Como fazer Landing Pages para campanhas de E-mail Marketing?

1. Introdução

“E-mail é um canal de comunicação ultrapassado e que não dá retorno significativo como ferramenta de marketing”. Se você já ouviu esse tipo de máxima por aí, saiba que ela está totalmente equivocada! Apesar do avanço gigantesco das redes sociais e de outros canais de comunicação, as campanhas de e-mail marketing ainda figuram como uma estratégia certeira na hora de converter vendas, gerar leads e fidelizar clientes.

Entretanto, para que sejam realmente efetivas, campanhas de e-mail marketing devem ser cuidadosamente planejadas e programadas, possuindo um objetivo definido e ferramentas de otimização agregadas. E entre as ferramentas mais poderosas, quando o assunto é o sucesso de uma campanha de e-mail marketing, estão as Landing Pages.

As Landing Pages são a “cereja do bolo” de uma estratégia de marketing digital bem elaborada e consistente. São elas que irão, efetivamente, levar seus consumidores a realizarem a ação desejada por você: seja comprar seu produto ou serviço, assinar sua newsletter ou baixar um e-book, por exemplo. Qualquer que seja a tomada de decisão desejada, as Landing Pages figuram como as personagens principais.

Mas você sabe como fazer uma Landing Page matadora para as suas campanhas de e-mail marketing? Se você está em busca de respostas para essa questão, temos o prazer de anunciar que esse e-book foi feito para você!

Aqui você encontrará informações muito relevantes sobre esse assunto: a importância das Landing Pages em campanhas de e-mail marketing, a segmentação como chave para o sucesso, como montar os e-mails e conectá-los à Landing Page e quais elementos devem estar presentes para que ela seja realmente eficaz.

E então? Pronto para descobrir tudo sobre a utilização de Landing Pages em campanhas de e-mail marketing? Continue acompanhando a leitura e confira!

2. A importância das Landing Pages no e-mail marketing

Para quem ainda fica um pouco perdido em meio aos termos do marketing digital e não sabe muito bem o que é uma Landing Page, explicamos: uma Landing Page (ou página de destino, em tradução literal) é uma página web para onde os visitantes são direcionados após clicarem em um anúncio, link patrocinado ou em um botão contido em um e-mail marketing – conhecido como CTA, ou Call to Action.

A Landing Page é estruturada e otimizada com uma finalidade específica, geralmente a venda de um produto ou serviço, servindo como “porta de entrada” para a conversão. Exatamente por isso, o conteúdo e o design das Landing Pages devem ser muito bem planejados, pois caso elas não sejam relevantes ou atraentes o suficiente para o consumidor, o objetivo final pode não ser atingido e o visitante pode deixar a página com a mesma rapidez com que entrou.

Quando associada a uma campanha de e-mail marketing, uma Landing Page possui um papel estratégico extremamente importante para o negócio. Ao enviar um e-mail com conteúdo ou oferta interessante para seus consumidores, linkado com uma Landing Page bem estruturada e alinhada a o que foi oferecido no e-mail, as chances de que as pessoas tomem a decisão que você deseja são extremamente significativas.

Por isso, se você utiliza campanhas de e-mail marketing em sua empresa, talvez seja um excelente momento para considerar a criação e linkagem de Landing Pages em suas estratégias de marketing. Mas atenção! Se engana quem pensa que para aumentar as taxas de conversão da empresa basta sair criando Landing Pages sem critério algum!

Para que realmente tragam resultados positivos, é imprescindível tomar alguns cuidados e ficar atento a detalhes extremamente importantes. A segmentação, montagem do e-mail, linkagem com a Landing Page e seus elementos estão entre os principais. Quer saber mais sobre cada um desses pontos? Então continue a leitura, pois nos próximos capítulos detalharemos cada um deles separadamente.

3. Segmentação como chave para o sucesso

Por mais que você tenha uma estratégia de marketing digital bem elaborada, com a persona de seu negócio bem definida e bastante alinhada com seus produtos ou serviços, uma coisa é fato: seu banco de e-mails e sua base de leads é, sim, bastante diversa. Dentro de sua lista existem desde consumidores fiéis até quem nunca comprou nenhuma vez sequer, mas se interessa pelo conteúdo que você gera e entrega.

E você há de concordar que essas pessoas estão em diferentes estágios de seu funil de vendas certo? Então, fica bastante óbvio que a estratégia de criar uma campanha única de e-mail marketing associada a uma Landing Page e dispará-la sem critério algum para todos os seus contatos teria uma chance bastante pequena de ser um sucesso, não é mesmo?

Qual a solução? Segmentação é a palavra-chave! Dividir sua lista de e-mails em grupos de pessoas pertencentes a um mesmo nível no processo de compra, ou até mesmo por região onde vivem, idade, gênero ou qualquer outra característica que seja relevante, tem o poder de alavancar suas campanhas a níveis que você jamais imaginou!

Desenvolver ações de marketing específicas e direcionadas a determinado segmento de clientes (ou leads) garante que você oriente sua estratégia de maneira certeira e aumente de modo significativo sua taxa de conversão, apresentando ofertas realmente relevantes para aquele grupo. A segmentação também permite que você otimize de maneira adequada as Landing Pages, adaptando-as às necessidades e motivações do grupo ao qual é destinada.

Quer entender melhor? Vamos a alguns exemplos de como a segmentação pode ser um diferencial estratégico dentro de suas campanhas de marketing:

Ao criar uma campanha direcionada a seus clientes recorrentes — aqueles que já compraram o que você oferece mais de uma vez, conhecem bem a sua marca e confiam em sua autoridade — você pode oferecer descontos exclusivos em algum produto, como prêmio por sua lealdade e confiança. Ademais, adicionar frases como “Já sabemos que você sabe escolher bons produtos” também possui um impacto relevante. Afinal, quem não gosta de ser visto de maneira positiva, não é mesmo?

Por outro lado, se o seu objetivo for atrair novos consumidores, sua estratégia tem de ser diferente. Utilizar técnicas que agucem a curiosidade e solucionem alguma necessidade podem se revelar bastante eficientes.

Obviamente, esses dois exemplos são genéricos e podem não se encaixar na realidade do seu negócio. Mas a importância de utilizar a segmentação ficou mais clara, não é? Então vamos a outro ponto crucial: a montagem do e-mail. Fique atento ao próximo capítulo!

4. Montando o e-mail

Agora que você já sabe a importância das Landing Pages em estratégias de e-mail marketing e como a segmentação é um elemento essencial para o seu sucesso, chega a hora de falarmos sobre a relevância da montagem do e-mail. Afinal, ele deve ser interessante o bastante para que a pessoa que o recebeu se sinta impelida a tomar a decisão de acessar a Landing Page, certo?

Dentro desse contexto, muitas variáveis devem ser levadas em consideração: design, posicionamento de elementos na página, montagem bem feita de um fluxo para leads, conteúdo da mensagem, entre outros. Claro que isso tudo dependerá do que você está oferecendo e para quem. Mas, de maneira geral, é importante ficar atento aos seguintes pontos:

  • Seja claro e direto em sua oferta: se o e-mail tem o objetivo de oferecer um desconto de 15% em uma compra, destaque essa informação. A pessoa deve “bater o olho” e saber sobre o que se trata a mensagem principal;
  • Concentre o conteúdo e os elementos no centro da página: isso melhora a visualização e o entendimento da informação;
  • Utilize cores, negrito e bullet points para dar ênfase ao que é mais importante;
  • Caso decida utilizar imagens, escolha com cuidado alguma que represente exatamente a mensagem que você deseja passar e que esteja alinhada ao grupo que está recebendo o e-mail;
  • Se possível, faça com que toda a mensagem possa ser visualizada na tela assim que o e-mail for aberto, sem a necessidade de mexer na rolagem da página;
  • Construa um CTA forte e muito visível. Esse é o ponto mais importante, pois é o que irá direcionar o cliente à Landing Page!

E já que acabamos de citar a importância do ponto de linkagem do e-mail marketing com a Landing Page, detalharemos esse aspecto de maneira mais aprofundada no próximo capítulo. Continue aqui!

5. Linkando com a Landing Page

Pare e reflita: de nada adianta você segmentar superbem sua campanha de e-mail marketing e criar uma Landing Page certeira se as pessoas que receberem o e-mail não acessarem o link que une esses dois elementos, certo? Por isso, a linkagem da mensagem com a Landing Page deve ser cuidadosamente pensada.

De maneira geral, a conexão do e-mail com sua Landing Page específica é feita por meio de um botão de CTA incluído no corpo da mensagem. Esse botão deve conter uma mensagem forte o suficiente para que o leitor se sinta impelido a clicá-lo. Frases no imperativo, como “Clique aqui e saiba mais”, “Obtenha seu desconto agora” ou “Aproveite essa oferta” costumam ter resultados bastante positivos.

O posicionamento do botão, bem como suas cores e fonte, também são aspectos cruciais a serem observados. Tente sempre posicioná-lo no centro da página, logo após a mensagem principal, em um tamanho que chame a atenção. Com o mesmo propósito, você pode utilizar cores mais chamativas ou negritar a fonte. O importante aqui é que o link com a Landing Page esteja visível e seja compreendido com facilidade.

6. Elementos da Landing Page

Ok, chegamos agora ao clímax de uma estratégia de e-mail marketing utilizando Landing Pages: a Landing Page em si. Nesse ponto, é preciso enfatizar um aspecto muito importante: cada campanha de e-mail marketing deve ter uma Landing Page específica, criada exclusivamente para ela. Esqueça a ideia de criar Landing Pages genéricas ou que sejam apenas um atalho para o seu site principal, sob o risco de a taxa de sucesso ser mínima.

Tendo isso em mente, detalharemos agora quais elementos são obrigatórios em uma Landing Page que realmente traz os resultados esperados. O primeiro deles tem a ver com a velocidade de carregamento da página. Acredite ou não, caso ela demore mais do que 3 segundos (sim, isso mesmo!) para carregar, a taxa de abandono sobe de maneira drástica! Por isso, invista em uma página que carregue rápido.

Além disso, é essencial que a Landing Page esteja em total acordo com a oferta descrita na mensagem de e-mail. As pessoas buscam objetividade e agilidade. Se, ao abrirem a Landing Page, elas encontrarem dificuldades em achar o que desejam, as chances de fecharem a página são altíssimas. Por isso, seja específico e claro, adicione botões visíveis e que as levem diretamente para o destino final: a conversão.

Por fim, deve-se sempre levar em consideração o aspecto visual. Consumidores são muito influenciados pelo design de uma página. Assim, utilize elementos que chamem a atenção, mas que não poluam demais a Landing Page. O mais recomendado aqui é abusar dos fundos brancos, utilizando poucas (mas eficientes) imagens.

Se você utilizar corretamente as técnicas de segmentação citadas anteriormente, já deve imaginar que os elementos e o design das Landing Pages vão diferir de acordo com o grupo ao qual se destinam. E caso você não tenha clareza sobre quais opções são mais eficientes, não hesite em fazer testes do tipo A/B para suas Landing Pages!

É supersimples! Basta dividir aleatoriamente o número de pessoas que receberá o e-mail marketing em dois grupos (A e B) e, para cada um deles, enviar e-mails contendo links para Landing Pages que sejam distintas em algum elemento, como localização de botões de CTA, imagens, fonte ou cor – e atenção: teste apenas um elemento por vez! A partir daí, basta analisar os resultados para descobrir qual das duas opções gerou a maior taxa de conversão.

Por fim, para que suas estratégias de e-mail marketing aliadas à utilização de Landing Pages sejam cada dia mais efetivas, é imprescindível que você nunca deixe de buscar compreender o comportamento de sua persona na página, bem como o monitoramento constante das taxas de conversão. Faça análises e testes, aprimore suas técnicas, realize reformulações e adaptações, sempre buscando a excelência. Vai valer a pena toda essa dedicação!

7. Conclusão

Quando bem planejadas e elaboradas, as estratégias de marketing digital com envio de e-mails direcionados a Landing Pages podem ser o item que faltava para alavancar de vez os resultados de sua empresa. Como você acompanhou ao longo desse conteúdo, as Landing Pages podem fazer maravilhas por suas taxas de conversão e pelo engajamento de seus consumidores.

Porém, para que seja efetiva, a utilização das Landing Pages deve ser cuidadosa e certeira. E esse foi o principal objetivo desse e-book: ajudar você nessa tarefa. Esclarecemos ao longo dos capítulos todos os pontos relevantes dessa questão, como a importância das Landing Pages em campanhas de e-mail marketing, a utilização de técnicas de segmentação, bem como a montagem correta dos e-mails, da linkagem bem feita e dos elementos imprescindíveis de uma boa Landing Page.

Esperamos ter alcançado o nosso objetivo, e que esse conteúdo tenha sido útil para você. E agora, não perca mais tempo! Utilize as técnicas aprendidas aqui o quanto antes e crie Landing Pages incríveis para suas campanhas de e-mail marketing. Acredite, você colherá os frutos dessa ação muito antes do que imagina!