Acessibilidade digital – o que é e como trabalhar no seu site

Ter um site acessível para todos os públicos vai deixar a sua empresa no caminho do sucesso. 

 

Com a popularização das ferramentas e do acesso à internet, cada vez mais pessoas estão online e é preciso entender a necessidade de adequar os conteúdos, aparência e ferramentas do seu site para proporcionar uma experiência satisfatória para todos que encontrarem a sua empresa na web. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para a sua empresa observar no desenvolvimento do seu site ou loja virtual. Caso você já tenha um site no ar, o ideal é fazer um levantamento do que precisa ser ajustado e realizar as alterações assim que possível.

 

O que é a acessibilidade digital?

Para começar, é preciso entender o que significa o conceito de acessibilidade digital. Por acessibilidade pode-se compreender as ações para tornar espaços acessíveis a todas as pessoas, independente de limitações ou deficiências que elas possuem. No ambiente digital essas adequações também devem ser realizadas. Para isso, existem uma série de práticas e padrões que devem ser alinhados nas plataformas de sites, lojas virtuais e também em conteúdos publicados em redes sociais. Além de trazer mais audiência para as suas páginas, essa adequação pode trazer mais vendas e visibilidade para o seu negócio. Além de melhorar a imagem da sua marca com o público.

 

Como aplicar nos conteúdos da empresa?

Existem diversos fatores que podem ajudar no campo da acessibilidade em diferentes áreas do seu site. A seguir, vamos listar alguns deles para que você possa verificar o que é preciso trabalhar em seu negócio.

 

Conheça o conceito de tecnologias assistivas

Cada dia mais a tecnologia está disponível para auxiliar as pessoas com diferentes dificuldades a interagirem na web. Mantenha-se atualizado às novidades e veja como a sua empresa pode se adaptar para entregar materiais que sejam compatíveis com ferramentes como leitores de tela, para usuários com deficiência visual; comandos de voz, para pessoas com dificuldades motoras, e também a necessidade de transmitir o conteúdo  em Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais, dependendo da situação.

 

Criar conteúdos multissensoriais

Ao criar os conteúdos, experimente utilizar diferentes estímulos e não apenas uma única forma de absorver a informação. Os vídeos devem ter áudio e legendas, os textos podem possuir uma versão em áudio, as imagens devem ir além das legendas e possuir descrições. Foque em apresentar materiais que podem ser consumidos de diferentes formas para não restringir cada conteúdo a uma determinada parcela do seu público potencial. 

 

Utilizar legendas em todos os materiais de vídeo

Os conteúdos em formato de vídeo são normalmente os que possuem maior alcance na web. Por isso é muito importante que todos os conteúdos publicados nesse formato sejam legendados. Isso possibilita o entendimento de pessoas surdas ou com dificuldades auditivas. Sem contar que boa parte do público já prefere assistir os vídeos sem áudio.

 

Incluir texto alternativo nas imagens

Atualmente a maioria das plataformas de cadastro de conteúdos em sites e blogs, além das redes sociais, possuem espaços para o cadastro de textos alternativos, descrições das imagens para que as pessoas cegas ou com dificuldades para enxergar que utilizam leitores de tela para acessar à internet consigam compreender o que está presente nas imagens. Por isso cadastrar o texto alternativo ao colocar imagens em seu conteúdo é de extrema importância para completar a experiência desses usuários.

 

Alinhe os textos à esquerda

Muitas pessoas com dificuldades intelectuais possuem mais restrições ao fazer a leitura de textos em blocos justificados, pois o espaço entre as palavras às vezes é diferente. Os textos alinhados à esquerda facilitam a legibilidade para uma maior quantidade de usuários e auxiliam também de uma forma geral na escaneabilidade do texto o que contribui para melhorar o ranqueamento do site nos mecanismos de busca.

 

Utilize cores contrastantes

O contraste entre as cores utilizadas na sua página deve ser evidente visando, principalmente a visibilidade das pessoas daltônicas. Fique atento para não fazer com que as cores sejam o único elemento responsável por transmitir uma informação para que estes indivíduos não fiquem sem compreender dados importantes. O formato dos símbolos e imagens também devem ser bem definidos para facilitar a visualização. 

 

Opte pela criação de links acessíveis

Os links para acessar outras páginas ou conteúdos também devem ser visíveis e de fácil entendimento. Estes devem estar em cor diferente, em destaque ou sublinhados e, se possível, devem passar a mensagem de que o usuário será direcionado para outra página.

 

Pense no seu design e na forma de apresentação dos textos

Todos os elementos visuais que têm o foco de transmitir uma informação devem também possuir uma identificação textual. As fontes escolhidas para o trabalho devem evitar formatos que mudem muito a forma com as letras são vistas, como as fontes serifadas e como letras cursivas, a formatação em itálico também deve ser evitada. O tamanho das letras deve ser analisado para ficar legível, assim como o espaçamento entre as letras deve ser alinhado para evitar sobreposições que dificultem a leitura. 

 

Torne os textos acessíveis como um todo e priorize as informações básicas. Frases muito extensas ou parágrafos muito longos também podem ser um obstáculo para alguns leitores. Utilizar figuras de linguagem ou a voz passiva sem realizar a algum tipo de explicação pode limitar a compreensão de pessoas com deficiência intelectual, por exemplo.

 

Trabalhar a inclusão digital de cada vez mais pessoas deve ser um trabalho realizado por todas as empresas. A acessibilidade é uma necessidade e um dever de todos os empreendedores e produtores de conteúdo. Antes de colocar seu site ou loja virtual no ar, faça uma análise do layout, das ferramentas, das imagens e demais configurações necessárias para verificar se está tudo de forma a facilitar a experiência de diferentes tipos de clientes. Não deixe que a falta de adequação ou atualização prejudiquem as suas vendas. 

 

Está procurando uma agência digital em Porto Alegre para alavancar as suas vendas no mundo digital? Nós da Ideia Agência Digital estamos prontos para trabalhar com a sua empresa com as ferramentas mais adequadas para o seu tipo de negócio e objetivos a serem atingidos. Entre em contato conosco: link para whatsapp.