Como alavancar suas vendas com o Marketing Viral

Quando as pessoas pensam em Marketing Viral, pensam que é algo impossível ou inalcançável, que se permite apenas para grandes corporações.

Pequenos e médios empreendedores imaginam que é preciso investir um orçamento muito alto, além de muito tempo para criar um conteúdo incrível e, ainda, precisa de muita sorte.

No entanto, há técnicas simples de marketing viral que podem ser aplicadas em qualquer empreendimento comercial, que pode muito bem gerar mais tráfego para um site de e-commerce e aumentar as vendas. 

Essas técnicas podem se encaixar em diferentes empreendimentos, como um escritório contábil, pois não requerem muito tempo e não envolvem gastar grandes quantias de dinheiro.

Se você não usa técnicas de marketing viral online, ou não está familiarizado com elas, então você está colocando seu próprio negócio em desvantagem ao perder milhões de visitantes em potencial para seu site ou blog.

Antes de explicar as técnicas de marketing viral, é preciso entender o que é, exatamente, esse modelo de estratégia.

Do que se trata o marketing viral?

Como você provavelmente já deve ter adivinhado pelo som da palavra ‘viral’, o termo marketing viral foi inspirado na compreensão do que acontece durante a propagação rápida de algo. 

O conteúdo da internet pode ser comparado a uma “doença” viral porque se espalha rápida e facilmente, da mesma maneira que acontece com os vírus.

Por meio do marketing viral, você usa o conteúdo como meio de convencer clientes de empresas de terceirização RJ a compartilhar seu aplicativo ou site com amigos e familiares, repassando-o indefinidamente. 

Você basicamente aproveita seus usuários para levar sua mensagem para a próxima pessoa, seja um amigo, conhecido ou um membro da família.

Dessa forma, sua base de usuários, ou público-alvo, cresce e, como eles também compartilham seu conteúdo, você terá mais usuários em seu aplicativo ou site, e assim por diante. 

Você quer que seu aplicativo ou site se torne viral? Então faça a si mesmo as 5 perguntas apresentadas abaixo.

  1. Por que meus usuários querem compartilhar isso?

Essa pergunta ajuda você a explorar o nível de valor que você está fornecendo aos seus usuários, porque o valor percebido do seu conteúdo é o que os motivará a compartilhá-lo em primeiro lugar. 

O que há para eles? Que valor intrínseco o conteúdo oferece que faz valer a pena compartilhar?

Pergunte a si mesmo também se seus usuários serão vistos como engraçados, inteligentes ou compassivos ao compartilhar seu conteúdo, porque as pessoas adoram parecer inteligentes e conhecedoras.

No momento em que tudo pode ser compartilhado, principalmente pelas redes sociais, as pessoas querem ser vistas como tendo senso de humor e com um pouco de compaixão para mostrar um lado humano. 

Portanto, certifique-se de que seu conteúdo sobre serviços de terceirização de limpeza tenha uma combinação, ou mais, desses elementos para incentivar os usuários a compartilhar.

  1. O que eles recebem por compartilhar meu conteúdo?

Deve haver uma vantagem ou recompensa para seus usuários ao compartilhar seu conteúdo, com

  • Acesso imediato a ofertas;
  • Descontos, pontuais;
  • Presentes sazonais
  • Privilégios exclusivos.

Seus usuários querem se sentir especiais e valorizados, então, quando sentirem que ganharão algo em troca de compartilhar seu conteúdo, é mais provável que o façam.  

  1. De que maneira eu quero que eles compartilhem?

Você deseja que seu público compartilhe o conteúdo por meio de uma postagem de rede social, um convite de catálogo de endereços ou um convite por e-mail privado? 

Seja qual for o método escolhido, certifique-se de que ele seja claro e esteja disponível em um formato direto que seus usuários possam entender. 

Não há nada pior do que querer compartilhar algo e não saber como fazê-lo.

  1. Quando devo solicitar que eles compartilhem?

A hora da publicação e a posição em que você coloca seu CTA (Call To Action), isto é, a chamada para ação, são muito importantes, pois você precisa levar seus usuários a ele de forma gradual. 

De maneira ideal, o CTA deve acontecer quando o usuário estiver começando a reconhecer por si mesmo o apelo e o valor de compartilhar seu conteúdo.

  1. Quão rápido é o processo de convite ou indicação?

Você precisa se perguntar se as instruções para compartilhar o conteúdo são diretas e fáceis de entender e seguir.

Outro questionamento é quanto à acessibilidade e quão convidativa sua marca se mostra para os novos usuários. 

Com que rapidez outros usuários podem visitar o site e quão rápido é o processo de se tornar um usuário e convidar ou indicar?

Essas perguntas podem ser úteis dentro de um planejamento estratégico voltado para o marketing viral.

Elas podem facilitar seu processo de pensamento em relação ao marketing viral da empresa de licenciamento ambiental, e assim passam a ter um pouco mais de clareza sobre como aproveitar essa abordagem em benefício de seu próprio aplicativo ou site. 

Uma vez aberto à criatividade, tornar-se viral é considerado um feito bastante difícil nos dias de hoje, graças ao clamor do tráfego de vozes que disputam o primeiro lugar. 

No entanto, fazer as perguntas certas ajuda a desbloquear ideias inexploradas que o diferenciam dos demais, compreendendo o que trará engajamento do seu público.

O escalonamento do marketing viral

Sempre pense no futuro do seu conteúdo e em como você pode se beneficiar dele quando seu efeito viral e seu aumento de tráfego se mostrarem efetivos.

É importante que você sustente o tráfego gerado por meio dessa campanha, ou ao menos parte dela, para poder vender seus produtos ou serviços e construir sua marca como líder em seu setor.

Há muitas maneiras que você pode fazer para nutrir esses relacionamentos com o seu negócio e ter vantagem a longo prazo do seu conteúdo.

  1. Otimizar para pesquisa e compartilhamento social

Use palavras-chave que obtenham volume de pesquisa suficiente do seu mercado-alvo, que pode ser apresentado de diferentes maneiras, entre as quais:

  • Apresentação empresarial;
  • Corpo do conteúdo;
  • Permalink; 
  • Título do conteúdo.

Com isso, você passa a ter melhores chances nos resultados das plataformas de busca, proporcionando gerenciamento de riscos alinhados à classificação de palavras-chaves apropriadas aos negócios. 

Você também pode aumentar e modificar seu conteúdo para ser perene, a partir do lançamento, para ainda obter compartilhamentos sociais de futuros visitantes desta página.

  1. Cobertura de segunda onda para links

Tente obter cobertura e links de blogs menores para melhorar os rankings de pesquisa do seu conteúdo viral, bem como possuir a SERP (Search Engine Ranking Page), isto é, página de ranqueamento do motor de busca, para palavras-chave específicas.

Isso pode ser especialmente aplicado em eventos e ferramentas associadas à sua marca.

  1. Otimize o CTA do conteúdo

Tente conter os visitantes que você estará gerando, atraindo-os para aproveitar suas ofertas no meio do funil de vendas.

Isso pode partir da assinatura da sua newsletter ou do feed RSS do seu blog direcionado a empresa de portaria condominial, e assim segui-lo nas redes sociais ou assinar para testes gratuitos de seus produtos e serviços.

Você pode optar por atualizar essa parte do seu conteúdo após o lançamento bem-sucedido, ou também incluí-la imediatamente para capturar leads ao longo do processo de obtenção de novos visitantes para seu site.

Benefícios atraentes do marketing viral

O marketing viral pode transformar a sorte de uma startup, lançando-a aos olhos do público. 

Marcas estabelecidas podem usar o marketing viral para desafiar as percepções existentes de uma marca, lançar um novo produto ou simplesmente como uma reação a formas mais tradicionais de marketing.

Vale destacar pontos específicos em que os benefícios se apresentam a partir do marketing viral.

Alcance de público 

Campanhas de marketing verdadeiramente virais alcançam milhões de clientes em potencial em escala global. 

Essa onda pode ser alcançada rapidamente, às vezes em alguns dias, e as melhores campanhas também podem permanecer na consciência pública por meses depois, ainda mais se brindes personalizados fizeram parte da campanha publicitária.

Custo-benefício

Muitas campanhas de marketing viral são criadas com um orçamento apertado. 

Vídeo e animação de baixa qualidade, infográficos e memes amadores não são barreiras para o sucesso. À medida que o conteúdo é compartilhado, o custo da publicidade também pode ser otimizado. 

Lembre-se que o marketing viral pode ser barato para criar e gratuito para entregar.

Construção de marca 

O marketing viral pode ser uma ótima maneira de fazer as pessoas falarem sobre sua marca. 

Pode ser uma saída bem-sucedida de canais de publicidade mais estabelecidos, ajudando sua marca a se destacar em relação a concorrentes menos velozes.

Novos públicos 

O marketing viral bem-sucedido pode se espalhar pelos canais a partir da abertura de empresa Simples Nacional, se apresentando em plataformas de rede social.

Isso pode abrir novos públicos, sendo expostos à sua marca.

Conclusão

A viralidade vem da singularidade, surpresa, intriga e um desejo psicológico embutido de compartilhar. 

O marketing viral não é sobre controle, na verdade, é mais sobre abrir mão do controle e armar seu público com as ferramentas e a persuasão que eles precisam para se encarregar de sua campanha. 

Não existe uma fórmula única para criar o efeito viral, mas você pode aprender com as campanhas que se tornaram virais no passado, tanto em seu negócio como publicações que observou grande aceitação/compartilhamento do público-alvo visado.

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