Aprenda a calcular o ROI das suas campanhas de Google Adwords
Todo empresário tem um sobrinho que “sabe mexer na Internet” ou aquele colega de faculdade que “acabou de abrir uma agência de marketing” e se oferece para desenvolver seu site, montar sua página no Facebook e até criar algumas campanhas de Google Adwords pra você.
Apesar da boa vontade, é necessário lembrar que sua empresa é um empreendimento profissional e, como tal, requer uma estratégia de marketing profissional, para evitar que preciosos recursos acabem desperdiçados.
Mas como saber se a sua campanha de Google Adwords está se transformando em um desperdício de recursos ou gerando lucro? É o que você vai aprender com o post de hoje. Portanto, continue lendo!
O que é o ROI e qual sua importância
Uma das métricas mais importantes do Marketing Digital é o ROI, ou Retorno sobre Investimento. Essa métrica possui uma função essencial: medir a eficiência de ações de marketing ao calcular o seu retorno financeiro para a empresa em porcentagens.
Pelo ROI, podemos saber qual investimento é mais rentável e se estamos desperdiçando dinheiro ao bancar uma ação que apresenta um retorno baixo, enquanto poderíamos alocar esse recurso em campanhas mais lucrativas.
Sem apoio profissional (e sem o controle permanente do ROI), sua empresa pode acabar colocando recursos importantes em campanhas de Google Adwords com um retorno mínimo.
Qual é a fórmula de cálculo do ROI
Como vimos, o ROI é uma poderosa ferramenta para medir a eficiência das suas campanhas de Google Adwords. Mas como calculá-lo? Para começar, pegue um lápis e um papel e anote essa fórmula:
- ROI = (Faturamento Bruto – Investimento) / Investimento
Os termos da fórmula são bem autoexplicativos, mas vamos nos aprofundar um pouco.
O faturamento bruto que a fórmula pede é referente ao valor total obtido pela empresa com a campanha no Adwords. Já o investimento engloba todos os gastos(tanto de operação como de marketing) que a campanha gerou.
Simples, não é? Agora vamos aprender na prática como calcular o ROI de campanhas de Google Adwords para fixar esse conhecimento na cabeça. Vamos lá!
Como calcular o ROI de campanhas do Google Adwords
Vejamos o seguinte exemplo. O senhor Luiz é um chaveiro que começou agora a investir em marketing digital. Depois de pesquisar bastante sobre o assunto, Sr. Luiz decide fazer duas campanhas de Google Adwords ao mesmo tempo: a Campanha A para serviços urgentes – como é o caso de pessoas trancadas fora de casa, que precisam de um atendimento imediato – e a Campanha B para serviços de cópias de chaves.
Em um mês, a Campanha A gerou 28 novos clientes para o Sr. Luiz. Cada cliente pagou R$90 pelo serviço e teve um “custo” de R$35 de mão de obra e equipamentos. A campanha teve uma verba de R$600.
Já a Campanha B, no mesmo período, gerou 22 novos clientes. Cada cliente pagou R$8 pelo serviço e “custou” R$3. A verba no Adwords foi de R$ 100.
Vamos calcular o ROI!
Campanha A
- Faturamento Bruto = R$ 90 x 28 = R$ 2.520
- Investimento = (R$ 35 * 28) + 600 = R$ 1.580
- ROI = (R$ 2.520 – R$ 1.580) / R$ 1.580;
- ROI = 0,59;
- ROI = 59%
Campanha B
- Faturamento Bruto = R$ 8 x 22 = R$ 176
- Investimento = (R$ 3 x 22) + 100 = R$ 166
- ROI = (R$ 176 – R$ 166) / R$ 166;
- ROI = 0,06;
- ROI = 6%
Como podemos ver, o ROI da Campanha A (59%) foi quase dez vezes superior ao ROI da Campanha B (6%), se provando uma estratégia muito mais rentável.
Viu como calcular o ROI de campanhas de Google Adwords é algo extremamente importante? É por isso que existem agências especializadas, como a Ideia, em auxiliar empresas a navegar pelo Adwords. Essas agências não só ajudam a criar as melhores campanhas para seus clientes, como ainda fazem todo o cálculo do ROI para otimizar seu investimento.
Agora que você já sabe como investir melhor seus recursos em campanhas de Google Adwords e não vai mais desperdiçar seu dinheiro, que tal curtir a nossa página no Facebook? Assim, você poderá ficar de olho nos artigos que postamos por lá!