Branding – O que é e como pode ajudar a sua marca a se posicionar

Branding: Ter um posicionamento de marca bem definido é um forte diferencial para a sua empresa.

O que é branding?
Branding ou Brand Management é um conceito que trata das estratégias para realizar a gestão da imagem de uma marca perante o seu público e o mercado. Com foco em trabalhar a imagem da empresa, essas técnicas tem o objetivo de que a marca se torne mais conhecida e seja facilmente reconhecida e lembrada, além de querida por quem a conhece.

Existem muitos benefícios para se trabalhar o branding do seu negócio. Dentre eles, podem ser listados: o aumento da confiança do seu público no nome da sua empresa; a garantia da presença na lembrança da audiência; o aumento do valor ligado à marca e a fidelização com o público.

Para chegar lá, é preciso seguir alguns passos que vão desde entender a essência do seu negócio até conhecer muito bem o seu público-alvo. Acompanhe as dicas que preparamos para você trabalhar o posicionamento da sua marca.

Quais são as definições necessárias para aplicar o Branding em uma empresa?
Propósito
É preciso refletir sobre o que faz a sua empresa ser o que ela é hoje. O que move você para levar os melhores produtos e serviços para seus clientes deve ficar bem claro com a definição de um propósito. Muitas vezes esse é o ponto que faz com que o público defina com quem vai realizar a compra. As pessoas compram o seu porquê. Portanto, defina de maneira clara o propósito da sua empresa e foque em apresentá-lo da forma mais clara e transparente possível.

Promessa de marca
A sua promessa de marca consiste em expressar como a sua empresa vai trabalhar para alcançar e transmitir o seu propósito. Significa estabelecer um plano para chegar lá de forma que seja possível prever os próximos passos que a organização vai tomar. A promessa envolve também o que o público vai receber da sua empresa a partir das alterações realizadas. Engloba a experiência que os usuários vão ter ao entrar em contato com a instituição e ao realizar a compra de produtos e serviços. Tudo isso deve estar alinhado ao que você está prometendo como negócio para manter-se sempre próximo de seguidores que tenham interesse real na sua empresa e no que você tem a oferecer.

Atributos
Os atributos de uma marca dizem respeito aos seus valores e ao que ela acredita. Neste ponto é preciso definir que pontos são essenciais para a empresa e o que não pode ser negociado quando se fala de princípios. Isso será primordial para definir os próximos passos da organização e para pautar como serão as relações, regras e definições entre parceiros, clientes, fornecedores e colaboradores. Todas essas informações devem ser alinhadas e informadas para quem acompanha o seu negócio. Pense nas melhores maneiras de expressar seus atributos através dos seus conteúdos e da sua comunicação como um todo.

Posicionamento
Quando de fala em posicionamento, o foco é você alinhar os objetivos do seu negócio e seus produtos à forma como você vai apresentar isso para o mercado. De acordo com o que você vende e o público que você deseja atingir a forma como você se comunica deve ser alinhada. Nesta etapa, o foco deve ser definir como a sua marca será apresentada para as pessoas, como ela irá se comportar e realmente se posicionar frente às mudanças e aos acontecimentos do cotidiano. Quem será a sua empresa em meio a tantas outras?

Apresentação da marca
A forma como a sua marca é apresentada visualmente é muito importante nos processos de formação da imagem que você deseja passar. Por isso, algumas definições são decisivas na construção da sua identidade visual. Você deve definir e criar padrões que sejam a cara do que você deseja transmitir. Isso vale para as cores escolhidas, o estilo das imagens que serão trabalhadas, a tipografia (escolha do estilo das fontes utilizadas para trabalhar as letras), a criação do slogan e a definição do tom e da voz da sua marca.

O tom e a voz escolhidos para você se comunicar com o seu público devem pautar todas as comunicações realizadas a partir daí. É preciso estabelecer um padrão que deve ser seguido por todos os que falarem em nome da marca. Veja o que mais combina com a identidade do seu negócio e pense em como você quer ser visto. Se a sua empresa é mais séria e formal, a linguagem e o vocabulário que você utiliza também devem ser. Se o estilo dos seus produtos é mais leve e descontraído, fique atento para falar e escrever de forma condizente, sempre focando na identificação de quem acompanha a sua empresa. A forma como a sua marca se comporta nas redes pode atrair ou repelir o seu público. Foque em tornar a comunicação mais humana e amigável possível para criar vínculos e interesse por parte dos usuários.

Estratégia
Após planejar todas as etapas anteriores, é fundamental elaborar uma estratégia para apresentar ao público a sua marca renovada ou recém construída. Elabore uma campanha de lançamento para apresentar aos seus clientes a mudança. Caso você já possua uma marca estabelecida, é importante informar os porquês das alterações para que seu público compreenda e sinta-se parte do processo que está sendo realizado. Um seguidor engajado pode ser uma excelente forma de divulgação das suas novidades.

Investir na imagem da sua marca é fundamental para se posicionar de maneira adequada perante o mercado. Lembre-se de incluir no planejamento de marketing da sua empresa as estratégias de branding para garantir uma boa relação com o seu público e manter o seu nome na lembrança dos seguidores. As diferentes técnicas existentes podem, e devem, ser combinadas entre si para que a efetividade das ações seja potencializada. Cuidar da fachada também deve fazer parte da sua rotina com a sua empresa. Veja mais dicas de como encantar os seus clientes no nosso post: Atendimento online: 7 dicas práticas para encantar seus clientes

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