WhatsApp Business – Dicas e ações para fidelizar clientes

Transforme o WhatsApp da sua empresa em uma ferramenta de vendas e relacionamento.

 

Que o WhatsApp é uma ferramenta que auxilia todo mundo em diversas situações você já sabe. Agora, você sabe como otimizar a utilização da ferramenta para estreitar o relacionamento com os seus clientes e aumentar as suas vendas?

 

Estar em contato constante com os clientes é muito importante para manter as relações e ações de vendas ativas. Sabe-se que manter os clientes que já foram conquistados é uma forma muito mais econômica do que apenas conquistar novos clientes constantemente. Foque também no pós-venda para aumentas as suas fontes de receita. 

 

Para isso, fique atento às dicas que nós da Ideia Agência Digital preparamos para você saber mais sobre a ferramenta. Para as empresas que vão trabalhar com a plataforma de envio de mensagens, é importante utilizar a ferramenta de API do WhatsApp.

 

Crie grupos e faça publicações e atualizações de novidades e conteúdos relevantes

Criar um grupo e contatos VIP é uma ótima forma de fazer com que seu público sinta-se parte de uma experiência diferenciada e fique cada vez mais próximo da sua marca. Pense em conteúdos ricos para que as pessoas vejam valor em estar no grupo de você criou. É possível também promover momentos de debate dentro do grupo ou compartilhar materiais como vídeos, planilhas e e-books apenas para os integrantes da sua comunidade. Aproveite para divulgar essas ações nas suas redes socias para atrair mais integrantes para o seu espaço.

 

Crie uma lista de transmissão

Envie mensagens periódicas para quem quiser receber as novidades de produtos e serviços: você pode classificar as listas de clientes de acordo com as personas ou o perfil de compras para que consiga enviar de forma mais assertiva. Você pode inclusive criar grupos apenas para ações promocionais pontuais e gerar grandes expectativas para lançamentos. Mas lembre-se é muito importante não tornar a sua marca uma fonte de spam, enchendo o público de mensagens e cansando os seus destinatários.

 

Coloque o botão de Whats no seu site

Aproveite e divulgue para o seu público o número de WhatsApp no site da sua empresa. Colocar o botão de contato no site é uma forma de tornar mais acessível o contato com os clientes. Divulgue também o seu número nas redes sociais, na bio do Instagram, em suas divulgações nos stories e onde mais for possível para estreitar as relações com o maior número de pessoas.

 

Rastreamento de compras

Com o uso de processos de automação é possível trabalhar com o rastreio de pedidos e encomendas enviando a atualização de status da entrega pelo WhatsApp. É oferecer muito mais praticidade para os clientes que vão consultar todas as informações de forma mais rápida e simples.

 

Serviços com agendamento

Para quem trabalha com serviços agendados, é possível enviar mensagens automáticas para os clientes com o objetivo de lembrar dos compromissos previamente marcados e diminuir o número de faltas em consultas. Mais atenção com clientes e pacientes e mais atendimentos confirmados. 

 

Pesquisas de satisfação

O WhatsApp também é uma ferramenta que pode facilitar a realização de muitas ações diferentes e benéficas para a sua empresa. Você pode, por exemplo, entrar em contato com os clientes após as compras para fazer uma pesquisa de satisfação. Esse processo pode ser automatizado para falar com mais pessoas por vez. Não deixe de agradecer as mensagens recebidas e de se colocar à disposição dos clientes no caso de relatos negativos. 

 

Para quem ainda tem dúvidas se deve utilizar o WhatsApp como uma ferramenta de Marketing, aí vão mais algumas vantagens para ajudar na sua escolha:

 

Possibilidade de escalar o atendimento: com o WhatsApp API você pode fazer os atendimentos em mais de uma estação de trabalho sendo possível atender a mais de uma pessoa por vez. Situação ideal para empresas que possuem um grande fluxo de entrada de solicitações de atendimento. 

 

Melhoria da experiência dos clientes: o WhatsApp é uma ferramenta que a grande maioria dos usuários brasileiros já possui familiaridade e já é preferência de grande parte do público na hora de entrar em contato. Facilitar as formas de o cliente entrar em contato com a sua empresa é um excelente caminho para mostrar quão aberta a sua empresa está para o diálogo.

 

Métricas para acompanhar a evolução dos atendimentos: quando você utiliza o API do WhatsApp é possível mensurar as suas ações. Visualizar as estatísticas dos contatos feitos para o atendimento é de extrema importância para que possam ser acompanhadas e aprimoradas as ações. Fique atento aos dados para oferecer serviços cada vez de mais qualidade.

 

Para que os clientes se sintam seguros ao interagir com a sua empresa, é preciso tomar alguns cuidados na hora de usar o WhatsApp Business:

 

Usos e restrições do aplicativo: informe-se sobre as regras e termos de uso do WhatsApp Business, a ferramenta não permite, por exemplo, a venda e promoção de bebidas alcoólicas, medicamentos e armas. 

 

Autorização do usuário: para enviar os conteúdos e fazer ações com os usuários no WhatsApp, é preciso que os mesmos aceitem receber as comunicações. Você pode obter o aceite dos clientes com um formulário solicitando a permissão. Esse passo é muito importante pois, caso o destinatário não tenha aceitado o envio de mensagens, ele pode fazer a denúncia da conta para o próprio WhatsApp.

 

Com as formas de comunicação cada vez mais facilitadas para os clientes, é fundamental para as empresas acompanharem e estarem prontas para ouvir os clientes nas diferentes plataformas. O WhatsApp Business é uma ferramenta que pode ser uma forte aliada na hora de vender e de estreitar laços com os clientes. 

 

O WhatsApp Business tem ainda mais vantagens e formas de utilização para a sua empresa. Além de permitir a realização de pagamentos através do WhatsApp Pay

 

Precisa de auxílio para elaborar as campanhas de marketing para a sua empresa e aprender as melhores formas de utilizar o WhatsApp Business dentro das suas estratégias de marketing? A Ideia Agência Digital está em Porto Alegre pronta para atender a sua empresa.