User Experience – O que é UX e como aplicar para o seu negócio

A qualidade da experiência do usuário quando entra em com a sua marca faz toda a diferença na hora da escolha do cliente.

 

O que é User Experience (UX)?

User Experience significa Experiência do Usuário. Esse conceito de forma prática fala sobre o tipo e experiência que os usuários têm ao acessar o site da sua empresa. Lembrando que as experiências podem ser positivas ou negativas. A questão então é trabalhar o seu site para que a visita dos potenciais clientes seja a melhor possível para garantir vendas e mais acessos. Além de indicações para outras pessoas e um maior tempo de navegação na sua página.

 

A UX abrange diferentes áreas que podem ser trabalhadas e otimizadas, dentre elas podemos citar:

UX Research: aqui a ideia é realizar pesquisas para identificar os comportamentos e desejos dos usuários.

UX Developer: parte que trata do desenvolvimento de ferramentas e soluções com foco no usuário.

UX Writing: melhoria da experiência do usuário na parte de textos e escrita de sites e outras soluções.

UX Strategy: relaciona a experiência do usuário com a estratégia trabalhada na empresa.

 

Quais os benefícios para as empresas?

Trabalhar a UX no seu site traz diversos benefícios para o seu negócio, já que quanto mais fácil for navegar na sua página, mais satisfeita a pessoa se sentirá ao fim da visita. Para incentivar você a procurar soluções de usabilidade para o seu site e loja virtual agora mesmo, apresentamos alguns dos benefícios da UX.

 

Aumento do tráfego orgânico na página

Quanto melhor é pensado o desenvolvimento do site, mais fácil fica para o usuário navegar na sua página e, com isso, mais chances de mais pessoas acessarem. Quando uma pessoa gosta da experiência que teve em um lugar, maiores são as chances de ela indicar para outros usuários e também melhor o ranqueamento da sua página nos resultados de busca do Google. O que também traz como consequência mais usuários. Ou seja, é um sistema que se retroalimenta, trazendo apenas vantagens para as suas vendas. E não pense que a UX é válida apenas para sites relacionados a compras. Sites de empresas de serviços também devem trabalhar os conceitos de usabilidade.

 

Maior tempo de permanência no site

Você deve concordar que quanto mais simples e intuitivo for o processo de navegação de um site, maiores as chances de se permanecer na navegação. Por isso, preste atenção a todos os elementos que podem ajudar o público a ficar mais tempo em seu site. Se você está trabalhando uma loja virtual, certifique-se de que as imagens dos produtos estão em boa qualidade, que o site é responsivo, ou seja, se adapta aos diferentes dispositivos de acesso, como celulares e tablets, além dos desktops. Os textos devem se de fácil leitura, os botões de compra, carrinho e outras funcionalidades devem ser de fácil localização e estar em destaque para que as pessoas não sintam-se perdidas. Os comandos devem responder de forma rápida para evitar que a espera desgaste os usuários e faça com que eles desistam da sua página.

 

Mais conversões para o seu negócio

Quando você visita uma loja física, um dos fatores que faz com que você decida realizar a compra ou até mesmo desista do item tem a ver com a experiência e o atendimento que você recebe no local, não é mesmo? Quando se fala de sites e lojas virtuais o mesmo acontece. E, nesse caso, quem recebe os clientes na loja é o seu portal virtual. Por isso é tão importante trabalhar a UX. Quanto mais confortáveis e bem atendidos se sentirem os clientes, maiores são as chances de conversão e mais lucros para você.

 

Quais os principais pontos que devem ser trabalhados no UX?

Para começar a trabalhar a UX do seu site, é preciso avaliar se ele cumpre certos requisitos básicos que são: a utilidade, o site deve atender as necessidades dos clientes; a facilidade, os processos não devem impedir ou dificultar o usuário de realizar o que ele precisa dentro do site; a acessibilidade, o site deve atender aos conceitos que o tornam acessível em diferentes plataformas e linguagens; a facilidade de localização, a estrutura do site deve estar otimizada para facilitar que ele seja encontrado nos buscadores; a confiabilidade, a segurança da informação é fundamental para manter um bom site, e a desejabilidade, quando a estética é atraente e faz com que as pessoas sintam-se bem recebidas em um ambiente agradável.

 

O que pode ser feito em um site?

Para trabalhar a UX em seu site, é preciso entender o público, seus desejos e expectativas e ver o que deve ser melhorado em suas páginas. Você pode inclusive entrevistar os seus atuais clientes para entender o que eles veem que pode ser alterado. É interessante também, analisar as tendências de design do momento e de usabilidade, além de observar o comportamento do mercado e as empresas concorrentes. Antes de lançar as alterações em seu site, o ideal é apresentar uma versão de testes para um pequeno grupo de usuários e, a partir das sugestões passadas, verificar o que deve ser adaptado antes do lançamento oficial.

Pensar na experiência do usuário em seu site ou loja virtual deve ser uma das prioridades da sua empresa. O ideal é que a UX seja a meta desde o desenvolvimento inicial da sua página. Caso o site seja mais antigo, é possível que seja necessário revisar as questões relacionadas à UX para atualizar a página e torná-la mais atrativa para o público. Se esse for o caso da sua empresa, não entre em desespero. É totalmente possível trabalhar um novo layout e desenvolvimento utilizando o mesmo domínio que você já possui. Basta encontrar o parceiro certo para realizar esta tarefa.

 

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