Instagram – Mudanças e novidades importantes para ficar de olho

As redes sociais estão em constante mudança e, por isso, é muito importante acompanhar as novidades para elaborar estratégias certeiras e sair na frente. 

 

O Instagram é uma das redes sociais que mais busca estar atualizada para atender aos interesses dos usuários e às mudanças do mercado. Por isso, as empresas devem estar atentas às divulgações da companhia para alinhar as suas estratégias e buscar novas formas de se destacar da concorrência. Para lhe ajudar a verificar se você está por dentro de todas as

novidades, separamos algumas mudanças que vêm sendo divulgadas nos últimos tempos e que merecem atenção, juntamente com dicas de como proceder e que não podem passar em branco na sua timeline. 

 

Fim do arrasta para cima 

Para as contas com mais de 10 mil seguidores, existe a possibilidade de colocar links nas publicações feitas nos stories. O bordão “Arrasta para cima” tornou-se comum entre os influenciadores e grandes contas. Porém o gesto de arrastar para cima está caindo por terra e agora, para divulgar um link, é preciso colocar uma figurinha para que os seguidores cliquem e acessem o site. O formato mudou, mas o ato de acessar o site divulgado continua o mesmo. Outra novidade que pode ser aliada dos pequenos empreendedores é que o recurso do link nos stories está sendo estudado para ser disponibilizado para perfis com menos de 10 mil seguidores. A dica é acompanhar quando a atualização vai chegar para o seu perfil.

 

Publicações em conjunto 

O Instagram lançou também, no mês de outubro de 2021, a funcionalidade Collabs. A nova ferramenta permite que os usuários criem e publiquem um post em duas contas ao mesmo tempo como uma forma de criação de conteúdo colaborativo. O interessante é enfatizar que o engajamento e as interações são válidas para os dois perfis. A utilização é simples e pode ser feita no momento da criação do post selecionando a opção Marcar pessoas e, em seguida, Convidar colaborador. A novidade é válida também para publicações realizadas no Reels. Aproveite para criar conteúdos em parceria com outros negócios alinhados ao seu e também com influenciadores alinhados com o perfil da sua marca. 

Possibilidade de realizar publicações do desktop 

Com o foco de atender a demanda de muitos usuários, o Instagram passou a permitir a criação e publicações de posts direto de computadores e notebooks, saindo do formato apenas permitido pelo aplicativo de celular ou pelo Estúdio de Criação. Isso pode facilitar e muito a vida das empresas e criadores de conteúdos que trabalham com publicações e outras funções já programadas. É possível dar uma pausa na pauta do dia para realizar os posts planejados sem precisar de um celular específico ou trocar de conta no aparelho. Uma forma de aumentar a produtividade e facilitar as publicações, principalmente para as contas pessoais que não utilizam o recurso do Estúdio de Criação disponível para as contas no formato Instagram Business.

Fim dos compartilhamentos de posts

Outra novidade anunciada sobre o Instagram e que não agradou muita gente, foi o anúncio do fim gradual da possibilidade de compartilhar conteúdos do feed nos stories. Muitas contas utilizam esse recurso para aumentar o alcance das suas publicações que muitas vezes não atingem um grande número de seguidores apenas com o formato de post. A ideia do Instagram é justamente fazer com que os usuários publiquem os conteúdos nos formatos adequados para cada ambiente. Essa mudança não foi muito bem recebida e é preciso acompanhar em cada conta, pois ela deve ser implementada de forma gradual. 

 

Fim do IGTV 

Com a ênfase e os esforços do Instagram voltados para a maior distribuição de conteúdos em vídeo com a ferramenta Reels, o formato IGTV acabou perdendo espaço no feed do aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos. Por isso, a ferramenta passou a ser incorporada à aba Vídeos das contas que já realizaram a publicação de algum desses formatos. A ferramenta passou a se chamar Instagram TV e segue junto com os vídeos de até 60 segundos compartilhados no feed de notícias dos usuários. Aproveite o momento para investir na produção e publicação dos vídeos no formato de Reels e entre na onda que mais está recebendo destaque do Instagram como vamos falar a seguir.

Mais destaque para os vídeos 

Para concorrer de forma mais direta com o TikTok, aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos com foco, principalmente, em entretenimento, o Instagram anunciou em julho de 2021 que passará a ser uma rede social que divulgará de forma mais abrangente os conteúdos em formato de vídeo e com temas voltados para o entretenimento dos usuários. Isso muda a maneira como as empresas e os criadores de conteúdos pensam como vão se expressar e entregar suas informações para conquistar a audiência. Você pode continuar falando dos seus produtos e serviços, contudo, o mais importante é trazer o que você quer dizer com a linguagem que o público está mais consumindo no momento.

Acompanhar as mudanças e atualizações das redes sociais é fundamental para que as suas estratégias e ações de marketing digital estejam sempre alinhadas com o mercado. Mantenha-se atento às comunicações feitas pelas empresas administradoras das redes e saia na frente da sua concorrência. Como o Instagram é uma rede utilizada como único recurso de comunicação e contato com o público para a divulgação de produtos, o fechamento de vendas e o esclarecimento de dúvidas para muitas organizações, é preciso saber utilizar a rede social da forma mais produtiva possível e explorar os diferentes recursos disponíveis para aumentar a sua presença e o destaque perante o público.

 

Está procurando uma agência digital em Porto Alegre para alavancar as suas vendas no mundo digital? Nós da Ideia Agência Digital estamos prontos para trabalhar com a sua empresa com as ferramentas mais adequadas para o seu tipo de negócio e objetivos a serem atingidos. Entre em contato conosco: link para whatsapp.