Como o marketing digital pode ser o diferencial na sua empresa
Quando você procura um produto ou serviço, ou pesquisa sobre uma empresa, costuma utilizar algum mecanismo de busca como Google, Bing, Yahoo ou outro? Eu também! Assim como eu e você, milhares de outras pessoas fazem essa busca diariamente na internet. Isso se dá, principalmente, devido à popularização do uso da internet, facilitando o acesso à informação e também em razão da crescente explosão mobile, que são os dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Diante disso, podemos afirmar que os hábitos de compra do consumidor moderno mudaram definitivamente e, em consequência, as empresas que acompanham constantemente essas mudanças saem na frente da concorrência. O marketing digital faz com que a sua empresa, produto ou serviço esteja presente no ambiente em que o consumidor ou o potencial cliente está inserido — no ambiente digital.
Prós e contras da exposição on-line
Definitivamente são mais prós do que contras, mas ambos devem ser considerados. Entenda que, ao trabalhar os canais on-line de comunicação e também as redes sociais, os clientes satisfeitos provavelmente atestarão sobre a qualidade do produto ou externarão a satisfação com o serviço prestado, por meio de comentários positivos, avaliações do serviço, compartilhamentos, indicações ou qualquer outra forma de expressar esse sentimento. Bingo! Isso atrai muito mais olhares para o seu negócio.
O contrário também repercute, só que de forma negativa. Um cliente insatisfeito não vai pensar duas vezes antes de botar a boca no trombone! A interação on-line é muito mais dinâmica e gera maior alcance. Portanto, imagine que o cliente satisfeito possa comentar com um ou outro colega. Já um cliente insatisfeito vai espalhar o seu descontentamento em diversos canais, alcançando grande número de pessoas. Sendo assim, dê muita atenção aos seus canais de comunicação on-line. Eles valem ouro!
De olho nas redes sociais
Esse é, sem dúvida, o melhor canal para a construção de relacionamento com o seu cliente atual ou potencial. Através das redes sociais, você pode promover a sua marca, produto ou serviço e atrair diversas oportunidades de negócio. Sempre trabalhando formas de interação e oferecendo conteúdo de qualidade, interessante, relevante e, principalmente, útil para quem visualiza.
É comprovado que as pessoas se interessam mais por conteúdo que por publicações de publicidade pura e simples. Seja criativo e procure inovar nas publicações. Isso aumenta consideravelmente a possibilidade de a publicação ser curtida, comentada e compartilhada. Olha aí o tradicional boca a boca de novo.
Por isso, fale sempre na mesma linguagem que o seu público-alvo. Estude-o. Entenda-o. Saiba o que realmente atrai a sua atenção e use isso sempre a seu favor. Dessa forma você aumenta as chances de atrair, encantar e conquistar o cliente.
Explorando o marketing digital
Em geral, um bom plano de marketing digital contempla trabalhar diversos canais de visibilidade da marca. Não pense que somente o seu site deve ser trabalhado. É lógico que a combinação de diversas estratégias, definitivamente, é a grande aliada para promover o seu negócio.
Considere trabalhar o SEO (Search Engine Optmization), as redes sociais, Google Adwords, blog, e-mail marketing e qualquer outra ferramenta de comunicação on-lineque consiga alcançar o seu cliente em potencial, onde quer que ele esteja.
Moral da história: a empresa que investe em marketing digital, ainda que com orçamento modesto, sai sempre na frente daquela que não faz investimento nenhum.
Planejamento, investimento e paciência são os ingredientes da receita para uma campanha de sucesso. Afinal, a construção do relacionamento com o cliente, objetivando o engajamento com a marca, a fidelização do consumidor e o aumento de conversões são conquistas que ocorrem a médio e longo prazo. Portanto, invista e persista! Você poderá comprovar que o marketing digital trará bons frutos para o seu negócio. Depois disso é só colher.
E então, a sua empresa tem presença digital? Conta pra gente em quais canais a sua marca, produto ou serviço tem maior audiência.