Como o marketing digital pode ser o diferencial na sua empresa

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Quando você procura um produto ou serviço, ou pesquisa sobre uma empresa, costuma utilizar algum mecanismo de busca como Google, Bing, Yahoo ou outro? Eu também! Assim como eu e você, milhares de outras pessoas fazem essa busca diariamente na internet. Isso se dá, principalmente, devido à popularização do uso da internet, facilitando o acesso à informação e também em razão da crescente explosão mobile, que são os dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Diante disso, podemos afirmar que os hábitos de compra do consumidor moderno mudaram definitivamente e, em consequência, as empresas que acompanham constantemente essas mudanças saem na frente da concorrência. O marketing digital faz com que a sua empresa, produto ou serviço esteja presente no ambiente em que o consumidor ou o potencial cliente está inserido — no ambiente digital.

Prós e contras da exposição on-line

Definitivamente são mais prós do que contras, mas ambos devem ser considerados. Entenda que, ao trabalhar os canais on-line de comunicação e também as redes sociais, os clientes satisfeitos provavelmente atestarão sobre a qualidade do produto ou externarão a satisfação com o serviço prestado, por meio de comentários positivos, avaliações do serviço, compartilhamentos, indicações ou qualquer outra forma de expressar esse sentimento. Bingo! Isso atrai muito mais olhares para o seu negócio.

O contrário também repercute, só que de forma negativa. Um cliente insatisfeito não vai pensar duas vezes antes de botar a boca no trombone! A interação on-line é muito mais dinâmica e gera maior alcance. Portanto, imagine que o cliente satisfeito possa comentar com um ou outro colega. Já um cliente insatisfeito vai espalhar o seu descontentamento em diversos canais, alcançando grande número de pessoas. Sendo assim, dê muita atenção aos seus canais de comunicação on-line. Eles valem ouro!

De olho nas redes sociais

Esse é, sem dúvida, o melhor canal para a construção de relacionamento com o seu cliente atual ou potencial. Através das redes sociais, você pode promover a sua marca, produto ou serviço e atrair diversas oportunidades de negócio. Sempre trabalhando formas de interação e oferecendo conteúdo de qualidade, interessante, relevante e, principalmente, útil para quem visualiza.

É comprovado que as pessoas se interessam mais por conteúdo que por publicações de publicidade pura e simples. Seja criativo e procure inovar nas publicações. Isso aumenta consideravelmente a possibilidade de a publicação ser curtida, comentada e compartilhada. Olha aí o tradicional boca a boca de novo.

Por isso, fale sempre na mesma linguagem que o seu público-alvo. Estude-o. Entenda-o. Saiba o que realmente atrai a sua atenção e use isso sempre a seu favor. Dessa forma você aumenta as chances de atrair, encantar e conquistar o cliente.

Explorando o marketing digital

Em geral, um bom plano de marketing digital contempla trabalhar diversos canais de visibilidade da marca. Não pense que somente o seu site deve ser trabalhado. É lógico que a combinação de diversas estratégias, definitivamente, é a grande aliada para promover o seu negócio.

Considere trabalhar o SEO (Search Engine Optmization), as redes sociais, Google Adwords, bloge-mail marketing e qualquer outra ferramenta de comunicação on-lineque consiga alcançar o seu cliente em potencial, onde quer que ele esteja.

Moral da história: a empresa que investe em marketing digital, ainda que com orçamento modesto, sai sempre na frente daquela que não faz investimento nenhum.

Planejamento, investimento e paciência são os ingredientes da receita para uma campanha de sucesso. Afinal, a construção do relacionamento com o cliente, objetivando o engajamento com a marca, a fidelização do consumidor e o aumento de conversões são conquistas que ocorrem a médio e longo prazo. Portanto, invista e persista! Você poderá comprovar que o marketing digital trará bons frutos para o seu negócio. Depois disso é só colher.

E então, a sua empresa tem presença digital? Conta pra gente em quais canais a sua marca, produto ou serviço tem maior audiência.