Como driblar uma crise de imagem
Uma boa reputação e imagem da marca é fundamental para qualquer empresa. Uma crise de imagem pode ocorrer a qualquer momento, por isso é sempre importante estar preparado para conseguir administrá-la da melhor forma. No post de hoje vamos falar sobre como se preparar para uma crise e como agir.
Dois fatores são essenciais para uma gestão de crise: a capacidade de prever o problema que poderá ocorrer e a habilidade na hora em que será necessário se comunicar após o problema estourar. Por isso, optar por possuir uma comunicação integrada é fundamental para a contenção dos efeitos a partir de uma crise de imagem. O alcance das redes sociais pode ser imenso e somente uma comunicação que consiga abranger todos os canais conseguirá ser efetiva. Mas afinal, qual importância da comunicação integrada em uma crise?
Selecionamos cinco passos fundamentais para conseguir lidar com a crise da melhor maneira, confira:
Calcule o prejuízo com sua equipe
Após o surgimento de uma crise, o primeiro passo é montar uma equipe que seja capaz de pensar na estratégia a partir de agora. É importante buscar os responsáveis de cada área da empresa, presidente, sócios, comunicação, técnicos, jurídico, contabilidade etc. Descobrir a origem e as dimensões que o problema podem causar e obter o máximo de informações são detalhes fundamentais para saber o que ocasionou o erro, como driblar a crise e o que fazer para que o problema não se repita.
Seja rápido, honesto e positivo
Às vezes, mais importante do que a opção escolhida, é tomar a decisão rápida. Nesses momentos é importante não ficar parado, pois o tempo está passando e a situação pode estar se agravando a cada segundo. Se a culpa da empresa está clara, o ideal é que a empresa reconheça isso e assuma a culpa. Um pedido de desculpas públicas mesmo que com poucas informações, já pode ser o início da melhora da imagem da empresa, pois a omissão pode causar um prejuízo maior ainda.
Não subestime
A crise pode se espalhar mais rápido do que você imagina. Com as redes sociais cada vez mais interativas e dinâmicas, as notícias estão cada vez mais rápidas. Tome todas as medidas de forma rápida e precisa, não subestime a crise achando que não vai acontecer nada ou que o tempo irá apagar.
Aprenda com os erros
Após se recuperar de uma crise de imagem, é fundamental lembrar dos erros cometidos para não repeti-los novamente. O aprendizado é uma das partes mais importantes, pois conseguimos ver em que parte do trajeto erramos e porque erramos.
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