Como a comunicação integrada pode ajudar sua empresa

Ter uma comunicação integrada dentro da empresa é um dos pilares para que todos os processos consigam fluir com naturalidade e eficácia. Ao longo dos últimos anos, o conceito de comunicação integrada tem sido trabalhado cada vez mais dentro das empresas, pois é vista como uma estratégia inteligente para melhorar a comunicação dentro da empresa, unir colaboradores, alcançar melhores resultados e até mesmo driblar a crise e ajudar na organização das finanças corporativas.
É fundamental que toda empresa ou organização esteja provida de boas estratégias de comunicação, seja ao construir sua imagem, passar sua mensagem para os funcionários, consolidação de relacionamento com o público ou na divulgação se deus produtos ou serviços. As vantagens de realizar a integração de diversas áreas de comunicação e suas funções são diversas. Além de melhorar o rendimento dos colaboradores, pode promover uma melhor apresentação da empresa para o público externo, que verá a empresa com outros olhos.

Comunicação Integrada

Mas afinal, o que é comunicação integrada?

É a combinação de planejamento, estratégias e meios de comunicação internos e externos para que todos os objetivos da empresa sejam alcançados com mais facilidade. Podemos dizer que a comunicação integrada é a combinação de diversas atividades da comunicação, como marketing, publicidade e relações públicas. O objetivo central é promover a inovação de forma efetiva para se comunicar com o público da comunicação interna com a externa, eliminando a possibilidade de que o cliente receba mensagens diferentes e fique em dúvida, diminuindo as chances de causar prejuízos para a empresa.
Para atingir um nível de sucesso, é necessário que a empresa se organize, criando um planejamento, foco e direcionando suas estratégias, evitando que o público seja alcançado de forma inconsistente. O papel da comunicação integrada é aproximar conteúdos e informações dos mais diversos setores da organização, evitando uma sobreposição de tarefas e produzindo coerência entre o que é determinado pelas comunicações interna, institucional, mercadológica e administrativa.
O nome chamado para a união dessas comunicações é “composto de comunicação organizacional” e sua correta aplicação é capaz de promover ações integradas que atinjam aos diferentes públicos da empresa. As metas e objetivos da empresa precisam ser os mesmos para todos, assim como sua imagem deve ser apenas uma só, a comunicação integrada precisa de uma demanda de participação conjunta dos diversos profissionais.
Por este motivo surgiu dentro das empresas a necessidade de que os profissionais de comunicação, como jornalistas, designers, publicitários e relações-públicas, trabalhem em conjunto e complementem as competências das outras habilidades.

Como usar a comunicação integrada em uma campanha?

Um marketing efetivo e uma ótima comunicação são fatores determinantes. Vamos citar algumas dicas para que a realização da comunicação integrada dê certo

Identidade Visual

Certifique-se de que todas os logos, as cores e tamanhos de demais peças de comunicação estejam coerentes entre si e seguindo uma sequência lógica.

Estratégia de comunicação

Definir uma estratégia de comunicação que seja a mais clara possível e que esteja focada na mensagem da empresa e seus objetivos é essencial, pois isso garante que em qualquer peça de comunicação estas ideias sejam sempre as centrais.

Integração da equipe

Envolver todas as pessoas da organização e abrir canais de comunicação, analise e considere as sugestões. A Comunicação Integrada é a nova forma de trabalhar a comunicação dentro das empresas. Sem ela está ficando cada vez mais difícil se manter relevante para os clientes.

 

 

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