comece hoje mesmo a aplicar as suas ações de mudança.

 

Siga um calendário editorial para organizar a frequência de publicação em cada rede social, pensando nas datas, temas e formatos de conteúdos que você deseja explorar. A organização é a sua melhor aliada na hora de criar a sua reputação nas redes, pois assim você tem tempo para criar conteúdos com antecedência e tem mais tempo para estudar as produções e explorar as possibilidades.

 

# Crie conexão com o público

As pessoas estão nas redes sociais para ser relacionar com outras pessoas, as marcas precisam saber se integrar nesse ambiente de forma natural e humana. Procure estabelecer conexões reais com os seus seguidores. Resolva cada situação de maneira individualizada, produzindo experiências únicas.

 

Conte a história da sua empresa, apresente a sua trajetória de empreendedorismo. Muitas pessoas vão se identificar e isso traz humanidade e conexão. Fale de suas lutas e dificuldades e comemore junto suas conquistas e novidades. Seu público quer ser tornar amigo da sua empresa e você é o melhor porta-voz para fazer isso acontecer.

 

# Participe de grupos e comunidades das redes sociais

O objetivo das redes sociais é conectar pessoas e compartilhar histórias. E, com as mudanças atuais do mundo e o afastamento das pessoas com o isolamento social, as comunidades nas redes têm se fortalecido. Por isso, aproveite para criar grupos como os Melhores Amigos do Instagram, salas no Club House, comunidades no Telegram ou mesmo os clássicos grupos do Facebook.

 

Explore temas relacionados ao seu nicho, abra discussões onde todos podem comentar, faça com que as pessoas sintam-se acolhidas e realmente parte de uma construção especial. Assim você une pessoas com interesses em comum e que vão estar super atentas ao que você vai falar. Sem contar que você se sentir clientes VIP, não é?

 

# Divulgue os seus perfis

Divulgue os seus perfis das redes em todos os seus materiais. Faça dos seus nomes de usuário o seu cartão de visitas. Quanto mais pessoas saberem dos seus contatos, maior a sua audiência e a sua rede de contatos tende a só aumentar.

 

Lembre-se sempre de incentivar o público a marcar os seus perfis quando utilizarem seus produtos e compartilhe esses cliques. Assim, mais pessoas vão querer engajar com o seu perfil e você vai ter um alcance muito maior com a rede de contatos dos seus seguidores. Comente em outros perfis, faça o seu nome ser conhecido no seu meio atraindo as pessoas a te conhecer, mas nada de virar spam. Comente de forma agradável com foco em contribuir para as conversas.

 

# Publique conteúdos relevantes para quem te segue

Além de pensar em temas que estejam alinhados com a expectativa dos seus seguidores, os textos e imagens devem ser bem elaborados para chamar a atenção de quem está olhando o feed. Utilize imagens de qualidade e bem produzidas, procure fazer montagens próprias para trazer mais autenticidade para o seu perfil.

 

Apresente informações úteis para o dia a dia do público, traga soluções para problemas relacionados ao seu nicho de mercado. Entregar materiais de valor são ótimos para conquistar a confiança da audiência, gerar uma boa lembrança de marca e aumentar os pontos na sua reputação.

 

Acompanhe as novidades e invista em diferentes formatos de conteúdos, use e abuse das possiblidades que as redes sociais oferecem para você publicar, fotos, vídeos, montagens, dublagens. Coloque a imaginação para funcionar e invista no seu conteúdo para se tornar referência.

 

Com a postagem constante de conteúdo relevante, uma comunicação clara e uma aproximação verdadeira dos seus seguidores, as mídias sociais se tornam excelentes canais de venda. Independente das redes sociais que você escolher para trabalhar a sua marca, não esqueça de estar presente interagindo e compartilhando conteúdos, sempre com naturalidade e com foco em agregar valor para a sua audiência.

 

Gostou das dicas e percebeu que você tem muito a trabalhar para crescer nas redes sociais? Venha conversar com a gente. Aqui na Ideia temos diversas soluções para lhe ajudar na construção da reputação da sua marca.

 

Venha conversar conosco: (51) 99462-0854