Marketplace – O que é e como criar uma plataforma de vendas online

Além de ter o seu próprio e-commerce, você pode tornar a sua plataforma disponível para outros empreendedores venderem seus produtos e lucrar ainda mais.

Trabalhar com vendas pela internet é a realidade da grande maioria dos empreendedores atualmente e, por isso, estar atualizado às tendências do mercado de comércio e marketing digital é fundamental para garantir um bom posicionamento no mercado e resultados significativos nas vendas.

O que é e como funciona um Marketplace?
Para começar, é importante compreender o que é um sistema de vendas por Marketplace. Marketplace na verdade é uma plataforma que conecta vendedores e lojas a clientes interessados. Dessa forma o cliente não precisa necessariamente acessar diversos sites para comparar os preços de produtos e serviços que está procurando. Em um mesmo site ele consegue visualizar diferentes lojas, fazer o cadastro e realizar as suas compras. E ainda tem a garantia de entrega e segurança de uma plataforma confiável e de qualidade. É mais facilidade para quem compra e mais possibilidades para quem vende e mais lucratividade para quem disponibiliza o serviço.

Quais são as vantagens?
Trabalhar com Marketplace pode trazer muitas vantagens para a sua empresa e também para os lojistas que vão participar do negócio. Veja alguns dos benefícios:

– Maior visibilidade: para as marcas participantes, o Marketplace pode trazer maior conhecimento de marca por parte do público e, consequentemente, um aumento da audiência e dos clientes devido às divulgações dos diversos comerciantes.

– Oportunidade de aumento das vendas: com mais pessoas visitando a plataforma, maiores são as chances de venda para todos os envolvidos. Algumas marcas apostam, inclusive em estar presentes em diferentes plataformas para atingir outras audiências.

– Mais destaque com SEO: para os novos parceiros estar com uma empresa presente em um site de comércio eletrônico já em andamento e com a otimização para as ferramentas de busca atualizadas é muito vantajoso. Pois a tendência de ser mais facilmente encontrado nas pesquisas dos clientes em potencial é muito maior.

– Diversidade de público: com negócios de diferentes ramos e que atendem a diferentes perfis de pessoas, é vantajoso para todos o fluxo de pessoas que passa a conhecer as marcas que estiverem no site. Isso pode trazer maior conhecimento de marca e também mais vendas para quem acabou de conhecer novos fornecedores.

– Possibilidade de crescimento do negócio: para quem está começando a trabalhar com vendas online é uma excelente forma de começar a vender. Unir pequenos empreendedores em um mesmo Marketplace pode ser um caminho de crescimento para todos.

– Auxílio nas operações de vendas: se o seu empreendimento é responsável pela plataforma de vendas, você pode contar com o suporte técnico e atendimento dos fornecedores da tecnologia que você está utilizando. Para os vendedores parceiros, fazer parte da sua plataforma traz segurança, pois dúvidas e dificuldades poderão ser esclarecidas mais facilmente. O ideal é você planejar como serão os processos de atendimento aos lojistas e também aos consumidores. É muito importante nessa fase definir o que é de responsabilidade do vendedor e o que compete à plataforma.

– Custos mais acessíveis: para os associados, fazer parte de um Marketplace pode ser muito vantajoso quando se leva em consideração os custos para se criar uma plataforma única de vendas. Para o empreendedor que deseja criar a plataforma para trazer outros vendedores, é importante contabilizar os gastos para manutenção da plataforma com o que será cobrado dos vendedores.

Qual a diferença do e-commerce?
A principal diferença entre o Marketplace e o e-commerce é que m e-commerce essencialmente é relacionado a apenas uma marca, loja ou empresa. Já no sistema de Marketplace, vários fornecedores estão presentes, cadastrando os seus produtos e divulgando as suas ofertas de forma independente. Não existe uma receita de formato ideal. Cada negócio deve ser avaliado de forma individual para ter as suas necessidades avaliadas e compreendidas. O recomendado, porém, é que sempre seja estudado um meio para se possuir a sua “casa própria” na web. Onde, independente, das variações de mercado e atualizações das plataformas, a sua empresa terá um local onde concentrar as informações e manter o contato com os consumidores.

Por que investir no Marketplace?
Para quem está dando os primeiros passos nas vendas pela internet, oferecer seus produtos em um Marketplace pode ser uma boa maneira de começar a expandir o negócio. E, para os empreendedores que já possuem um canal de vendas estabelecido e desejam expandir seu negócio oferecendo um espaço em sua plataforma para lojistas menores, essa é uma boa oportunidade de crescimento. Mais vendas e mais lucratividade para todos.

Como criar um Marketplace?
Para criar um espaço de venda na internet é preciso elaborar um plano de negócio que permita ter estrutura para receber um volume maior de acessos, um método seguro de realização de pagamentos e de armazenamento de dados. Sem contar no espaço na plataforma para o cadastro dos produtos dos parceiros e suas contas para administração das suas vendas na loja virtual. Escolher um serviço bem recomendado é fundamental.

Se a sua empresa analisou as possibilidades e percebeu que o melhor para o crescimento das suas vendas é investir nas vendas pela internet, o primeiro passo é avaliar os formatos de vendas online disponíveis e ver qual deles é o mais adequado para a sua empresa. Se você prefere manter o seu negócio em um site exclusivo para a sua marca, o formato de e-commerce é o ideal. Agora, se você não sente segurança para dar esse passo e acredita que seria proveitoso para o seu negócio fazer a união com outros empreendimentos, o Marketplace é uma saída interessante para se trabalhar e se você pensar em criar a sua própria plataforma, é mais uma forma de gerar receita na internet.
Entender os seus objetivos e alinhar as estratégias é essencial para ter bons resultados na web.

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