Como melhorar a gestão do seu e-commerce em apenas 6 passos

O comércio eletrônico é um dos avanços mais notáveis da era digital, levando as pessoas a comprar em lojas online porque é rápido, fácil e conveniente.

Pesquisas apontam um crescimento acelerado do setor. Dito isto, a gestão da sua loja online pode ser um desafio. Precisa de criar uma grande presença online, otimizar as imagens dos produtos, manter a sua base de clientes feliz, e o mais importante – gerar consistentemente vendas.

Se tem tido dificuldades com o seu software de gestão do comércio eletrônico ou não tem a certeza de onde começar a melhorar, este post é para você. 

Iremos apontar algumas dicas que o ajudarão a transformar a sua loja mais rapidamente do que alguma vez pensou ser possível.

Entenda alguns passos para melhorar a gestão do seu negócio on line

Estima-se que o número de compradores online ou compradores digitais atinja a marca de 2 bilhões até 2021 e que aproximadamente 95% das compras ou mais serão realizadas via e-commerce até 2040. 

Por isso estruturar e alicerçar cada vez mais o seu comércio é um caminho para chegar a consolidação da sua loja. 

Veja os passos: 

1. Faça uma pesquisa de mercado e crie um plano

A pesquisa de mercado é o primeiro passo importante no estabelecimento de um negócio de comércio eletrônico. É por meio de pesquisa de mercado que você descobre o que realmente está acontecendo no setor em que deseja entrar, para que possa criar um plano de jogo infalível.

Aqui está o que você precisa realizar durante sua pesquisa de mercado:

  • Procure por qualquer necessidade urgente em seu mercado-alvo. A partir daí, você pode decidir sobre seu modelo de negócios, qual produto ou serviço deseja oferecer e uma proposta de venda exclusiva que diferencia sua empresa das demais.
  • Comece a reunir ideias sobre branding, incluindo um nome comercial, nome de domínio, logotipo e tema que melhor represente o que você está tentando fazer ou vender.
  • Trabalhe outros detalhes vitais relacionados a vários aspectos das operações comerciais, como preços, gerenciamento da cadeia de suprimentos, método de envio e assim por diante.

2. Selecione uma plataforma de comércio eletrônico

A principal função das plataformas de comércio eletrônico é ajudá-lo a gerenciar seu site. Ao usar a plataforma de e-commerce certa, você não precisa desenvolver sua própria tecnologia ou contratar um desenvolvedor de software. 

Em vez disso, você pode usar um construtor de sites de comércio eletrônico; basta escolher um dos vários modelos pré-fabricados. Isso significa que você pode dar vida à sua ideia de negócio mais cedo e por um preço mais barato.

Os nomes mais populares nas plataformas de comércio eletrônico incluem BigCommerce, Shopify, Shopee, Weebly, Wix e WooCommerce. Reserve um tempo para estudar seus recursos e capacidades para ajudá-lo a decidir qual construtor de sites escolher, prestando muita atenção em quão bem uma plataforma específica atende aos seus requisitos.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a encontrar a plataforma de comércio eletrônico certa:

 

Considere o tamanho do seu negócio

Se você está começando pequeno com menos produtos para vender, pode optar por uma plataforma que ofereça recursos básicos, um plano mais simples e taxas mais baixas.

Por outro lado, se você tiver uma loja maior, talvez seja necessário se inscrever em uma loja de comércio eletrônico completa, que vem com recursos mais poderosos, como maior armazenamento para arquivos, mais horas para uploads de vídeos e suporte prioritário ao cliente. resposta. Observe que esses complementos geralmente custam mais.

Determine o plano certo para o seu orçamento.

Os planos mensais para lojas de comércio eletrônico variam, mas a maioria dos construtores de lojas online permite que você tenha um teste gratuito de 14 dias. Use este período de teste gratuito para avaliar os recursos da plataforma em relação ao valor pelo dinheiro que você pode obter.

Lembre-se – o volume de produtos que você vende ou a quantidade de receita que você gera devem ajudá-lo a descobrir o tipo de plano a ser obtido.

Verifique as características.

Quando se trata de gerenciar um site de comércio eletrônico, esses recursos são obrigatórios:

  • Integração multicanal que permite vender em diferentes canais de mídia social e mercados.
  • Recuperação de carrinho abandonado que permite enviar e-mails de lembrete para clientes que têm itens pendentes para check-out.
  • SSL ou certificado de camada de soquete seguro que ajuda a proteger os dados do cliente, como informações bancárias ou de cartão de crédito.

O resto dependerá do desenvolvimento da sua própria loja de comércio eletrônico com requisitos exclusivos, portanto, faça pesquisas suficientes para tomar uma decisão fundamentada.

3. Crie um site amigável

Se você notou, os sites de comércio eletrônico tendem a ser semelhantes entre si no sentido de que todos apresentam elementos como página inicial, galeria, barra de pesquisa, listagem de produtos/serviços, carrinho e avaliações de clientes, entre outros. Esses são todos os recursos bastante padrão que você precisará.

Você pode, no entanto, personalizar a aparência do seu site para os visitantes escolhendo um modelo ou tema específico para criar o design da sua loja de comércio eletrônico. Independentemente do seu negócio ou setor, seu construtor de sites provavelmente terá uma ampla variedade de modelos pré-concebidos que capturam sua ideia de negócio da melhor maneira possível.

Os modelos de design simplificam o processo de construção do seu site, permitindo que você escolha o estilo, a cor, o posicionamento ou o layout de diferentes elementos de design com apenas alguns cliques.

Essas práticas recomendadas no design de comércio eletrônico certamente proporcionarão aos seus clientes uma experiência de navegação positiva.

 

Use fotos e vídeos de alta qualidade e alta resolução. Se possível, escolha imagens com vistas de 360 ​​graus, perspectivas 3D ou recursos de zoom.

Permita navegação, filtragem e pesquisa suaves. Cada página deve ter menus simples e claros para que os usuários possam encontrar facilmente o que procuram.

Manter hierarquia visual. Estruture seu site de forma que haja um fluxo lógico de informações ou ações para o shopper/comprador, do mais importante ao menos importante.

Evite desordem. Ninguém quer ver uma página que tem muita coisa acontecendo visualmente. Você deseja dar ao seu site uma aparência limpa e minimalista, com muito espaço em branco e design menos chamativo. Designs confusos não ajudam a direcionar o foco para elementos essenciais, como botões de call-to-action (CTA).

4. Configure os recursos essenciais de comércio eletrônico

 

 

  • Listas de produtos

 

Para ajudá-lo a vender seus produtos, você precisa adicione listagens de produtos completas com descrições, imagens e categorias. Tente fazer as descrições o mais detalhadas possível e explique os benefícios que os compradores podem obter ao comprá-los. Quanto às categorias de produtos, você pode agrupar os itens que está vendendo com base no preço, tamanho, nome da marca ou lançamentos mais recentes.

 

  • Comentários e Depoimentos de Clientes

 

A prova social, como avaliações ou depoimentos de clientes, é uma excelente maneira de destacar o que as pessoas gostam em seus produtos, influenciando outras pessoas a se interessarem por eles também. 

Como os consumidores tendem a utilizar avaliações on-line para validação, você precisa ser generoso ao compartilhar avaliações positivas e não tão positivas em seu site de comércio eletrônico para cultivar um relacionamento saudável com os clientes baseado na confiança.

 

  • Carrinho de compras

 

Na maioria das vezes, os visitantes do seu site vão querer gastar um tempo navegando pela sua loja e olhando vários itens antes de fazer a seleção final. Ao ter um carrinho de compras em sua loja de e-commerce, há um lugar onde os clientes podem salvar os itens de que gostam enquanto continuam navegando por outros produtos. 

Quando tudo estiver pronto, eles podem voltar ao carrinho de compras e concluir o processo de checkout uma vez para todos os itens do carrinho.

 

  • Gateway de pagamento

 

Você deve sempre oferecer o maior número possível de opções de pagamento. Existem várias maneiras de fazer isso em sua loja de comércio eletrônico – fazendo parceria com bancos, conectando o sistema de pagamento de sua loja a redes de processamento de cartão ou integrando o processamento de cartão de crédito diretamente em sua loja. 

Seja qual for a opção de pagamento que você oferece, certifique-se de que o certificado SSL do seu site ou certificado SSL curinga (subdomínio ilimitado) esteja em vigor para manter as transações seguras.

 

  • Perguntas frequentes / Atendimento ao cliente

 

Os clientes querem obter informações rapidamente, e é por isso que você deve ser capaz de fornecer suporte ao cliente onde e quando eles precisarem. Uma página de perguntas frequentes (FAQ), chat ao vivo e outros sistemas de mensagens instantâneas podem ser úteis para resolver os problemas dos clientes sem demora. Ao mesmo tempo, a comunicação por e-mail pode ser usada para tratar de questões de menor prioridade.

5. Otimize sua loja para conversões

 

A maneira como você apresenta seu site e seu conteúdo para os usuários, bem como para os mecanismos de pesquisa, pode afetar as taxas de conversão – isso exige um bom sistema de otimização da taxa de conversão (CRO).

Aqui estão algumas coisas para manter em mente:

  • Otimize suas páginas de destino e páginas de categoria para pesquisa. Certifique-se de construir uma estrutura de URL simples e amigável ao mecanismo de pesquisa para suas páginas de destino de produtos e páginas de categorias. Otimize o meta título e as descrições, a tag H1 e o conteúdo de acordo com suas palavras-chave de destino.
  • Você também deve incluir rich snippets para todas as páginas de produtos para aumentar sua visibilidade e indexá-los rapidamente pelos mecanismos de pesquisa.
  • Apresente imagens e vídeos de alta resolução para atrair os visitantes a comprar, porque 64% dos consumidores fizeram uma compra depois de assistir a vídeos online. Além disso, sempre inclua suas palavras-chave no texto alternativo de todos os seus rich media.
  • Empregue CTAs claros e predominantes que atraem seus visitantes a comprar, projetando botões de CTA eficazes. Faça com que eles se destaquem usando cores de alto contraste, palavras em primeira pessoa e poderosas e mantendo a cópia direta e concisa.
  • Reduza o atrito durante o checkout. Livre-se de etapas desnecessárias que podem atrapalhar seus clientes durante o check-out. Torne seu formulário de checkout fácil de entender.

6. Divulgue seu negócio de comércio eletrônico

 

Lançar seu negócio de comércio eletrônico é uma coisa, e promovê-lo é outra. Felizmente, existem vários métodos para divulgar sua marca:

  • Publicidade pay-per-click (PPC)—Isso permite que você exiba seus anúncios para compradores por meio de mecanismos de pesquisa, mídias sociais e outros sites relevantes.
  • Marketing de mídia social—A mídia social pode aumentar o envolvimento do público, o reconhecimento da marca e as vendas por meio de uma variedade de recursos e estratégias que são muito úteis para empresas de comércio eletrônico.
  • Marketing de conteúdo – Publicar conteúdo de qualidade em seu site de comércio eletrônico para melhorar sua visibilidade online, aumentar seus esforços de SEO, envolver seu público.
  • Marketing de influenciadores – influenciadores e micro-influenciadores têm o poder de direcionar tráfego para seu site, ampliar seu alcance social e vender seus produtos para seus seguidores.

Enfim, não existe uma loja de comércio eletrônico perfeita porque consumidores diferentes têm necessidades e preferências de compras diferentes. Na melhor das hipóteses, você pode tentar atender o maior número possível de tipos de público realizando testes A/B regularmente. 

Esses testes podem fornecer informações valiosas sobre qual tipo de cópia, esquema de cores ou layout atrai a maioria dos usuários, para que você possa aplicar os ajustes necessários que podem tornar sua loja de comércio eletrônico mais amigável ao comprador.

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