Como melhorar seu alcance orgânico usando SEO

Aumentar o alcance orgânico é sonho de todos que trabalham com marketing digital, afinal 62% dos profissionais de marketing já usam o aumento de alcance orgânico como o ponto mais importante em suas estratégias. Apesar de mais de 90% dos profissionais de marketing usarem a publicidade do Facebook em suas estratégias, 40% afirmam não ter certeza se suas ações estão dando resultado. Com as constantes atualizações no algoritmo do Facebook, cada vez menos páginas de negócios estão sendo exibidas nas feeds de notícias dos usuários. E claro, o alcance está em uma frequente queda, enquanto que por outro lado o valor dos anúncios aumento 35% apenas no último trimestre de 2017.

Como melhorar seu alcance orgânico usando SEO

Com essas informações, parece estar cada vez mais difícil alcançar seu público, afinal a publicidade está cada vez mais cara e o alcance orgânico está diminuindo. Porém também temos alguns pontos positivos, com diversos relatórios disponíveis para conseguir mensurar suas estratégias em cada detalhe.

Mas não posso gerar engajamento e leads com campanhas patrocinadas? Sim, claro que pode. Porém são campanhas momentâneas.  Quando você parar de investir, elas irão sumir e seus resultados irão embora. Vamos mostrar algumas dicas para melhorar seu SEO orgânico.

Palavra-chave

Após passar por um refinamento na avaliação de palavras-chave, o Google analisa a semântica, qualidade e o foco em solucionar dúvidas do cliente. Faça o uso de palavras-chave que atendam a estes requisitos.

Veja como está seu ranking atual de pesquisa

Antes de buscar melhorar sua posição, é importante saber exatamente onde você se encontra no momento. Seja no Google ou em outro buscador, ao verificar esta informação, saberá onde será preciso melhorar.  Uma das ferramentas que podem ajudar é a serps.com, ela consegue verificar em que posição o site está posicionado em relação a uma determinada palavra-chave. O ideal é segmentar as palavras-chave adequadas em cada página do seu site, baseando-se no seu produto ou serviço. É possível utilizar o Google Ads para realizar consultas sobre as melhores palavras-chave. Para realizar a consulta pense: Como posso ter mais conversões com as palavras-chave que vou utilizar? Como posso centralizar minhas palavras-chave? Quais as palavras-chave no meu negócio que poderiam ter um conteúdo relevante para gerar bons leads e um ranqueamento? Após decidir quais são as palavras exatas para cada página, comece a otimização do seu site.

Conteúdo Relevante

Ao produzir um conteúdo relevante que seja do interesse dos seus clientes, sua taxa de clique por impressão irá aumentar e assim o Google perceberá que seu link é importante para seu público e então aos poucos você irá subindo no ranking.

Número de caracteres

O tamanho do conteúdo produzido também é algo que ajuda a melhorar seu posicionamento no Google. A média de tamanho de texto para os conteúdos nas primeiras páginas é em torno de 1000 palavras. O Google realiza a busca pelas publicações mais completas, ou seja, que esclareçam todas as dúvidas do leitor. Mas não se assuste, o tamanho do texto depende do conteúdo e do seu público-alvo. Existem ferramentas que podem ajudá-lo no processo, uma delas é o semrush.

Título SEO

Quando realizamos uma pesquisa nos buscadores tipo o Google, os títulos SEO possuem a função de direcionar o leitor ao conteúdo. O ideal é criar um título com 55 caracteres que seja objetivo e completo.

URL’s

Ao definirmos uma meta de melhorar o posicionamento no Google, uma boa URL é fundamental, pois o buscador identifica as palavras-chave no endereço eletrônico de sua página. Portanto, quanto mais amigável for a sua URL, melhor será a efetividade do escaneamento do buscador para quem deseja clicar.

O recomendado é que possua a palavra-chave, apenas um subdomínio, curta e de fácil interpretação. Lembrando: O Google não consegue ler espaços, portanto é importante utilizar o hífen para separar as palavras.

Heading Tags

No código existem até seis heading tags, elas são aplicadas para definir prioridades nos conteúdos dentro dos sites.  Sua estrutura é apresentada desde o conteúdo principal H1: aplicado para o título, até os subtítulos: H2 ao H6.

Design Responsivo

Uma boa página avaliada pelo Google também considera a experiência do usuário. Se ele consegue acessar o site apenas pelo desktop ou pelo mobile é um problema. O ideal é que ele tenha um design responsivo adaptável em todas as telas, onde as informações consigam ficar facilmente encontradas.

Tempo de Carregamento

A internet está cada vez mais rápida, diariamente recebemos centenas de informações. Muitas delas não queremos, são repetidas ou antigas. Porém, essa agilidade que ganhamos com o avanço da velocidade de carregamento tem nos tornado cada vez mais impacientes. Quando precisamos aguardar alguns segundos para uma página ou vídeo carregar, normalmente desistimos ou achamos que o tempo não passa com aquela tela em branco carregando. Adivinhe só? Não somos apenas nós que ficamos impacientes, o Google também. Ele avalia a velocidade de carregamento da página para classificar se o site é de boa qualidade ou não. Quando mais rápido for para carregar um site, melhor ele será ranqueado pelo Google.

 

E então?

Mãos à obra! Como acabamos de ver, existe muito trabalho a ser feito. Esses processos costumam ser demorados, dificilmente conseguimos ver resultados significativos antes dos 3 meses após a implementação dos recursos. Porém nunca é tarde para começar, ao realizar todas estas etapas, fica a certeza de que seu site estará otimizado e com um conteúdo de qualidade para seus clientes.

 

 

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