Como driblar uma crise de imagem

Uma boa reputação e imagem da marca é fundamental para qualquer empresa. Uma crise de imagem pode ocorrer a qualquer momento, por isso é sempre importante estar preparado para conseguir administrá-la da melhor forma. No post de hoje vamos falar sobre como se preparar para uma crise e como agir.

Dois fatores são essenciais para uma gestão de crise: a capacidade de prever o problema que poderá ocorrer e a habilidade na hora em que será necessário se comunicar após o problema estourar. Por isso, optar por possuir uma comunicação integrada é fundamental para a contenção dos efeitos a partir de uma crise de imagem. O alcance das redes sociais pode ser imenso e somente uma comunicação que consiga abranger todos os canais conseguirá ser efetiva. Mas afinal, qual importância da comunicação integrada em uma crise?

Como driblar uma crise de imagem?

Selecionamos cinco passos fundamentais para conseguir lidar com a crise da melhor maneira, confira:

Calcule o prejuízo com sua equipe

Após o surgimento de uma crise, o primeiro passo é montar uma equipe que seja capaz de pensar na estratégia a partir de agora. É importante buscar os responsáveis de cada área da empresa, presidente, sócios, comunicação, técnicos, jurídico, contabilidade etc. Descobrir a origem e as dimensões que o problema podem causar e obter o máximo de informações são detalhes fundamentais para saber o que ocasionou o erro, como driblar a crise e o que fazer para que o problema não se repita.

Seja rápido, honesto e positivo

Às vezes, mais importante do que a opção escolhida, é tomar a decisão rápida. Nesses momentos é importante não ficar parado, pois o tempo está passando e a situação pode estar se agravando a cada segundo. Se a culpa da empresa está clara, o ideal é que a empresa reconheça isso e assuma a culpa. Um pedido de desculpas públicas mesmo que com poucas informações, já pode ser o início da melhora da imagem da empresa, pois a omissão pode causar um prejuízo maior ainda.

Não subestime

A crise pode se espalhar mais rápido do que você imagina. Com as redes sociais cada vez mais interativas e dinâmicas, as notícias estão cada vez mais rápidas. Tome todas as medidas de forma rápida e precisa, não subestime a crise achando que não vai acontecer nada ou que o tempo irá apagar.

Aprenda com os erros

Após se recuperar de uma crise de imagem, é fundamental lembrar dos erros cometidos para não repeti-los novamente. O aprendizado é uma das partes mais importantes, pois conseguimos ver em que parte do trajeto erramos e porque erramos.

 

 

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