E-mail marketing: uma poderosa ferramenta do marketing digital

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Atualmente, o cenário digital proporciona múltiplos canais de comunicação. Nós podemos conversar via videoconferência, mensagens no WhatsApp, tweets, snaps… No entanto, um método permanece vivo há mais tempo do que todos esses outros e ainda assim se mantém eficiente: o e-mail.

Com a popularização dos smartphones, o e-mail possui um alcance muito maior do que tinha anteriormente. Agora, qualquer comunicação enviada para alguém por meio desse canal gera uma notificação instantânea em seu celular. Para as empresas, trata-se de uma oportunidade de marketing imperdível. Quer saber mais sobre como ela funciona? Acompanhe o nosso post:

Quais as vantagens do e-mail marketing para o negócio?

Mesmo com todo o progresso tecnológico da web nos últimos anos, algo permanece constante: boa parte das pessoas precisa de um endereço de e-mail para realizar qualquer atividade online. Isso garante que este seja o canal mais acessível ao público. Portanto, em muitos casos, ele é o meio de comunicação mais eficiente do mundo digital.

Graças aos sofisticados mecanismos de distribuição de e-mails que existem hoje, as empresas conseguem realizar campanhas bem mais inteligentes. É possível desenvolver várias listas de contatos paralelas, separando-as por interesse, por exemplo. Assim, elas são capazes de disparar conteúdo diferenciado para cada uma delas, maximizando o potencial de identificação por parte do público.

Por meio de conexões estratégicas com Inbound Marketing, Facebook Ads, Google AdWords e demais mecanismos, toda empresa pode contar com um canal de comunicação eficiente com a audiência, o que aumenta as suas vendas. O e-mail consegue levar leads qualificados para onde você precisar para atingir as tão desejadas conversões.

Como trabalhar o e-mail marketing da maneira correta?

Assim como qualquer outra iniciativa de marketing, a sua campanha de e-mail precisa ter um planejamento adequado para direcionar os seus rumos. Faça um estudo aprofundado sobre a marca e os seus objetivos no ambiente digital, levando em conta quais ferramentas você tem à disposição para impactar o seu público.

Vale a pena também realizar uma boa pesquisa de audiência, com o intuito de entender bem quem é o cliente considerado ideal para a sua empresa e quem você quer atingir com o seu e-mail marketing. Crie personas, que são personagens que servem como representantes desse público-alvo. A partir daí, chega a hora de desenvolver o seu conteúdo pensando nos interesses dessas personas.

Não se esqueça de disponibilizar um formulário de inscrição de e-mail bem visível no seu site, além de divulgar esta possibilidade nas redes sociais e em demais comunicações da empresa: a captação de contatos deve ser constante durante a sua campanha.

É muito fácil comprometer a sua campanha de e-mail marketing ao cometer alguns erros graves. Por isso, é necessário ter um bom planejamento por trás dessa iniciativa, considerando o público-alvo, a mensagem que deve ser passada e o que está sendo oferecido de valor ao destinatário.

Ao seguir essas dicas, você vai conseguir realizar excelentes campanhas de e-mail marketing e aproveitar todas as vantagens que este meio possui para os seus objetivos. Ficou alguma pergunta sobre o assunto? Use os comentários para trocar experiências!