Buscas por voz – o futuro da comunicação e do Marketing Digital

O início de 2019 foi marcado pela CES – Consumer Electronic Show – que é o maior e mais importante evento que profetiza grandes tendências em tecnologia para o futuro. Todo ano, ele acontece em Las Vegas (EUA), que também é um dos palcos master do entretenimento mundial, por isso nada mais justo do que eleger a “Rainha do Deserto” como cidade hub para o CES. E falando em tecnologia, sabemos que ela está diretamente ligada ao Marketing Digital, ou seja, nossos olhares estiveram atentos à feira para captarmos tudo o que promete bombar nos próximos tempos e o que mais nos chamou atenção são os comandos de voz do futuro.

Os comandos por voz já são extremamente presentes em nosso dia a dia. Basicamente, eles funcionam de acordo com as premissas da Inteligência Artificial em conjunto, é claro, com a Internet das Coisas (IoT). Por meio de uma experiência totalmente personalizada, uma assistente digital pode fazer desde de uma simples busca no Google até marcar seu próximo compromisso. Se você tem um Iphone, seu principal comando por voz é a Siri. Se você tem um Android, o Google Assistente desempenha este papel.

E foi exatamente o Google Assistente que apresentou seu maior salto em relação à otimização da sua chamada tradução simultânea. Agora, ele ganha o “modo intérprete”, que promete acabar com os problemas de comunicação entre pessoas que falam idiomas diferentes através de um novo e mais completo assistente virtual. O novo Google Assistente está em fase de testes, mas o Google adianta que ele virá de fábrica com 27 línguas cadastradas. Os primeiros testes já estão aconteceram durante a própria durante a CES, em Las Vegas, e também em San Francisco e Nova York. Os estabelecimentos escolhidos foram hotéis de grande circulação de estrangeiros.

O intuito de levar o Assistente de Voz para a maior quantidade possível de dispositivos foi um dos pontos principais apresentados pela empresa durante a CES 2019. Além disso, a Google também se mostra pronta para dominar o mercado de smart TVs, com o Google Assistente sendo disponibilizado em TVs da Samsung, Sony, Xiaomi, Philips, Hisense, TCL, Haier, Changhong e JVC.

Mas os comandos por voz não são exclusivos do Google. Dentro de casa, a Alexa (Amazon) pode nos ajudar a controlar a roupa que usamos de acordo com o tempo e tocar a nossa musica favorita quando estivermos no banho. Falando em banho, até mesmo novos chuveiros inteligentes serão preparados para atuarem por meio dos comandos por voz, controlando a emissão e temperatura da água, por exemplo.

Sobre os novos carros autônomos, não precisamos nem falar. Há indícios que de os carros do futuro poderão “falar” entre si para garantir a ordem no trânsito, evitar acidentes e, é claro, facilitar a vida de seus donos….que usarão a voz para o funcionamento do veículo.

Nos Estados Unidos, o uso do Google Home e da Alexa batem índices recordes a cada ano. E segundo próprios dados da CES 2019, os americanos investem cada vez mais em produtos por meio desses dispositivos. Em 2019 não será diferente. Em um futuro não muito distante, conversaremos muito com as nossas máquinas e a voz vai nos poupar dos Smartphone.

A nova IoT, ativadas por voz, será um mercado tão forte que mudará as relações de consumo, as estratégias de vendas e marketing digital das marcas e, é claro, o universo da comunicação. Parece mesmo que estamos diante de uma nova revolução tecnológica e que, agora, a voz vem para definitivamente ser ouvida. As previsões indicam que as assistentes evoluirão a tal ponto que elas não servirão apenas para facilitar a vida do usuário, mas para aconselhá-lo sobre compras, recomendar soluções para problemas, organizar a sua agenda do dia e permitir que você conheça novos produtos e serviços assim que forem lançados.

É o início a era machine-to-machine!

A Ideia Agência Digital tem sede em Porto Alegre – Rio Grande do Sul, mas seu pensamento é global. Há seis anos no mercado da tecnologia e internet, nossa equipe respira Marketing Digital e inovação, através da atualização e inquietude contínuas de todos que fazem a empresa. Somos Google Partners e especialistas na construção de sites, SEO, Social Media Marketing e todas as ações de um plano de Marketing Digital completo. Gostou do nosso texto? Manda um e-mail pra nós com o seu feedback: atendimento@ideiaagednaidigital.com.br