Entenda o que é o Funil de Vendas e qual sua importância para um negócio

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Pensar no marketing digital exige entender muitos processos que antes passavam despercebidos. Quando pensamos no modelo tradicional de marketing, é fácil lembrar da forma aleatória com que éramos atingidos pelas diversas propagandas. Não importava se estávamos descobrindo a necessidade ou se já estávamos optando por alguma marca para fechar negócio: a conversa tinha sempre o mesmo tom, e era quase uma imposição de que deveríamos escolher o produto X e não o Y.

Com o marketing digital, isso mudou consideravelmente. Hoje, por exemplo, temos uma definição muito mais elaborada de público-alvo, chamada de Persona. Consideramos não só o sexo, a faixa etária e a classe, como também emergimos no universo desse cliente para entender suas características mais específicas, compreender suas dores, seus objetivos, suas objeções e o que eles esperam desses novos produtos ou serviços.

O mesmo aconteceu com a comunicação de modo geral. O que antes era feito de forma aleatória e sempre com a mesma linguagem, hoje é feito de forma mais específica, considerando cada momento em que o usuário se encontra. Para isso, é preciso entender o que é funil de vendas e identificar a jornada de compra dentro da sua empresa para cada tipo de produto que você oferece. Vamos entender um pouco mais?

O que é funil de vendas?

O funil de vendas é um processo que se resume em conduzir e acompanhar o seu cliente ou prospect durante todo o momento da jornada de compra. Isso significa estar presente junto ao seu público desde o momento em que ele está descobrindo uma necessidade (que a sua empresa pode suprir com algum produto ou serviço específico) até o momento em que ele resolve optar por uma solução e empresa na hora de decisão de compra.

Como o funil de vendas funciona?

O funil de vendas é separado em três momentos: topo, meio e fundo. No topo do funil, você precisa conduzir o leitor à tomada da consciência. Nesse momento, ele começa a perceber que precisa de um determinado produto ou serviço. Inicia sua busca por alguma informação adicional a respeito de um tema específico e acaba identificando uma nova necessidade de resolver uma pendência que ainda não sabia que tinha.

No meio do funil, ele já está ciente dessa necessidade e começa a considerar as opções presentes no mercado. Nesse momento, você precisa identificar os clientes com a intenção de compra e os que ainda estão em dúvida a respeito de qual empresa, produto ou serviço contratar.

No fundo do funil é que a magia acontece: é o momento em que o leitor está tomando a decisão de compra e optará por você ou pelo concorrente.

É fundamental lembrar que o funil não precisa necessariamente ser linear. Existem pessoas que começam pelo topo e caminham até o fundo de forma natural, mas outras já iniciam sua jornada no meio ou, por não estarem ainda prontas para o momento de compra, acabam transitando entre as etapas sem chegar a fechar negócio.

Quais os benefícios do funil de vendas?

Um dos benefícios mais marcantes do funil de vendas é o aumento da produtividade da equipe. O acompanhamento das informações e a análise de dados é feita de forma otimizada, o que faz com que os colaboradores foquem em oportunidades de venda realmente prontas para conversão.

A otimização da gestão também é uma característica. O funil ajuda a manter tudo muito padronizado, fazendo com que o processo fique cada vez mais objetivo e ágil.

O time comercial passa a ter contato com mais informações sobre o cliente com quem está negociando. Imagine que interessante seria uma venda em que o vendedor sabe exatamente quais materiais o seu prospect visitou e em quais pontos ele converteu? Seria uma venda muito mais pessoal e, com certeza, encantadora.

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