Como abrir um negócio do zero e garantir um bom marketing digital

Abrir um negócio é um sonho para muitas pessoas e uma realidade para outras. Embora seja difícil, não há motivo para desistir ou ficar desanimado. 

Com esta guia de passos para você abrir um negócio do zero, você pode começar a trabalhar em um empreendimento bem-sucedido, com a ajuda de uma boa estratégia de marketing digital.

 

Dicas para começar um negócio do zero

A primeira dica é pesquise o mercado. É necessário olhar com cuidado para o seu segmento de atuação e verificar a concorrência. Isso lhe permitirá determinar se é possível competir com um nicho atualmente ocupado.

Segue mais algumas dicas:

1- Escolha o seu ramo de atuação

Escolher um ramo é muito importante para que você consiga definir qual será o foco do seu negócio. A primeira coisa que você precisa fazer é escolher o setor econômico que irá atuar no mercado. Isso irá definir tudo o que você vai precisar de aprender e como você vai atuar. Se você estiver começando agora, uma dica legal é visitar a feira do empreendedorismo e conhecer as empresas existentes na cidade, assim você poderá ter uma ideia do segmento em que irá atuar.

2 – Aprenda sobre o ramo escolhido

Antes de se lançar no mundo dos negócios, você precisa saber sobre o tipo de ramo que irá trabalhar. Assim, você poderá pensar melhor na sua ideia e ver quais são as chances de sucesso dela.

Identifique as habilidades necessárias para desenvolver seu plano de negócios e a equipe que você precisa para executar o plano de negócios e criar o produto ou serviço.

3 – Escolha uma boa localização

Escolha uma localização para instalar sua empresa, considerando as taxas de aluguel/renda, custos de energia elétrica/telefone/internet, custos operacionais e outros custos relacionados às condições legais e regulamentares locais e regionais específicas que suportem seu plano de negócios.

Faça uma lista dos materiais e equipamentos necessários para criar sua empresa: Neste momento é importante que você faça um levantamento dos gastos comerciais e da necessidade de investimento para a abertura da em

4 – Escreva um plano de negócios

Seu plano de negócios descreve seus objetivos atuais e futuros. Empresas de sucesso usam isso como um recurso para organizar a direção de sua empresa. O seu deve incluir:

  • Página de rosto e conteúdo: Os investidores usam seu plano de negócios para conhecer sua empresa. É por isso que mantê-lo organizado e fácil de navegar é útil.
  • Declaração de propósito: Isso resume seus produtos, mercado e operação de negócios. Também informa se você está procurando financiamento ou não.
  • Descrições do produto: explique cada detalhe do seu produto ou serviço e como eles beneficiam seus clientes.
  • Análise de mercado: descreva seu público-alvo, tendências de vendas e expectativas dos clientes.
  • Análise da concorrência: deve destacar os pontos fortes e fracos das empresas que possuem produtos ou serviços semelhantes.

Escrever um plano de negócios é importante porque pode ajudá-lo a tomar decisões mais eficientes e estratégicas. Também ajuda você a se concentrar em seus objetivos e estratégias. Alguns outros benefícios de um plano de negócios incluem ajudá-lo com:

  • Encontrar potenciais pontos fracos
  • Comunicando suas ideias para as partes interessadas
  • Organizando informações importantes sobre o seu negócio
  • Contratando funcionários adequados para sua empresa

Como criar uma boa estratégia de marketing digital para o novo negócio

Agora que você criou um novo negócio, a segunda coisa que precisa ser feita é elaborar e executar uma boa estratégia de marketing digital. Afinal, é impensável ter um negócio atualmente ser marcar presença na Internet. De fato, a internet é um “game changing” de qualquer empreendimento.

Tendo isto em consideração, observe adiante algumas dicas para implementar uma boa estratégia de marketing digital para o negócio:

1. Construa uma forte presença nas mídias sociais

Como a oportunidade de comunicação direta face a face é atualmente limitada, as pequenas empresas devem usar as mídias sociais para alcançar seus clientes.

As mídias sociais fazem parte da maioria dos planos de marketing das pequenas empresas. Quase todas as pequenas empresas (88%) investem em mídias sociais.

As mídias sociais se tornaram um aspecto funcional de muitas estratégias de marketing digital para diferentes empresas e gerações. Os empresários valorizam as mídias sociais, não importa a idade

A maioria de todas as gerações depende das mídias sociais para seus negócios: Millennials (91%), Geração X (91%) e baby boomers (85%) usam as mídias sociais para seus negócios.

Além disso, todas as gerações planejam usar mais as mídias sociais em 2020; 50% dos millennials, 31% da geração X e 26% dos baby boomers planejam aumentar suas estratégias de marketing digital este ano.

2. Use campanhas de e-mail marketing para se conectar com os clientes

Embora alguns possam argumentar que o marketing por e-mail está desatualizado, a maioria das pequenas empresas ainda usa o e-mail para facilitar as conexões pessoais com seus clientes.

Mais da metade das pequenas empresas (54%) planeja usar o email marketing como parte de sua estratégia de marketing digital em 2020.

De acordo com a HubSpot, 80% dos líderes empresariais acreditam que o email marketing amplifica a retenção de clientes. Quase 60% dos entrevistados de sua pesquisa State of Email Marketing dizem que os emails de marketing influenciam seu comportamento de compra.

A personalização mantém os clientes voltando. O impacto do email marketing vai além de uma caixa de entrada desordenada. É uma ferramenta fundamental de marketing digital para pequenas empresas que desejam expandir o alcance e a influência de sua marca.

3. Expanda os esforços de marketing do site

A visibilidade online é extremamente importante para as empresas nos dias de hoje. Se sua empresa não possui um site, sua presença em seu mercado é essencialmente inexistente. As pequenas empresas não precisam procurar além de suas próprias plataformas da Web para aumentar seu conhecimento sobre marketing de sites.

Em 2020, cerca de 56% das pequenas empresas investiram no marketing do site para aumentar sua presença digital. Postagens de blog relevantes dão à sua empresa a oportunidade perfeita de autoridade em seu mercado.

As pequenas empresas estão aumentando sua presença na Web para atender seus clientes onde eles estão agora, tornando a transição o mais tranquila possível.

Com as preferências on-line mudando frequentemente junto com o crescente mercado digital, as pequenas empresas podem adicionar variedade aos seus sites produzindo conteúdo oportuno com um toque pessoal.

Pequenas empresas podem estudar os níveis de tráfego e engajamento de seu site, encontrando áreas para aumentar seu sucesso. Esta é uma maneira rápida de descobrir o que funciona e o que não funciona.

4. Comece a usar o marketing de vídeo

O uso de vídeos atraentes pode ajudar as pequenas empresas a dominarem o circuito de marketing digital porque os vídeos fazem com que o usuário médio passe 88% mais tempo em um site.

Apesar de mais da metade dos consumidores quererem ver mais conteúdo de vídeo de marcas que apoiam, apenas cerca de um terço das pequenas empresas (32%) planeja investir mais em marketing de vídeo este ano.

Enfim, nos dias de hoje, a situação da economia pode ser considerada bem difícil, mas o seu negócio pode ser de sucesso se bem estruturado e pensado. 

Com a ajuda das dicas dadas nesse artigo, você será capaz não apenas de criar seu próprio negócio do zero, mas também elaborar e pôr em prática uma estratégia de marketing digital capaz de impulsionar seu negócio e auxiliar a progredi-lo.

Está procurando uma agência digital em Porto Alegre para alavancar as suas vendas no mundo digital? Nós da Ideia Agência Digital estamos prontos para trabalhar com a sua empresa com as ferramentas mais adequadas para o seu tipo de negócio e objetivos a serem atingidos. Entre em contato conosco: link para whatsapp.